AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: categorias de análise da atividade de tutoriaDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.3059
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Data de Publicação: | 2016 |
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Título da fonte: | Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/3059 |
Resumo: | Na perspectiva de contribuir com a discussão sobre avaliação na Educação a Distância (EaD), a pesquisa empreendeu estudo sobre aspectos da atividade de tutoria com vistas a elaborar categorias para avaliação desses atores. Para tanto, realizou-se pesquisa de campo em uma instituição de Ensino Superior pública federal, com tutores (45 a distância e 28 presenciais) e 145 discentes, vinculados a 4 cursos (bacharelado em Administração Pública e as especializações - Gestão Pública, Gestão em Saúde e Gestão Pública Municipal) oferecidos em 6 polos de apoio presencial (5 no Ceará e 1 na Bahia). Os dados foram coletados por meio de questionário com questões abertas, analisados com suporte na análise de conteúdo, com auxílio do software Atlas ti, com base em três eixos: caracterização do sistema EaD (eixo 1), mediação pedagógica da tutoria a distância (eixo 2) e o elo discente-instituição da tutoria presencial (eixo 3), os dois últimos analisados sob o ponto de vista dos tutores e dos discentes. Infere-se que os tutores manifestam-se em torno de um perfil ideal, ressaltando as qualidades para o exercício da tutoria e os discentes indicam aspectos reais cotidianos que impactam o processo de ensino-aprendizagem. Considera-se pertinente pensar em processos avaliativos que agreguem os diferentes pontos de vistas, sendo o retorno periódico dessas avaliações um exercício necessário à credibilidade da própria avaliação e, também, favorável a construção do diálogo e melhoria da qualidade dos processos. |
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AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: categorias de análise da atividade de tutoriaDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.3059Tutoria. Avaliação. Educação a Distância. Categoria. Educação Superior.Na perspectiva de contribuir com a discussão sobre avaliação na Educação a Distância (EaD), a pesquisa empreendeu estudo sobre aspectos da atividade de tutoria com vistas a elaborar categorias para avaliação desses atores. Para tanto, realizou-se pesquisa de campo em uma instituição de Ensino Superior pública federal, com tutores (45 a distância e 28 presenciais) e 145 discentes, vinculados a 4 cursos (bacharelado em Administração Pública e as especializações - Gestão Pública, Gestão em Saúde e Gestão Pública Municipal) oferecidos em 6 polos de apoio presencial (5 no Ceará e 1 na Bahia). Os dados foram coletados por meio de questionário com questões abertas, analisados com suporte na análise de conteúdo, com auxílio do software Atlas ti, com base em três eixos: caracterização do sistema EaD (eixo 1), mediação pedagógica da tutoria a distância (eixo 2) e o elo discente-instituição da tutoria presencial (eixo 3), os dois últimos analisados sob o ponto de vista dos tutores e dos discentes. Infere-se que os tutores manifestam-se em torno de um perfil ideal, ressaltando as qualidades para o exercício da tutoria e os discentes indicam aspectos reais cotidianos que impactam o processo de ensino-aprendizagem. Considera-se pertinente pensar em processos avaliativos que agreguem os diferentes pontos de vistas, sendo o retorno periódico dessas avaliações um exercício necessário à credibilidade da própria avaliação e, também, favorável a construção do diálogo e melhoria da qualidade dos processos.ABECFundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - FUNCAPBIZARRIA, Fabiana Pinto de Almeida; Universidade de Fortaleza Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)SILVA, Maria Aparecida da; Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)BARROS, Carlos André Moura; Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILABSILVA, Maria do Socorro Maia; Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILABLIMA, Alexandre Oliveira; Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB2016-10-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/305910.5892/ruvrd.v14i2.3059Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 14, n. 2 (2016); 927-9452236-53621517-027610.5892/ruvrd.v14i2reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/3059/pdf_58410.5892/ruvrd.v14i2.3059.g2644Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-08-05T22:04:37ZRevistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRI |
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