AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: categorias de análise da atividade de tutoriaDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.3059

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BIZARRIA, Fabiana Pinto de Almeida; Universidade de Fortaleza Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: SILVA, Maria Aparecida da; Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), BARROS, Carlos André Moura; Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB, SILVA, Maria do Socorro Maia; Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB, LIMA, Alexandre Oliveira; Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB
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Idioma: por
Título da fonte: Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
Texto Completo: http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/3059
Resumo: Na perspectiva de contribuir com a discussão sobre avaliação na Educação a Distância (EaD), a pesquisa empreendeu estudo sobre aspectos da atividade de tutoria com vistas a elaborar categorias para avaliação desses atores. Para tanto, realizou-se pesquisa de campo em uma instituição de Ensino Superior pública federal, com tutores (45 a distância e 28 presenciais) e 145 discentes, vinculados a 4 cursos (bacharelado em Administração Pública e as especializações - Gestão Pública, Gestão em Saúde e Gestão Pública Municipal) oferecidos em 6 polos de apoio presencial (5 no Ceará e 1 na Bahia). Os dados foram coletados por meio de questionário com questões abertas, analisados com suporte na análise de conteúdo, com auxílio do software Atlas ti, com base em três eixos: caracterização do sistema EaD (eixo 1), mediação pedagógica da tutoria a distância (eixo 2) e o elo discente-instituição da tutoria presencial (eixo 3), os dois últimos analisados sob o ponto de vista dos tutores e dos discentes. Infere-se que os tutores manifestam-se em torno de um perfil ideal, ressaltando as qualidades para o exercício da tutoria e os discentes indicam aspectos reais cotidianos que impactam o processo de ensino-aprendizagem. Considera-se pertinente pensar em processos avaliativos que agreguem os diferentes pontos de vistas, sendo o retorno periódico dessas avaliações um exercício necessário à credibilidade da própria avaliação e, também, favorável a construção do diálogo e melhoria da qualidade dos processos.
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