RESÍDUOS DE FILTROS LUBRIFICANTES E OLUC (ÓLEO LUBRIFICANTE USADO E CONTAMINADO) EM AUTOMÓVEIS DA MARCA FIAT E A LOGÍSTICA REVERSA
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/5022 |
Resumo: | O artigo apresenta uma discussão a respeito dos resíduos gerados em manutenções de automóveis, com destaque para os filtros lubrificantes, que inclui-se a geração de alguns componentes como o OLUC, membranas filtrantes e peças metálicas. Objetivou-se quantificar estes resíduos provenientes da troca de filtros lubrificantesa partir dos registros de assistências técnicas de uma concessionária de veículos da marca FIAT, localizada em Goiânia, Goiás. A metodologia consistiu em levantamento do quantitativo sobre o recolhimento de OLUC coletadas na concessionária de automóveis no período de análise. Posteriormente, procedeu-se a decomposição dos filtros lubrificantes usados, dividindo-os em duas partes e possibilitando o escoamento do óleo lubrificante residual. A tabulação dos resultados foi realizada por Análise de Regressão, estatística mídias descritiva. Foi possível apresentar resultados quantificados, como também a logística reversa como alternativa viável à destinação dos resíduos gerados. |
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RESÍDUOS DE FILTROS LUBRIFICANTES E OLUC (ÓLEO LUBRIFICANTE USADO E CONTAMINADO) EM AUTOMÓVEIS DA MARCA FIAT E A LOGÍSTICA REVERSAFiltros lubrificantes; Óleo lubrificante usado; Automóveis; Oluc; Logística ReversaO artigo apresenta uma discussão a respeito dos resíduos gerados em manutenções de automóveis, com destaque para os filtros lubrificantes, que inclui-se a geração de alguns componentes como o OLUC, membranas filtrantes e peças metálicas. Objetivou-se quantificar estes resíduos provenientes da troca de filtros lubrificantesa partir dos registros de assistências técnicas de uma concessionária de veículos da marca FIAT, localizada em Goiânia, Goiás. A metodologia consistiu em levantamento do quantitativo sobre o recolhimento de OLUC coletadas na concessionária de automóveis no período de análise. Posteriormente, procedeu-se a decomposição dos filtros lubrificantes usados, dividindo-os em duas partes e possibilitando o escoamento do óleo lubrificante residual. A tabulação dos resultados foi realizada por Análise de Regressão, estatística mídias descritiva. Foi possível apresentar resultados quantificados, como também a logística reversa como alternativa viável à destinação dos resíduos gerados.ABECMachado, Ricardo LuizPasqualetto, AntônioMachado, JuarezRocha, Wanessa Silva; Pontifícia Universidade Católica de Goiás2019-03-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/502210.5892/ruvrd.v17i1.5022Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 17, n. 1 (2019)2236-53621517-027610.5892/ruvrd.v17i1reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/5022/pdf_87510.5892/ruvrd.v17i1.5022.g10951622Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-17T20:54:08Zoai:ojs.teste.unincor.br:article/5022Revistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRIhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/oairevistaunincor@unincor.edu.br2236-53621517-0276opendoar:2022-05-31T14:30:25.970102Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)false |
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