A COMUNICAÇÃO ENTRE ENFERMEIROS E PACIENTES CRÍTICOS MASCULINOS: ESTRATÉGIA DE ENFRENTAMENTO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sarmento Costa, Rafaella Alves
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Soares, Camila Carla Dantas, Silva, Jeferson Barbosa, Silva, Valkênia Alves, Ferreira, Jocelly de Araújo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
Texto Completo: http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/3739
Resumo: Introdução: A comunicação é caracterizada como um mero instrumento ou meio de difusão e transmissão de informações, no entanto, o profissional de enfermagem, quando consegue harmonizar o cuidado e perceber que a comunicação afetiva e efetiva faz parte deste processo, consegue compreender o pensar, o agir, o sentir, o desejar, o escolher, o valorizar das experiências e permite que o paciente continue a construir sua história de vida. Objetivos: Investigar a importância e os fatores que influenciam na comunicação dos enfermeiros com os pacientes críticos do sexo masculino. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa bibliográfica com 23 artigos publicados em periódicos nacionais. Resultados e Discussão: O paciente crítico é aquele que possui um determinado grau de comprometimento à saúde, havendo alteração em algumas de suas funções fisiológicas. Os fatores que influenciam na comunicação dos enfermeiros com os pacientes críticos do sexo masculino são a masculinidade, o gênero e a cultura, sendo importante uma comunicação eficaz entre o enfermeiro e o paciente crítico do sexo masculino para humanizar o cuidado dialogando com o paciente para esclarecer os procedimentos realizados, exames diagnósticos, tratamento, ou minimizando suas dúvidas, anseios e angustias causado pela sua condição passiva imposta pela enfermidade e hospitalização. Considerações Finais: Foi possível observar que através da comunicação novas estratégias sejam elencadas e repassadas aos pacientes, em especial aos do sexo masculino, por ser um público em que é preciso ter mais cautela, saber abordar, dialogar e repassar as informações e os procedimentos que serão realizados.
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