A RESPONSABILIDADE SOCIAL SOB A ÓTICA DOS PRINCÍPIOS DA ISO 26000 E DAS AÇÕES SOCIAIS: a relação de comprometimento de uma multinacional do setor energético com a comunidadeDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i1.2817

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: TURCATO, Jessica Casali; Unijuí
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: MACIEL, Eliana Ribas; Unijuí, CASALI, Marisandra da Silva; Unijuí, BAGGIO, Daniel; Unijuí
Tipo de documento:
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
Texto Completo: http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2817
Resumo: O presente artigo propõe identificar a relação existente entre a empresa e o público externo local a partir da percepção da própria comunidade, baseada nas práticas sociais adotadas e no cumprimento dos sete princípios da norma ISO 26000 referentes ao comportamento socialmente responsável. Para alcançar o objetivo principal deste estudo a fim de identificar a contribuição da empresa nessa relação levantaram-se os projetos sociais desenvolvidos no município de Garruchos/RS e de São Luiz Gonzaga/RS e, identificaram-se as percepções desses públicos tendo como base teórica os sete princípios da ISO 26000 e os temas relacionados à responsabilidade social corporativa. A metodologia utilizada classificou a pesquisa quanto aos fins como exploratória e descritiva, quanto aos meios como bibliográfica, documental e estudo de caso; realizada por aplicação de questionários a amostras não probabilísticas e definidas por critério de intencionalidade. Os resultados apontam uma relação satisfatória entre a empresa e o público externo, com ressalva a São Luiz Gonzaga/RS que possui percepções mais favoráveis. Os projetos sociais demonstraram o comprometimento com o enraizamento local e o desenvolvimento da comunidade. O reconhecimento dos princípios da ISO 26000 demonstra o engajamento frente à responsabilidade social, pois a norma integra instrumentos de gestão reconhecidos internacionalmente e é o principal instrumento do País. Portanto, conclui-se que a responsabilidade social corporativa mostrou-se como principal ferramenta para aproximar a comunidade e empresa, agregando valor a ambos.  
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