IMPROVISAÇÃO: organização e aplicação de fragmentos e motivos melódicosDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i2.3073
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/3073 |
Resumo: | A improvisação musical consiste em criar em tempo real melodias inéditas sem que estas sejam previamente compostas. O músico improvisador tem idéias imediatas e com a prática adquire um ouvido apurado e personalidade própria. Porém o iniciante deste processo necessita de referências, ou seja, idéias de outros músicos, decorando-as e aplicando-as em vários contextos. Posteriormente o mesmo começará a criar as suas próprias frases. Este trabalho consiste em realizar uma pesquisa através de experiência de prática musical onde o aluno será orientado com fragmentos melódicos, os quais serão executados dentro das estruturas da escala pentatônica menor em Lá, elencados em níveis de dificuldade e colocados em prática dentro das aulas do instrumento guitarra. |
id |
UVRV-2_c89e2a68cb2b3c31c880d79041c505b6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.teste.unincor.br:article/3073 |
network_acronym_str |
UVRV-2 |
network_name_str |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
IMPROVISAÇÃO: organização e aplicação de fragmentos e motivos melódicosDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i2.3073Improvisação; fragmentos melódicos; pentatônica.Improvisação. Prática de conjunto. Fragmentos melódicos. Linguagem musical. Escala pentatônica.Ferramentas para criar melodias inéditas em cima de fragmentos melódicos na pentatônica.A improvisação musical consiste em criar em tempo real melodias inéditas sem que estas sejam previamente compostas. O músico improvisador tem idéias imediatas e com a prática adquire um ouvido apurado e personalidade própria. Porém o iniciante deste processo necessita de referências, ou seja, idéias de outros músicos, decorando-as e aplicando-as em vários contextos. Posteriormente o mesmo começará a criar as suas próprias frases. Este trabalho consiste em realizar uma pesquisa através de experiência de prática musical onde o aluno será orientado com fragmentos melódicos, os quais serão executados dentro das estruturas da escala pentatônica menor em Lá, elencados em níveis de dificuldade e colocados em prática dentro das aulas do instrumento guitarra.ABECFREITAS, Alexandre Luís Sampaio de; CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANODITTRICH FILHO, Wilson2017-11-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionMétodoapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/307310.5892/ruvrd.v15i2.3073Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 15, n. 2 (2017); 394-4032236-53621517-027610.5892/ruvrd.v15i2reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/3073/pdf_70610.5892/ruvrd.v15i2.3073.g3245Pesquisa de campoDireitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-09T18:42:44ZRevistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRI |
dc.title.none.fl_str_mv |
IMPROVISAÇÃO: organização e aplicação de fragmentos e motivos melódicosDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i2.3073 |
title |
IMPROVISAÇÃO: organização e aplicação de fragmentos e motivos melódicosDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i2.3073 |
spellingShingle |
IMPROVISAÇÃO: organização e aplicação de fragmentos e motivos melódicosDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i2.3073 FREITAS, Alexandre Luís Sampaio de; CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO Improvisação; fragmentos melódicos; pentatônica. Improvisação. Prática de conjunto. Fragmentos melódicos. Linguagem musical. Escala pentatônica. Ferramentas para criar melodias inéditas em cima de fragmentos melódicos na pentatônica. |
title_short |
IMPROVISAÇÃO: organização e aplicação de fragmentos e motivos melódicosDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i2.3073 |
title_full |
IMPROVISAÇÃO: organização e aplicação de fragmentos e motivos melódicosDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i2.3073 |
title_fullStr |
IMPROVISAÇÃO: organização e aplicação de fragmentos e motivos melódicosDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i2.3073 |
title_full_unstemmed |
IMPROVISAÇÃO: organização e aplicação de fragmentos e motivos melódicosDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i2.3073 |
title_sort |
IMPROVISAÇÃO: organização e aplicação de fragmentos e motivos melódicosDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i2.3073 |
author |
FREITAS, Alexandre Luís Sampaio de; CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO |
author_facet |
FREITAS, Alexandre Luís Sampaio de; CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO DITTRICH FILHO, Wilson |
author_role |
author |
author2 |
DITTRICH FILHO, Wilson |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FREITAS, Alexandre Luís Sampaio de; CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO DITTRICH FILHO, Wilson |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Improvisação; fragmentos melódicos; pentatônica. Improvisação. Prática de conjunto. Fragmentos melódicos. Linguagem musical. Escala pentatônica. Ferramentas para criar melodias inéditas em cima de fragmentos melódicos na pentatônica. |
topic |
Improvisação; fragmentos melódicos; pentatônica. Improvisação. Prática de conjunto. Fragmentos melódicos. Linguagem musical. Escala pentatônica. Ferramentas para criar melodias inéditas em cima de fragmentos melódicos na pentatônica. |
description |
A improvisação musical consiste em criar em tempo real melodias inéditas sem que estas sejam previamente compostas. O músico improvisador tem idéias imediatas e com a prática adquire um ouvido apurado e personalidade própria. Porém o iniciante deste processo necessita de referências, ou seja, idéias de outros músicos, decorando-as e aplicando-as em vários contextos. Posteriormente o mesmo começará a criar as suas próprias frases. Este trabalho consiste em realizar uma pesquisa através de experiência de prática musical onde o aluno será orientado com fragmentos melódicos, os quais serão executados dentro das estruturas da escala pentatônica menor em Lá, elencados em níveis de dificuldade e colocados em prática dentro das aulas do instrumento guitarra. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-13 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Método |
format |
|
status_str |
|
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/3073 10.5892/ruvrd.v15i2.3073 |
url |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/3073 |
identifier_str_mv |
10.5892/ruvrd.v15i2.3073 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/3073/pdf_706 10.5892/ruvrd.v15i2.3073.g3245 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Pesquisa de campo |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 15, n. 2 (2017); 394-403 2236-5362 1517-0276 10.5892/ruvrd.v15i2 reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) instacron:UVRV |
instname_str |
Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) |
instacron_str |
UVRV |
institution |
UVRV |
reponame_str |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
collection |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1734454436551458816 |