A MULHER NA CANÇÃO DE CHICO BUARQUE: da doméstica a independenteDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i2.4285

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ABREU, Taciana Ribeiro Rios de; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Betim, MG
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: CAVALCANTI, Luciano Marcos Dias
Tipo de documento:
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
Texto Completo: http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/4285
Resumo: Este artigo pretende examinar a representação da mulher em algumas letras de Chico Buarque de Hollanda, um dos maiores nomes de nossa música popular. Para tanto, refletiremos sobre a construção de suas personagens femininas inseridas em contexto sociocultural patriarcal de nossa sociedade, que deu ao homem poder no espaço privado, como chefe da família, e no público. Nesse sentido, muitas das canções de Chico, que destacam as mulheres, revelam que estas, subjugadas pela dominação masculina, não expressam sua voz e suas escolhas, sonhos e desejos, como vemos nas canções como “Cotidiano", "Folhetim" e "Mulheres de Atenas". Em paralelo a essa representação do feminino, Chico constrói também personagens femininas que assumem o controle de suas vidas, que fazem suas escolhas e rompem com a cultura patriarcal dominante, como ocorre nas canções "Mil perdões", "Madalena", Teresinha".
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