A MULHER NA CANÇÃO DE CHICO BUARQUE: da doméstica a independenteDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i2.4285
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Título da fonte: | Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
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Resumo: | Este artigo pretende examinar a representação da mulher em algumas letras de Chico Buarque de Hollanda, um dos maiores nomes de nossa música popular. Para tanto, refletiremos sobre a construção de suas personagens femininas inseridas em contexto sociocultural patriarcal de nossa sociedade, que deu ao homem poder no espaço privado, como chefe da família, e no público. Nesse sentido, muitas das canções de Chico, que destacam as mulheres, revelam que estas, subjugadas pela dominação masculina, não expressam sua voz e suas escolhas, sonhos e desejos, como vemos nas canções como “Cotidiano", "Folhetim" e "Mulheres de Atenas". Em paralelo a essa representação do feminino, Chico constrói também personagens femininas que assumem o controle de suas vidas, que fazem suas escolhas e rompem com a cultura patriarcal dominante, como ocorre nas canções "Mil perdões", "Madalena", Teresinha". |
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A MULHER NA CANÇÃO DE CHICO BUARQUE: da doméstica a independenteDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i2.4285Chico Buarque, mulher, dominação masculina, escolhas.Este artigo pretende examinar a representação da mulher em algumas letras de Chico Buarque de Hollanda, um dos maiores nomes de nossa música popular. Para tanto, refletiremos sobre a construção de suas personagens femininas inseridas em contexto sociocultural patriarcal de nossa sociedade, que deu ao homem poder no espaço privado, como chefe da família, e no público. Nesse sentido, muitas das canções de Chico, que destacam as mulheres, revelam que estas, subjugadas pela dominação masculina, não expressam sua voz e suas escolhas, sonhos e desejos, como vemos nas canções como “Cotidiano", "Folhetim" e "Mulheres de Atenas". Em paralelo a essa representação do feminino, Chico constrói também personagens femininas que assumem o controle de suas vidas, que fazem suas escolhas e rompem com a cultura patriarcal dominante, como ocorre nas canções "Mil perdões", "Madalena", Teresinha".ABECABREU, Taciana Ribeiro Rios de; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Betim, MGCAVALCANTI, Luciano Marcos Dias2017-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/428510.5892/ruvrd.v15i2.4285Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 15, n. 2 (2017); 384-3932236-53621517-027610.5892/ruvrd.v15i2reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/4285/329510.5892/ruvrd.v15i2.4285.g3295Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-09T18:42:43ZRevistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRI |
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