EFEITOS DE SENTIDO E A ARTE DA “PICHAÇÃO”: A LEITURA E A ESCRITA SIGNIFICADAS COMO/NA PRÁTICA SOCIAL
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/5635 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo analisar as imagens, denominadas por nós como “pichação”, fotografadas em alguns pontos específicos da cidade sul mineira Varginha. O problema que nos motivou a escrever este texto diz respeito ao seguinte questionamento: Como, a partir de práticas como a “pichação”, os sujeitos se significam e utilizam da leitura e da escrita para responder às demandas sociais? No caso específico deste trabalho, percebemos que o sujeito significa a linguagem como uma forma de expressão, e por ser individuado é que ele se identifica. O texto tem como embasamento teórico a Análise de Discurso de linha francesa e as análises nos permitiram considerar que, mesmo diante de todo aparato tecnológico contemporâneo, os sujeitos usam das práticas de leitura e escrita, postas em forma de “pichação”, para dizer o hoje o que outrora já foi dito. É a memória do dizer, posta em circulação, trazendo os efeitos de sentidos que determinadas práticas colocam em movimento. |
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EFEITOS DE SENTIDO E A ARTE DA “PICHAÇÃO”: A LEITURA E A ESCRITA SIGNIFICADAS COMO/NA PRÁTICA SOCIALEfeitos de sentido, pichação,leitura, escrita, prática social.O presente artigo tem como objetivo analisar as imagens, denominadas por nós como “pichação”, fotografadas em alguns pontos específicos da cidade sul mineira Varginha. O problema que nos motivou a escrever este texto diz respeito ao seguinte questionamento: Como, a partir de práticas como a “pichação”, os sujeitos se significam e utilizam da leitura e da escrita para responder às demandas sociais? No caso específico deste trabalho, percebemos que o sujeito significa a linguagem como uma forma de expressão, e por ser individuado é que ele se identifica. O texto tem como embasamento teórico a Análise de Discurso de linha francesa e as análises nos permitiram considerar que, mesmo diante de todo aparato tecnológico contemporâneo, os sujeitos usam das práticas de leitura e escrita, postas em forma de “pichação”, para dizer o hoje o que outrora já foi dito. É a memória do dizer, posta em circulação, trazendo os efeitos de sentidos que determinadas práticas colocam em movimento.ABECLima, Magna Leite Carvalho; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Três Corações, MG, Brasil2019-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/563510.5892/ruvrd.v17i1.5635Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 17, n. 1 (2019)2236-53621517-027610.5892/ruvrd.v17i1reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/5635/pdf_92710.5892/ruvrd.v17i1.5635.g10951719Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-17T20:54:08Zoai:ojs.teste.unincor.br:article/5635Revistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRIhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/oairevistaunincor@unincor.edu.br2236-53621517-0276opendoar:2022-05-31T14:30:12.101893Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)false |
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