EFEITOS DE SENTIDO E A ARTE DA “PICHAÇÃO”: A LEITURA E A ESCRITA SIGNIFICADAS COMO/NA PRÁTICA SOCIAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Magna Leite Carvalho; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Três Corações, MG, Brasil
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
Texto Completo: http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/5635
Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar as imagens, denominadas por nós como “pichação”, fotografadas em alguns pontos específicos da cidade sul mineira Varginha. O problema que nos motivou a escrever este texto diz respeito ao seguinte questionamento: Como, a partir de práticas como a “pichação”, os sujeitos se significam e utilizam da leitura e da escrita para responder às demandas sociais? No caso específico deste trabalho, percebemos que o sujeito significa a linguagem como uma forma de expressão, e por ser individuado é que ele se identifica. O texto tem como embasamento teórico a Análise de Discurso de linha francesa e as análises nos permitiram considerar que, mesmo diante de todo aparato tecnológico contemporâneo, os sujeitos usam das práticas de leitura e escrita, postas em forma de “pichação”, para dizer o hoje o que outrora já foi dito. É a memória do dizer, posta em circulação, trazendo os efeitos de sentidos que determinadas práticas colocam em movimento.
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