PHOTOVOLTAIC SOLAR GENERATION: PROPOSAL TO REDUCE THE ENERGY COST OF AN HIGHER EDUCATION INSTITUTION
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , |
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Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/6251 |
Resumo: | É simular cenários para verificar o impacto do uso de painéis solares fotovoltaicos em uma Instituição de Ensino Superior (IES), com a finalidade de gerar energia elétrica que abastece parcialmente (50%) ou totalmente (100%) a IES, identificando a economia financeira gerado pela adoção de painéis fotovoltaicos. Foi utilizado o método Systems Dynamics, que permite estudar o comportamento dos sistemas ao longo do tempo, permitindo avaliar as consequências das nossas decisões. Por este motivo e pela necessidade de estudar os impactos da geração de energia solar em um horizonte de tempo futuro, optou-se por utilizá-la em modelagem e simulação computacional. O modelo de simulação indica que a implantação de painéis solares fotovoltaicos para geração de energia elétrica é uma alternativa que proporcionará redução no gasto energético de longo prazo. O limite do estudo refere-se à literatura sobre o assunto e a aplicação do modelo em apenas uma instituição de ensino. Quanto mais longo for o período considerado, maior será a redução dos custos de eletricidade. Com isso, conclui-se que, apesar do alto valor financeiro do investimento inicial, a implantação de um sistema de energia solar fotovoltaico é financeiramente vantajosa no longo prazo, seja em um cenário onde 50% ou mesmo 100% da energia elétrica de a instituição vem do sistema de painéis solares fotovoltaicos. Contribuições para reduzir o impacto econômico e ambiental. |
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PHOTOVOLTAIC SOLAR GENERATION: PROPOSAL TO REDUCE THE ENERGY COST OF AN HIGHER EDUCATION INSTITUTIONEnergia Solar Fotovoltaica. Dinâmica do sistema. Modelagem Computacional.É simular cenários para verificar o impacto do uso de painéis solares fotovoltaicos em uma Instituição de Ensino Superior (IES), com a finalidade de gerar energia elétrica que abastece parcialmente (50%) ou totalmente (100%) a IES, identificando a economia financeira gerado pela adoção de painéis fotovoltaicos. Foi utilizado o método Systems Dynamics, que permite estudar o comportamento dos sistemas ao longo do tempo, permitindo avaliar as consequências das nossas decisões. Por este motivo e pela necessidade de estudar os impactos da geração de energia solar em um horizonte de tempo futuro, optou-se por utilizá-la em modelagem e simulação computacional. O modelo de simulação indica que a implantação de painéis solares fotovoltaicos para geração de energia elétrica é uma alternativa que proporcionará redução no gasto energético de longo prazo. O limite do estudo refere-se à literatura sobre o assunto e a aplicação do modelo em apenas uma instituição de ensino. Quanto mais longo for o período considerado, maior será a redução dos custos de eletricidade. Com isso, conclui-se que, apesar do alto valor financeiro do investimento inicial, a implantação de um sistema de energia solar fotovoltaico é financeiramente vantajosa no longo prazo, seja em um cenário onde 50% ou mesmo 100% da energia elétrica de a instituição vem do sistema de painéis solares fotovoltaicos. Contribuições para reduzir o impacto econômico e ambiental.ABECRodrigues, Glauco Oliveira; universidade federal de santa mariaSantos, Wellington Furtado; Instituto Federal FarroupilhaDalmolin, Luiz Cláudio; UDESCModro, Nilson Ribeiro; UDESCFalkembach, Marcos; universidade federal de santa mariaSchuch, Crislei Daiana Oliveira Siqueira; universidade federal de santa maria2021-11-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/625110.5892/ruvrd.v20i2.6251Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 20, n. 2 (2021): Revista da Universidade Vale do Rio Verde2236-53621517-027610.5892/ruvrd.v20i2reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVDireitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-04-17T01:18:09ZRevistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRI |
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