PREDIÇÃO PARÂMETROS DE QUALIDADE DO BIODIESEL DE DIFERENTES OLEAGINOSAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Luciene da Silva
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Barañano, Audrei Gimenez
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
Texto Completo: http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/5044
Resumo: O biodiesel é uma mistura de ésteres monoalquílicos de ácidos graxos de cadeia longa derivado a partir de biomassa tais como óleos vegetais e gordura animal. A caracterização do biodiesel depende composição da matéria prima de origem. A densidade, a viscosidade, o número de cetona e o calor de combustão são parâmetros que avaliam a qualidade do biodiesel como combustível. O objetivo do presente artigo consiste em predizer a densidade, a viscosidade, o calor de combustão e o índice de cetona do biodiesel de diferentes oleaginosas através das equações empíricas. O biodiesel de óleo de semente de maracujá é mais denso comparada aos demais biodieseis deve ao fato desse biodiesel ser constituído de ésteres de ácidos graxos insaturados enquanto o biodiesel de gordura suína é o mais viscoso comparado com os demais biodieseis em estudos, devido a gordura suína ser composta basicamente por ácidos graxos de cadeia longa. O biodiesel de gordura suína apresentou maior calor de combustão, isso se deve ao número de carbono presente na molécula desse biodiesel. O biodiesel de óleo de palma apresentou maior índice de cetona, se deve a saturação e ao comprimento da cadeia carbônica de ácidos graxos. O número de cetano, a viscosidade e o calor de combustão aumentam devido ao aumento da massa molar e diminuem à medida que o número de ligações duplas aumenta, enquanto a densidade aumenta com a diminuição da massa molecular e com o aumento do grau de insaturação. 
id UVRV-2_dd38046b68b144a241ba57eec9797d32
oai_identifier_str oai:ojs.teste.unincor.br:article/5044
network_acronym_str UVRV-2
network_name_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository_id_str
spelling PREDIÇÃO PARÂMETROS DE QUALIDADE DO BIODIESEL DE DIFERENTES OLEAGINOSASBiodiesel; Predição; Densidade; Viscosidade; Índice de Cetona; Calor de combustão.O biodiesel é uma mistura de ésteres monoalquílicos de ácidos graxos de cadeia longa derivado a partir de biomassa tais como óleos vegetais e gordura animal. A caracterização do biodiesel depende composição da matéria prima de origem. A densidade, a viscosidade, o número de cetona e o calor de combustão são parâmetros que avaliam a qualidade do biodiesel como combustível. O objetivo do presente artigo consiste em predizer a densidade, a viscosidade, o calor de combustão e o índice de cetona do biodiesel de diferentes oleaginosas através das equações empíricas. O biodiesel de óleo de semente de maracujá é mais denso comparada aos demais biodieseis deve ao fato desse biodiesel ser constituído de ésteres de ácidos graxos insaturados enquanto o biodiesel de gordura suína é o mais viscoso comparado com os demais biodieseis em estudos, devido a gordura suína ser composta basicamente por ácidos graxos de cadeia longa. O biodiesel de gordura suína apresentou maior calor de combustão, isso se deve ao número de carbono presente na molécula desse biodiesel. O biodiesel de óleo de palma apresentou maior índice de cetona, se deve a saturação e ao comprimento da cadeia carbônica de ácidos graxos. O número de cetano, a viscosidade e o calor de combustão aumentam devido ao aumento da massa molar e diminuem à medida que o número de ligações duplas aumenta, enquanto a densidade aumenta com a diminuição da massa molecular e com o aumento do grau de insaturação. ABECCastro, Luciene da SilvaBarañano, Audrei Gimenez2019-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/504410.5892/ruvrd.v17i1.5044Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 17, n. 1 (2019)2236-53621517-027610.5892/ruvrd.v17i1reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/5044/pdf_89210.5892/ruvrd.v17i1.5044.g10951683Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-17T20:54:08Zoai:ojs.teste.unincor.br:article/5044Revistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRIhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/oairevistaunincor@unincor.edu.br2236-53621517-0276opendoar:2022-05-31T14:30:06.009795Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)false
dc.title.none.fl_str_mv PREDIÇÃO PARÂMETROS DE QUALIDADE DO BIODIESEL DE DIFERENTES OLEAGINOSAS
title PREDIÇÃO PARÂMETROS DE QUALIDADE DO BIODIESEL DE DIFERENTES OLEAGINOSAS
spellingShingle PREDIÇÃO PARÂMETROS DE QUALIDADE DO BIODIESEL DE DIFERENTES OLEAGINOSAS
Castro, Luciene da Silva
Biodiesel; Predição; Densidade; Viscosidade; Índice de Cetona; Calor de combustão.
title_short PREDIÇÃO PARÂMETROS DE QUALIDADE DO BIODIESEL DE DIFERENTES OLEAGINOSAS
title_full PREDIÇÃO PARÂMETROS DE QUALIDADE DO BIODIESEL DE DIFERENTES OLEAGINOSAS
title_fullStr PREDIÇÃO PARÂMETROS DE QUALIDADE DO BIODIESEL DE DIFERENTES OLEAGINOSAS
title_full_unstemmed PREDIÇÃO PARÂMETROS DE QUALIDADE DO BIODIESEL DE DIFERENTES OLEAGINOSAS
title_sort PREDIÇÃO PARÂMETROS DE QUALIDADE DO BIODIESEL DE DIFERENTES OLEAGINOSAS
author Castro, Luciene da Silva
author_facet Castro, Luciene da Silva
Barañano, Audrei Gimenez
author_role author
author2 Barañano, Audrei Gimenez
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Luciene da Silva
Barañano, Audrei Gimenez
dc.subject.por.fl_str_mv Biodiesel; Predição; Densidade; Viscosidade; Índice de Cetona; Calor de combustão.
topic Biodiesel; Predição; Densidade; Viscosidade; Índice de Cetona; Calor de combustão.
description O biodiesel é uma mistura de ésteres monoalquílicos de ácidos graxos de cadeia longa derivado a partir de biomassa tais como óleos vegetais e gordura animal. A caracterização do biodiesel depende composição da matéria prima de origem. A densidade, a viscosidade, o número de cetona e o calor de combustão são parâmetros que avaliam a qualidade do biodiesel como combustível. O objetivo do presente artigo consiste em predizer a densidade, a viscosidade, o calor de combustão e o índice de cetona do biodiesel de diferentes oleaginosas através das equações empíricas. O biodiesel de óleo de semente de maracujá é mais denso comparada aos demais biodieseis deve ao fato desse biodiesel ser constituído de ésteres de ácidos graxos insaturados enquanto o biodiesel de gordura suína é o mais viscoso comparado com os demais biodieseis em estudos, devido a gordura suína ser composta basicamente por ácidos graxos de cadeia longa. O biodiesel de gordura suína apresentou maior calor de combustão, isso se deve ao número de carbono presente na molécula desse biodiesel. O biodiesel de óleo de palma apresentou maior índice de cetona, se deve a saturação e ao comprimento da cadeia carbônica de ácidos graxos. O número de cetano, a viscosidade e o calor de combustão aumentam devido ao aumento da massa molar e diminuem à medida que o número de ligações duplas aumenta, enquanto a densidade aumenta com a diminuição da massa molecular e com o aumento do grau de insaturação. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/5044
10.5892/ruvrd.v17i1.5044
url http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/5044
identifier_str_mv 10.5892/ruvrd.v17i1.5044
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/5044/pdf_892
10.5892/ruvrd.v17i1.5044.g10951683
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 17, n. 1 (2019)
2236-5362
1517-0276
10.5892/ruvrd.v17i1
reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron:UVRV
instname_str Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron_str UVRV
institution UVRV
reponame_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
collection Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
repository.mail.fl_str_mv revistaunincor@unincor.edu.br
_version_ 1797051198081073152