AVALIAÇÃO DOS RECURSOS AFETIVOS: PERCEPÇÃO DE PROFESSORES E DE ESTUDANTES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/4996 |
Resumo: | Em currículos orientados por competência, a avaliação dos estudantes envolve os recursos cognitivos, psicomotores e afetivos, porém a avaliação dos primeiros se encontra mais compreendida e estruturada do que a do último. O objetivo deste estudo foi analisar a percepção de professores e estudantes quanto à avaliação dos recursos afetivos no processo ensino-aprendizagem durante o exercício de avaliação da prática profissional. Trata-se de um estudo qualitativo que utilizou entrevistas com professores e estudantes dos cursos de medicina e enfermagem. Realizou-se a análise de conteúdo, identificando-se duas temáticas: 1) Compreensão do conceito de recursos afetivos por estudantes e professores e, 2) Avaliação dos recursos afetivos no cenário simulado da prática profissional. Estudantes e professores utilizaram para conceituar os recursos afetivos, exemplos com aspectos de comunicação, relação e comportamento valorizando-os para a formação de médicos e enfermeiros. Reconheceram que existem critérios para avaliar os recursos afetivos nos formatos de avaliação existentes, porém, sugerem que sejam mais claros. A pesquisa mostrou também que avaliar a atitude pode ser uma maneira mais objetiva na avaliação dos recursos afetivos. |
id |
UVRV-2_e233c478447c270d02942129b720e3ed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.teste.unincor.br:article/4996 |
network_acronym_str |
UVRV-2 |
network_name_str |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
AVALIAÇÃO DOS RECURSOS AFETIVOS: PERCEPÇÃO DE PROFESSORES E DE ESTUDANTESAtitude. Avaliação. Educação. Educação médica. Educação em enfermagem.Em currículos orientados por competência, a avaliação dos estudantes envolve os recursos cognitivos, psicomotores e afetivos, porém a avaliação dos primeiros se encontra mais compreendida e estruturada do que a do último. O objetivo deste estudo foi analisar a percepção de professores e estudantes quanto à avaliação dos recursos afetivos no processo ensino-aprendizagem durante o exercício de avaliação da prática profissional. Trata-se de um estudo qualitativo que utilizou entrevistas com professores e estudantes dos cursos de medicina e enfermagem. Realizou-se a análise de conteúdo, identificando-se duas temáticas: 1) Compreensão do conceito de recursos afetivos por estudantes e professores e, 2) Avaliação dos recursos afetivos no cenário simulado da prática profissional. Estudantes e professores utilizaram para conceituar os recursos afetivos, exemplos com aspectos de comunicação, relação e comportamento valorizando-os para a formação de médicos e enfermeiros. Reconheceram que existem critérios para avaliar os recursos afetivos nos formatos de avaliação existentes, porém, sugerem que sejam mais claros. A pesquisa mostrou também que avaliar a atitude pode ser uma maneira mais objetiva na avaliação dos recursos afetivos.ABECMoraes, Magali Aparecida Alves de; FamemaCosta, Maria Cristina Guimaraes daBraccialli, Luzmarina Aparecida DorettoMazzoni, Cleber José2019-04-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/499610.5892/ruvrd.v17i1.4996Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 17, n. 1 (2019)2236-53621517-027610.5892/ruvrd.v17i1reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/4996/pdf_922http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/downloadSuppFile/4996/39810.5892/ruvrd.v17i1.4996.g1095170510.5892/ruvrd.v17i1.4996.s398Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-17T20:54:08Zoai:ojs.teste.unincor.br:article/4996Revistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRIhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/oairevistaunincor@unincor.edu.br2236-53621517-0276opendoar:2022-05-31T14:30:40.115519Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AVALIAÇÃO DOS RECURSOS AFETIVOS: PERCEPÇÃO DE PROFESSORES E DE ESTUDANTES |
title |
AVALIAÇÃO DOS RECURSOS AFETIVOS: PERCEPÇÃO DE PROFESSORES E DE ESTUDANTES |
spellingShingle |
AVALIAÇÃO DOS RECURSOS AFETIVOS: PERCEPÇÃO DE PROFESSORES E DE ESTUDANTES Moraes, Magali Aparecida Alves de; Famema Atitude. Avaliação. Educação. Educação médica. Educação em enfermagem. |
title_short |
AVALIAÇÃO DOS RECURSOS AFETIVOS: PERCEPÇÃO DE PROFESSORES E DE ESTUDANTES |
title_full |
AVALIAÇÃO DOS RECURSOS AFETIVOS: PERCEPÇÃO DE PROFESSORES E DE ESTUDANTES |
title_fullStr |
AVALIAÇÃO DOS RECURSOS AFETIVOS: PERCEPÇÃO DE PROFESSORES E DE ESTUDANTES |
title_full_unstemmed |
AVALIAÇÃO DOS RECURSOS AFETIVOS: PERCEPÇÃO DE PROFESSORES E DE ESTUDANTES |
title_sort |
AVALIAÇÃO DOS RECURSOS AFETIVOS: PERCEPÇÃO DE PROFESSORES E DE ESTUDANTES |
author |
Moraes, Magali Aparecida Alves de; Famema |
author_facet |
Moraes, Magali Aparecida Alves de; Famema Costa, Maria Cristina Guimaraes da Braccialli, Luzmarina Aparecida Doretto Mazzoni, Cleber José |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Maria Cristina Guimaraes da Braccialli, Luzmarina Aparecida Doretto Mazzoni, Cleber José |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moraes, Magali Aparecida Alves de; Famema Costa, Maria Cristina Guimaraes da Braccialli, Luzmarina Aparecida Doretto Mazzoni, Cleber José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atitude. Avaliação. Educação. Educação médica. Educação em enfermagem. |
topic |
Atitude. Avaliação. Educação. Educação médica. Educação em enfermagem. |
description |
Em currículos orientados por competência, a avaliação dos estudantes envolve os recursos cognitivos, psicomotores e afetivos, porém a avaliação dos primeiros se encontra mais compreendida e estruturada do que a do último. O objetivo deste estudo foi analisar a percepção de professores e estudantes quanto à avaliação dos recursos afetivos no processo ensino-aprendizagem durante o exercício de avaliação da prática profissional. Trata-se de um estudo qualitativo que utilizou entrevistas com professores e estudantes dos cursos de medicina e enfermagem. Realizou-se a análise de conteúdo, identificando-se duas temáticas: 1) Compreensão do conceito de recursos afetivos por estudantes e professores e, 2) Avaliação dos recursos afetivos no cenário simulado da prática profissional. Estudantes e professores utilizaram para conceituar os recursos afetivos, exemplos com aspectos de comunicação, relação e comportamento valorizando-os para a formação de médicos e enfermeiros. Reconheceram que existem critérios para avaliar os recursos afetivos nos formatos de avaliação existentes, porém, sugerem que sejam mais claros. A pesquisa mostrou também que avaliar a atitude pode ser uma maneira mais objetiva na avaliação dos recursos afetivos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-13 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/4996 10.5892/ruvrd.v17i1.4996 |
url |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/4996 |
identifier_str_mv |
10.5892/ruvrd.v17i1.4996 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/4996/pdf_922 http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/downloadSuppFile/4996/398 10.5892/ruvrd.v17i1.4996.g10951705 10.5892/ruvrd.v17i1.4996.s398 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 17, n. 1 (2019) 2236-5362 1517-0276 10.5892/ruvrd.v17i1 reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) instacron:UVRV |
instname_str |
Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) |
instacron_str |
UVRV |
institution |
UVRV |
reponame_str |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
collection |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaunincor@unincor.edu.br |
_version_ |
1797051202490335232 |