CARTILHA ILUSTRADA COM ALGUNS ANIMAIS NATIVOS DO CERRADO: um material paradidático de ciências, para estudantes de escolas públicas de Esmeraldas – MGDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.4205
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/4205 |
Resumo: | A carência de informações sobre a fauna nativa é uma característica marcante nos livros didáticos de ciências adotados pela rede pública do Brasil. A falta de materiais didáticos e paradidáticos contextualizados cria uma lacuna e uma fragmentação do conhecimento dos alunos nas escolas públicas. Buscamos fornecer subsídios para melhorar alguns aspectos do ensino de ciências na rede pública através da produção e da utilização de uma cartilha ilustrada com alguns animais nativos do Cerrado, inserindo assim um tema fundamental para a valorização e a proteção ambiental.Esse material foi distribuído em duas escolas públicas estaduais, levando em consideração a realidade de cada escola. Para a elaboração da cartilha, procuramos conhecer as concepções dos estudantes, analisando questionários relativos aos animais nativos, bem como as concepções de professores, através de entrevistas que objetivavam verificar a abordagem do tema “fauna nativa” nos livros didáticos de 6º e 7º anos finais do ensino fundamental. Após a utilização do material proposto, verificou-se um melhor entendimento sobre a biodiversidade nativa do Cerrado e um aumento perceptível nas citações de animais nativos nos questionários aplicados aos estudantes. |
id |
UVRV-2_f0057cc94cea296a112b1a2b614b4317 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.teste.unincor.br:article/4205 |
network_acronym_str |
UVRV-2 |
network_name_str |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
CARTILHA ILUSTRADA COM ALGUNS ANIMAIS NATIVOS DO CERRADO: um material paradidático de ciências, para estudantes de escolas públicas de Esmeraldas – MGDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.4205materiais paradidáticos, livro didático, fauna nativa, Cerrado, animais silvestres, ensino fundamental.A carência de informações sobre a fauna nativa é uma característica marcante nos livros didáticos de ciências adotados pela rede pública do Brasil. A falta de materiais didáticos e paradidáticos contextualizados cria uma lacuna e uma fragmentação do conhecimento dos alunos nas escolas públicas. Buscamos fornecer subsídios para melhorar alguns aspectos do ensino de ciências na rede pública através da produção e da utilização de uma cartilha ilustrada com alguns animais nativos do Cerrado, inserindo assim um tema fundamental para a valorização e a proteção ambiental.Esse material foi distribuído em duas escolas públicas estaduais, levando em consideração a realidade de cada escola. Para a elaboração da cartilha, procuramos conhecer as concepções dos estudantes, analisando questionários relativos aos animais nativos, bem como as concepções de professores, através de entrevistas que objetivavam verificar a abordagem do tema “fauna nativa” nos livros didáticos de 6º e 7º anos finais do ensino fundamental. Após a utilização do material proposto, verificou-se um melhor entendimento sobre a biodiversidade nativa do Cerrado e um aumento perceptível nas citações de animais nativos nos questionários aplicados aos estudantes. ABECDINIZ, Fernanda Medeiros; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Betim, MGCORDEIRO JÚNIOR, Dirceu AntônioSABINO, Claudia de Vilhena Schayer2017-07-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/420510.5892/ruvrd.v14i2.4205Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 14, n. 2 (2016); 1242-12542236-53621517-027610.5892/ruvrd.v14i2reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/4205/pdf_67610.5892/ruvrd.v14i2.4205.g3190Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-08-05T22:04:37ZRevistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRI |
dc.title.none.fl_str_mv |
CARTILHA ILUSTRADA COM ALGUNS ANIMAIS NATIVOS DO CERRADO: um material paradidático de ciências, para estudantes de escolas públicas de Esmeraldas – MGDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.4205 |
title |
CARTILHA ILUSTRADA COM ALGUNS ANIMAIS NATIVOS DO CERRADO: um material paradidático de ciências, para estudantes de escolas públicas de Esmeraldas – MGDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.4205 |
spellingShingle |
CARTILHA ILUSTRADA COM ALGUNS ANIMAIS NATIVOS DO CERRADO: um material paradidático de ciências, para estudantes de escolas públicas de Esmeraldas – MGDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.4205 DINIZ, Fernanda Medeiros; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Betim, MG materiais paradidáticos, livro didático, fauna nativa, Cerrado, animais silvestres, ensino fundamental. |
title_short |
CARTILHA ILUSTRADA COM ALGUNS ANIMAIS NATIVOS DO CERRADO: um material paradidático de ciências, para estudantes de escolas públicas de Esmeraldas – MGDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.4205 |
title_full |
CARTILHA ILUSTRADA COM ALGUNS ANIMAIS NATIVOS DO CERRADO: um material paradidático de ciências, para estudantes de escolas públicas de Esmeraldas – MGDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.4205 |
title_fullStr |
CARTILHA ILUSTRADA COM ALGUNS ANIMAIS NATIVOS DO CERRADO: um material paradidático de ciências, para estudantes de escolas públicas de Esmeraldas – MGDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.4205 |
title_full_unstemmed |
CARTILHA ILUSTRADA COM ALGUNS ANIMAIS NATIVOS DO CERRADO: um material paradidático de ciências, para estudantes de escolas públicas de Esmeraldas – MGDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.4205 |
title_sort |
CARTILHA ILUSTRADA COM ALGUNS ANIMAIS NATIVOS DO CERRADO: um material paradidático de ciências, para estudantes de escolas públicas de Esmeraldas – MGDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.4205 |
author |
DINIZ, Fernanda Medeiros; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Betim, MG |
author_facet |
DINIZ, Fernanda Medeiros; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Betim, MG CORDEIRO JÚNIOR, Dirceu Antônio SABINO, Claudia de Vilhena Schayer |
author_role |
author |
author2 |
CORDEIRO JÚNIOR, Dirceu Antônio SABINO, Claudia de Vilhena Schayer |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
DINIZ, Fernanda Medeiros; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Betim, MG CORDEIRO JÚNIOR, Dirceu Antônio SABINO, Claudia de Vilhena Schayer |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
materiais paradidáticos, livro didático, fauna nativa, Cerrado, animais silvestres, ensino fundamental. |
topic |
materiais paradidáticos, livro didático, fauna nativa, Cerrado, animais silvestres, ensino fundamental. |
description |
A carência de informações sobre a fauna nativa é uma característica marcante nos livros didáticos de ciências adotados pela rede pública do Brasil. A falta de materiais didáticos e paradidáticos contextualizados cria uma lacuna e uma fragmentação do conhecimento dos alunos nas escolas públicas. Buscamos fornecer subsídios para melhorar alguns aspectos do ensino de ciências na rede pública através da produção e da utilização de uma cartilha ilustrada com alguns animais nativos do Cerrado, inserindo assim um tema fundamental para a valorização e a proteção ambiental.Esse material foi distribuído em duas escolas públicas estaduais, levando em consideração a realidade de cada escola. Para a elaboração da cartilha, procuramos conhecer as concepções dos estudantes, analisando questionários relativos aos animais nativos, bem como as concepções de professores, através de entrevistas que objetivavam verificar a abordagem do tema “fauna nativa” nos livros didáticos de 6º e 7º anos finais do ensino fundamental. Após a utilização do material proposto, verificou-se um melhor entendimento sobre a biodiversidade nativa do Cerrado e um aumento perceptível nas citações de animais nativos nos questionários aplicados aos estudantes. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-23 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
|
status_str |
|
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/4205 10.5892/ruvrd.v14i2.4205 |
url |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/4205 |
identifier_str_mv |
10.5892/ruvrd.v14i2.4205 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/4205/pdf_676 10.5892/ruvrd.v14i2.4205.g3190 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 14, n. 2 (2016); 1242-1254 2236-5362 1517-0276 10.5892/ruvrd.v14i2 reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) instacron:UVRV |
instname_str |
Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) |
instacron_str |
UVRV |
institution |
UVRV |
reponame_str |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
collection |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1734454436522098688 |