FORMAÇÃO DOCENTE E PLANEJAMENTO DE SALA DE AULA DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v13i1.2472

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MAGALHÃES, Sérgio Ricardo Silva; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Betim, MG
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: COPPOLA, Natalia Luisa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
Texto Completo: http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2472
Resumo: O presente artigo trata da formação docente e do planejamento. O artigo tem como problema de pesquisa: qual o papel do planejamento na formação do professor, para otimizar o processo de ensino e de aprendizagem na sala de aula? O objetivo geral é estudar sobre os significados e as formas de estruturação do planejamento docente. Como objetivos específicos: estudar sobre a formação docente e, compreender como se organiza o planejamento de sala de aula. No presente estudo foi adotada a metodologia de pesquisa bibliográfica, através de três etapas de trabalho: levantamento bibliográfico, fichamento e construção do referencial teórico. Os resultados da pesquisa apontam que a formação docente é um processo contínuo, que acontece na própria prática cotidiana do professor e na participação em diversos eventos e cursos. A abordagem da formação interativo-reflexiva pressupõe o conceito de reflexão na ação e sobre a ação do fazer docente na sala de aula, que pode ser trabalhado através do planejamento. Para a concretização do planejamento de sala de aula é importante que o professor estabeleça um marco operativo, um diagnóstico e uma programação das ações a serem realizadas, que envolve objetivos, estratégias, normas e atividades permanentes.Palavras-chave: Formação docente. Planejamento. Sala de aula.
id UVRV-2_f016259bce8930ebb635565698a0dd52
oai_identifier_str oai:ojs.teste.unincor.br:article/2472
network_acronym_str UVRV-2
network_name_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO DOCENTE E PLANEJAMENTO DE SALA DE AULA DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v13i1.2472O presente artigo trata da formação docente e do planejamento. O artigo tem como problema de pesquisa: qual o papel do planejamento na formação do professor, para otimizar o processo de ensino e de aprendizagem na sala de aula? O objetivo geral é estudar sobre os significados e as formas de estruturação do planejamento docente. Como objetivos específicos: estudar sobre a formação docente e, compreender como se organiza o planejamento de sala de aula. No presente estudo foi adotada a metodologia de pesquisa bibliográfica, através de três etapas de trabalho: levantamento bibliográfico, fichamento e construção do referencial teórico. Os resultados da pesquisa apontam que a formação docente é um processo contínuo, que acontece na própria prática cotidiana do professor e na participação em diversos eventos e cursos. A abordagem da formação interativo-reflexiva pressupõe o conceito de reflexão na ação e sobre a ação do fazer docente na sala de aula, que pode ser trabalhado através do planejamento. Para a concretização do planejamento de sala de aula é importante que o professor estabeleça um marco operativo, um diagnóstico e uma programação das ações a serem realizadas, que envolve objetivos, estratégias, normas e atividades permanentes.Palavras-chave: Formação docente. Planejamento. Sala de aula.ABECMAGALHÃES, Sérgio Ricardo Silva; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Betim, MGCOPPOLA, Natalia Luisa2015-08-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/247210.5892/ruvrd.v13i1.2472Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 13, n. 1 (2015); 758-7722236-53621517-027610.5892/ruvrd.v13i1reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2472/212210.5892/ruvrd.v13i1.2472.g2122Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-08-03T20:23:37Zoai:ojs.teste.unincor.br:article/2472Revistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRIhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/oairevistaunincor@unincor.edu.br2236-53621517-0276opendoar:2022-05-31T14:30:52.108377Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)false
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO DOCENTE E PLANEJAMENTO DE SALA DE AULA DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v13i1.2472
title FORMAÇÃO DOCENTE E PLANEJAMENTO DE SALA DE AULA DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v13i1.2472
spellingShingle FORMAÇÃO DOCENTE E PLANEJAMENTO DE SALA DE AULA DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v13i1.2472
MAGALHÃES, Sérgio Ricardo Silva; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Betim, MG
title_short FORMAÇÃO DOCENTE E PLANEJAMENTO DE SALA DE AULA DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v13i1.2472
title_full FORMAÇÃO DOCENTE E PLANEJAMENTO DE SALA DE AULA DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v13i1.2472
title_fullStr FORMAÇÃO DOCENTE E PLANEJAMENTO DE SALA DE AULA DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v13i1.2472
title_full_unstemmed FORMAÇÃO DOCENTE E PLANEJAMENTO DE SALA DE AULA DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v13i1.2472
title_sort FORMAÇÃO DOCENTE E PLANEJAMENTO DE SALA DE AULA DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v13i1.2472
author MAGALHÃES, Sérgio Ricardo Silva; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Betim, MG
author_facet MAGALHÃES, Sérgio Ricardo Silva; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Betim, MG
COPPOLA, Natalia Luisa
author_role author
author2 COPPOLA, Natalia Luisa
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv MAGALHÃES, Sérgio Ricardo Silva; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Betim, MG
COPPOLA, Natalia Luisa
dc.subject.none.fl_str_mv


description O presente artigo trata da formação docente e do planejamento. O artigo tem como problema de pesquisa: qual o papel do planejamento na formação do professor, para otimizar o processo de ensino e de aprendizagem na sala de aula? O objetivo geral é estudar sobre os significados e as formas de estruturação do planejamento docente. Como objetivos específicos: estudar sobre a formação docente e, compreender como se organiza o planejamento de sala de aula. No presente estudo foi adotada a metodologia de pesquisa bibliográfica, através de três etapas de trabalho: levantamento bibliográfico, fichamento e construção do referencial teórico. Os resultados da pesquisa apontam que a formação docente é um processo contínuo, que acontece na própria prática cotidiana do professor e na participação em diversos eventos e cursos. A abordagem da formação interativo-reflexiva pressupõe o conceito de reflexão na ação e sobre a ação do fazer docente na sala de aula, que pode ser trabalhado através do planejamento. Para a concretização do planejamento de sala de aula é importante que o professor estabeleça um marco operativo, um diagnóstico e uma programação das ações a serem realizadas, que envolve objetivos, estratégias, normas e atividades permanentes.Palavras-chave: Formação docente. Planejamento. Sala de aula.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-02
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2472
10.5892/ruvrd.v13i1.2472
url http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2472
identifier_str_mv 10.5892/ruvrd.v13i1.2472
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2472/2122
10.5892/ruvrd.v13i1.2472.g2122
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 13, n. 1 (2015); 758-772
2236-5362
1517-0276
10.5892/ruvrd.v13i1
reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron:UVRV
instname_str Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron_str UVRV
institution UVRV
reponame_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
collection Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
repository.mail.fl_str_mv revistaunincor@unincor.edu.br
_version_ 1797051203958341632