ATENDIMENTO DE SAÚDE A UM GRUPO DE IDOSOS CADASTRADOS EM UMA CLÍNICA UNIVERSITÁRIA doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i2.1607
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Data de Publicação: | 2014 |
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Título da fonte: | Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1607 |
Resumo: | A transição demográfica, vivenciada no Brasil apresenta aos serviços de saúde um importante desafio, já que o aumento da expectativa de vida acarreta maior acometido das condições crônicas em pessoas idosas. Destaca-se o importante papel das universidades, que devem basear a formação em um modelo de atenção em saúde contrário ao modelo biomédico, incluindo o ensino, a pesquisa e a extensão. Este estudo teve como objetivo descrever e analisar as atividades desenvolvidas em um grupo de idosos atendidos em uma Clínica Universitária em uma instituição de ensino no Sul de Minas Gerais. Foi empregada abordagem qualitativa e, a coleta de dados ocorreu no período de maio a junho de 2011, através de entrevista semiestruturada. A análise dos dados se deu sob a análise de conteúdo, com elucidação de três categorias: “A percepção do Envelhecimento pelo Idoso”, “Educação em saúde e mudança no estilo de vida”, e “Os grupos e a interação social entre os idosos”. Os atendimentos de saúde, oferecidos na clínica, possuem como objetivo auxiliar os idosos no controle às condições crônicas, através da educação em saúde e do trabalho em grupo. Entretanto, o perfil das atividades assistenciais e educativas desenvolvidas pelos professores e acadêmicos, é conservador e pauta-se no modelo de educação e assistência biomédico, com difusão de conhecimentos exclusivos da doença, que não mais atende às necessidades de saúde contemporâneas. Assim, a formação dos futuros profissionais de saúde deve ser refletida, já que as condições sociais, demográficas e epidemiológicas demandam novos paradigmas para o ensino e atuação. |
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ATENDIMENTO DE SAÚDE A UM GRUPO DE IDOSOS CADASTRADOS EM UMA CLÍNICA UNIVERSITÁRIA doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i2.1607Saúde. Enfermagem.Saúde do Idoso. Grupo de Idosos. Ensino de Saúde;Saúde do IdosoA transição demográfica, vivenciada no Brasil apresenta aos serviços de saúde um importante desafio, já que o aumento da expectativa de vida acarreta maior acometido das condições crônicas em pessoas idosas. Destaca-se o importante papel das universidades, que devem basear a formação em um modelo de atenção em saúde contrário ao modelo biomédico, incluindo o ensino, a pesquisa e a extensão. Este estudo teve como objetivo descrever e analisar as atividades desenvolvidas em um grupo de idosos atendidos em uma Clínica Universitária em uma instituição de ensino no Sul de Minas Gerais. Foi empregada abordagem qualitativa e, a coleta de dados ocorreu no período de maio a junho de 2011, através de entrevista semiestruturada. A análise dos dados se deu sob a análise de conteúdo, com elucidação de três categorias: “A percepção do Envelhecimento pelo Idoso”, “Educação em saúde e mudança no estilo de vida”, e “Os grupos e a interação social entre os idosos”. Os atendimentos de saúde, oferecidos na clínica, possuem como objetivo auxiliar os idosos no controle às condições crônicas, através da educação em saúde e do trabalho em grupo. Entretanto, o perfil das atividades assistenciais e educativas desenvolvidas pelos professores e acadêmicos, é conservador e pauta-se no modelo de educação e assistência biomédico, com difusão de conhecimentos exclusivos da doença, que não mais atende às necessidades de saúde contemporâneas. Assim, a formação dos futuros profissionais de saúde deve ser refletida, já que as condições sociais, demográficas e epidemiológicas demandam novos paradigmas para o ensino e atuação.ABECNão houve.OLIVEIRA, Aline Neves; Unifal/MGde Morais FONSECA, Leandra Garcia; UNIS/MG.Pereira CARNEIRO, Patrícia Alves; UNIS/MGRodrigues RESCK, Zélia Marilda; UNIFAL/MG2014-11-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionQualitativoapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/160710.5892/ruvrd.v12i2.1607Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 12, n. 2 (2014); 591-6002236-53621517-027610.5892/ruvrd.v12i2reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1607/pdf_23810.5892/ruvrd.v12i2.1607.g1571Amostra de ConveniênciaDireitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-12-06T20:16:08ZRevistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRI |
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