A UNIVERSALIDADE DA TRAGÉDIA OTELO, O MOURO DE VENEZA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira Carneiro, Cesar Felipe
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: de Miranda, Célia Arns
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Scripta Alumni (Online)
Texto Completo: https://revista.uniandrade.br/index.php/ScriptaAlumni/article/view/236
Resumo: A tragédia shakespeariana é o enredo de uma calamidade excepcional, que provoca a queda de um homem em uma posição de destaque na sociedade. No entanto, esse infortúnio não ocorre como na tragédia grega, em que as Moiras determinam a boa ou a má sorte dos homens. Não se trata de um desígnio do destino, mas, sim, decorre das ações do próprio homem, ou seja, o homem é o agente responsável por sua própria queda. A partir desse pressuposto, o presente trabalho visa, primeiramente, discutir a tragédia shakespeariana no contexto elisabetano-jaimesco e, em seguida, apresentar algumas ideias em torno de Otelo, o mouro de Veneza, a fim de desenvolver uma argumentação a respeito do caráter de universalidade dessa obra. DOI: 10.18304/1984-6614/scripta.alumni.n14p194-210 
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