“ASSIM QUE ME TOCO, ME PERCO”: UMA LEITURA DE PIRANDELLO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scripta Alumni (Online) |
Texto Completo: | https://revista.uniandrade.br/index.php/ScriptaAlumni/article/view/790 |
Resumo: | Este artigo apresenta uma leitura do livro publicado em 1926, Um, nenhum e cem mil, do italiano Luigi Pirandello. A obra trabalha com o monólogo interior de seu protagonista, Vitangelo Moscarda, suas decisões e seus devaneios filosóficos. Neste texto, elaboro a ideia da interiorização e posterior desestabilização de um ser por meio da manifestação do rosto, mais especificamente do nariz, o qual o personagem principal então descobre, no inicio da narração, ser levemente curvilíneo, e não reto, diferente do que até então julgava ser. Para tanto, o estudo se inicia com uma reflexão sobre o rosto humano, apoia-se em Nietzsche, faz uma breve leitura comparada e, finalmente, centra-se em reflexões teóricas de autores como Giorgio Agamben. DOI: 10.5935/1984-6614.20170013 |
id |
Uniandra-1_9af5b3dea31a705b75fb1c0b8ee3f57b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.uniandrade.br:article/790 |
network_acronym_str |
Uniandra-1 |
network_name_str |
Scripta Alumni (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
“ASSIM QUE ME TOCO, ME PERCO”: UMA LEITURA DE PIRANDELLOEste artigo apresenta uma leitura do livro publicado em 1926, Um, nenhum e cem mil, do italiano Luigi Pirandello. A obra trabalha com o monólogo interior de seu protagonista, Vitangelo Moscarda, suas decisões e seus devaneios filosóficos. Neste texto, elaboro a ideia da interiorização e posterior desestabilização de um ser por meio da manifestação do rosto, mais especificamente do nariz, o qual o personagem principal então descobre, no inicio da narração, ser levemente curvilíneo, e não reto, diferente do que até então julgava ser. Para tanto, o estudo se inicia com uma reflexão sobre o rosto humano, apoia-se em Nietzsche, faz uma breve leitura comparada e, finalmente, centra-se em reflexões teóricas de autores como Giorgio Agamben. DOI: 10.5935/1984-6614.20170013Centro Universitário Campos de Andrade - Uniandrade2017-12-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uniandrade.br/index.php/ScriptaAlumni/article/view/790Scripta Alumni; v. 18 (2017)2676-01181984-6614reponame:Scripta Alumni (Online)instname:Centro Universitário Campos de Andrade (UNIANDRADE)instacron:Uniandradeporhttps://revista.uniandrade.br/index.php/ScriptaAlumni/article/view/790/628Sens, Rafael Munizinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-26T02:30:07Zoai:ojs.www.uniandrade.br:article/790Revistahttps://revista.uniandrade.br/index.php/ScriptaAlumniPRIhttps://revista.uniandrade.br/index.php/ScriptaAlumni/oaiscripta.alumni@uniandrade.edu.br2676-01181984-6614opendoar:2020-08-26T02:30:07Scripta Alumni (Online) - Centro Universitário Campos de Andrade (UNIANDRADE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
“ASSIM QUE ME TOCO, ME PERCO”: UMA LEITURA DE PIRANDELLO |
title |
“ASSIM QUE ME TOCO, ME PERCO”: UMA LEITURA DE PIRANDELLO |
spellingShingle |
“ASSIM QUE ME TOCO, ME PERCO”: UMA LEITURA DE PIRANDELLO Sens, Rafael Muniz |
title_short |
“ASSIM QUE ME TOCO, ME PERCO”: UMA LEITURA DE PIRANDELLO |
title_full |
“ASSIM QUE ME TOCO, ME PERCO”: UMA LEITURA DE PIRANDELLO |
title_fullStr |
“ASSIM QUE ME TOCO, ME PERCO”: UMA LEITURA DE PIRANDELLO |
title_full_unstemmed |
“ASSIM QUE ME TOCO, ME PERCO”: UMA LEITURA DE PIRANDELLO |
title_sort |
“ASSIM QUE ME TOCO, ME PERCO”: UMA LEITURA DE PIRANDELLO |
author |
Sens, Rafael Muniz |
author_facet |
Sens, Rafael Muniz |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sens, Rafael Muniz |
description |
Este artigo apresenta uma leitura do livro publicado em 1926, Um, nenhum e cem mil, do italiano Luigi Pirandello. A obra trabalha com o monólogo interior de seu protagonista, Vitangelo Moscarda, suas decisões e seus devaneios filosóficos. Neste texto, elaboro a ideia da interiorização e posterior desestabilização de um ser por meio da manifestação do rosto, mais especificamente do nariz, o qual o personagem principal então descobre, no inicio da narração, ser levemente curvilíneo, e não reto, diferente do que até então julgava ser. Para tanto, o estudo se inicia com uma reflexão sobre o rosto humano, apoia-se em Nietzsche, faz uma breve leitura comparada e, finalmente, centra-se em reflexões teóricas de autores como Giorgio Agamben. DOI: 10.5935/1984-6614.20170013 |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uniandrade.br/index.php/ScriptaAlumni/article/view/790 |
url |
https://revista.uniandrade.br/index.php/ScriptaAlumni/article/view/790 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uniandrade.br/index.php/ScriptaAlumni/article/view/790/628 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro Universitário Campos de Andrade - Uniandrade |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro Universitário Campos de Andrade - Uniandrade |
dc.source.none.fl_str_mv |
Scripta Alumni; v. 18 (2017) 2676-0118 1984-6614 reponame:Scripta Alumni (Online) instname:Centro Universitário Campos de Andrade (UNIANDRADE) instacron:Uniandrade |
instname_str |
Centro Universitário Campos de Andrade (UNIANDRADE) |
instacron_str |
Uniandrade |
institution |
Uniandrade |
reponame_str |
Scripta Alumni (Online) |
collection |
Scripta Alumni (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Scripta Alumni (Online) - Centro Universitário Campos de Andrade (UNIANDRADE) |
repository.mail.fl_str_mv |
scripta.alumni@uniandrade.edu.br |
_version_ |
1798329621242970112 |