EU SEI POR QUE O PÁSSARO CANTA NA GAIOLA: UMA APROXIMAÇÃO COM A TRADIÇÃO DO BILDUNGSROMAN
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scripta Alumni (Online) |
Texto Completo: | https://revista.uniandrade.br/index.php/ScriptaAlumni/article/view/1421 |
Resumo: | Grupos minoritários, como o afro-americano, têm encontrado na autobiografia um local de fala, resistência e construção de identidade: o relato individual torna-se registro de uma memória coletiva. Nesse contexto, destaca-se Maya Angelou, que alcançou notoriedade com o primeiro de sete livros autobiográficos, Eu sei por que o pássaro canta na gaiola. A narrativa abrange a infância e a adolescência de Angelou e, em muitos aspectos, aproxima-se da tradição do Bildungsroman, ou romance de formação, subgênero literário que tem como tema o processo de formação do protagonista, e, ao mesmo tempo, configura-se como retrato de um contexto histórico-social. Este artigo tem por objetivo identificar similaridades e contrastes entre a narrativa de Angelou e a forma do Bildungsroman. DOI: 10.5935/1984-6614.20190032 |
id |
Uniandra-1_a7ba67f35007a6babc22845819ddd372 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.uniandrade.br:article/1421 |
network_acronym_str |
Uniandra-1 |
network_name_str |
Scripta Alumni (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
EU SEI POR QUE O PÁSSARO CANTA NA GAIOLA: UMA APROXIMAÇÃO COM A TRADIÇÃO DO BILDUNGSROMANGrupos minoritários, como o afro-americano, têm encontrado na autobiografia um local de fala, resistência e construção de identidade: o relato individual torna-se registro de uma memória coletiva. Nesse contexto, destaca-se Maya Angelou, que alcançou notoriedade com o primeiro de sete livros autobiográficos, Eu sei por que o pássaro canta na gaiola. A narrativa abrange a infância e a adolescência de Angelou e, em muitos aspectos, aproxima-se da tradição do Bildungsroman, ou romance de formação, subgênero literário que tem como tema o processo de formação do protagonista, e, ao mesmo tempo, configura-se como retrato de um contexto histórico-social. Este artigo tem por objetivo identificar similaridades e contrastes entre a narrativa de Angelou e a forma do Bildungsroman. DOI: 10.5935/1984-6614.20190032Centro Universitário Campos de Andrade - Uniandrade2019-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uniandrade.br/index.php/ScriptaAlumni/article/view/1421Scripta Alumni; v. 22 (2019)2676-01181984-6614reponame:Scripta Alumni (Online)instname:Centro Universitário Campos de Andrade (UNIANDRADE)instacron:Uniandradeporhttps://revista.uniandrade.br/index.php/ScriptaAlumni/article/view/1421/1073Nogozeky, Franciele Aparecidainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-26T18:42:11Zoai:ojs.www.uniandrade.br:article/1421Revistahttps://revista.uniandrade.br/index.php/ScriptaAlumniPRIhttps://revista.uniandrade.br/index.php/ScriptaAlumni/oaiscripta.alumni@uniandrade.edu.br2676-01181984-6614opendoar:2020-08-26T18:42:11Scripta Alumni (Online) - Centro Universitário Campos de Andrade (UNIANDRADE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EU SEI POR QUE O PÁSSARO CANTA NA GAIOLA: UMA APROXIMAÇÃO COM A TRADIÇÃO DO BILDUNGSROMAN |
title |
EU SEI POR QUE O PÁSSARO CANTA NA GAIOLA: UMA APROXIMAÇÃO COM A TRADIÇÃO DO BILDUNGSROMAN |
spellingShingle |
EU SEI POR QUE O PÁSSARO CANTA NA GAIOLA: UMA APROXIMAÇÃO COM A TRADIÇÃO DO BILDUNGSROMAN Nogozeky, Franciele Aparecida |
title_short |
EU SEI POR QUE O PÁSSARO CANTA NA GAIOLA: UMA APROXIMAÇÃO COM A TRADIÇÃO DO BILDUNGSROMAN |
title_full |
EU SEI POR QUE O PÁSSARO CANTA NA GAIOLA: UMA APROXIMAÇÃO COM A TRADIÇÃO DO BILDUNGSROMAN |
title_fullStr |
EU SEI POR QUE O PÁSSARO CANTA NA GAIOLA: UMA APROXIMAÇÃO COM A TRADIÇÃO DO BILDUNGSROMAN |
title_full_unstemmed |
EU SEI POR QUE O PÁSSARO CANTA NA GAIOLA: UMA APROXIMAÇÃO COM A TRADIÇÃO DO BILDUNGSROMAN |
title_sort |
EU SEI POR QUE O PÁSSARO CANTA NA GAIOLA: UMA APROXIMAÇÃO COM A TRADIÇÃO DO BILDUNGSROMAN |
author |
Nogozeky, Franciele Aparecida |
author_facet |
Nogozeky, Franciele Aparecida |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nogozeky, Franciele Aparecida |
description |
Grupos minoritários, como o afro-americano, têm encontrado na autobiografia um local de fala, resistência e construção de identidade: o relato individual torna-se registro de uma memória coletiva. Nesse contexto, destaca-se Maya Angelou, que alcançou notoriedade com o primeiro de sete livros autobiográficos, Eu sei por que o pássaro canta na gaiola. A narrativa abrange a infância e a adolescência de Angelou e, em muitos aspectos, aproxima-se da tradição do Bildungsroman, ou romance de formação, subgênero literário que tem como tema o processo de formação do protagonista, e, ao mesmo tempo, configura-se como retrato de um contexto histórico-social. Este artigo tem por objetivo identificar similaridades e contrastes entre a narrativa de Angelou e a forma do Bildungsroman. DOI: 10.5935/1984-6614.20190032 |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uniandrade.br/index.php/ScriptaAlumni/article/view/1421 |
url |
https://revista.uniandrade.br/index.php/ScriptaAlumni/article/view/1421 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uniandrade.br/index.php/ScriptaAlumni/article/view/1421/1073 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro Universitário Campos de Andrade - Uniandrade |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro Universitário Campos de Andrade - Uniandrade |
dc.source.none.fl_str_mv |
Scripta Alumni; v. 22 (2019) 2676-0118 1984-6614 reponame:Scripta Alumni (Online) instname:Centro Universitário Campos de Andrade (UNIANDRADE) instacron:Uniandrade |
instname_str |
Centro Universitário Campos de Andrade (UNIANDRADE) |
instacron_str |
Uniandrade |
institution |
Uniandrade |
reponame_str |
Scripta Alumni (Online) |
collection |
Scripta Alumni (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Scripta Alumni (Online) - Centro Universitário Campos de Andrade (UNIANDRADE) |
repository.mail.fl_str_mv |
scripta.alumni@uniandrade.edu.br |
_version_ |
1798329621557542912 |