VOZES SILENCIADAS: A LITERATURA ENTRE OS LIMITES DA REPRESENTAÇÃO EM DIÁRIO DA QUEDA, DE MICHEL LAUB / SILENCED VOICES: LITERATURE BETWEEN THE BOUNDARIES OF REPRESENTATION IN DIARY OF THE FALL, BY MICHEL LAUB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carneiro (UNESP), Ana Paula Vicente
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Scripta Alumni (Online)
Texto Completo: https://revista.uniandrade.br/index.php/ScriptaAlumni/article/view/1734
Resumo: Em uma leitura de Diário da queda (2011), observaremos a literatura de testemunho como ferramenta a serviço do indivíduo sobrevivente de cenários apocalíticos na reelaboração das experiências traumáticas impossíveis de serem representadas e que, de forma paradoxal, exigem representação como uma forma de transportar tal indivíduo para além do passado, assim como pontua Seligmann-Silva (2008). Para tanto, analisaremos o silêncio e o discurso seletivo presentes na obra, os limites da representação de experiências impossíveis de serem absorvidas em sua totalidade, a adaptação da transmissão da experiência tradicionalmente concebida como oral, nos moldes do sujeito contemporâneo, e a literatura como forma de expressão de discursos repletos de subjetividade. D. O. I.: 10.5935/1984-6614.20200020
id Uniandra-1_fc283650062a0e999eeaf6ab09cf38c6
oai_identifier_str oai:ojs.www.uniandrade.br:article/1734
network_acronym_str Uniandra-1
network_name_str Scripta Alumni (Online)
repository_id_str
spelling VOZES SILENCIADAS: A LITERATURA ENTRE OS LIMITES DA REPRESENTAÇÃO EM DIÁRIO DA QUEDA, DE MICHEL LAUB / SILENCED VOICES: LITERATURE BETWEEN THE BOUNDARIES OF REPRESENTATION IN DIARY OF THE FALL, BY MICHEL LAUBLiteratura de testemunho. Trauma. Reelaboração do passado. Michel Laub.Em uma leitura de Diário da queda (2011), observaremos a literatura de testemunho como ferramenta a serviço do indivíduo sobrevivente de cenários apocalíticos na reelaboração das experiências traumáticas impossíveis de serem representadas e que, de forma paradoxal, exigem representação como uma forma de transportar tal indivíduo para além do passado, assim como pontua Seligmann-Silva (2008). Para tanto, analisaremos o silêncio e o discurso seletivo presentes na obra, os limites da representação de experiências impossíveis de serem absorvidas em sua totalidade, a adaptação da transmissão da experiência tradicionalmente concebida como oral, nos moldes do sujeito contemporâneo, e a literatura como forma de expressão de discursos repletos de subjetividade. D. O. I.: 10.5935/1984-6614.20200020Centro Universitário Campos de Andrade - Uniandrade2020-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uniandrade.br/index.php/ScriptaAlumni/article/view/1734Scripta Alumni; v. 23 n. 2 (2020); 59-722676-01181984-6614reponame:Scripta Alumni (Online)instname:Centro Universitário Campos de Andrade (UNIANDRADE)instacron:Uniandradeporhttps://revista.uniandrade.br/index.php/ScriptaAlumni/article/view/1734/1290Carneiro (UNESP), Ana Paula Vicenteinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-08T22:50:19Zoai:ojs.www.uniandrade.br:article/1734Revistahttps://revista.uniandrade.br/index.php/ScriptaAlumniPRIhttps://revista.uniandrade.br/index.php/ScriptaAlumni/oaiscripta.alumni@uniandrade.edu.br2676-01181984-6614opendoar:2021-03-08T22:50:19Scripta Alumni (Online) - Centro Universitário Campos de Andrade (UNIANDRADE)false
dc.title.none.fl_str_mv VOZES SILENCIADAS: A LITERATURA ENTRE OS LIMITES DA REPRESENTAÇÃO EM DIÁRIO DA QUEDA, DE MICHEL LAUB / SILENCED VOICES: LITERATURE BETWEEN THE BOUNDARIES OF REPRESENTATION IN DIARY OF THE FALL, BY MICHEL LAUB
title VOZES SILENCIADAS: A LITERATURA ENTRE OS LIMITES DA REPRESENTAÇÃO EM DIÁRIO DA QUEDA, DE MICHEL LAUB / SILENCED VOICES: LITERATURE BETWEEN THE BOUNDARIES OF REPRESENTATION IN DIARY OF THE FALL, BY MICHEL LAUB
spellingShingle VOZES SILENCIADAS: A LITERATURA ENTRE OS LIMITES DA REPRESENTAÇÃO EM DIÁRIO DA QUEDA, DE MICHEL LAUB / SILENCED VOICES: LITERATURE BETWEEN THE BOUNDARIES OF REPRESENTATION IN DIARY OF THE FALL, BY MICHEL LAUB
Carneiro (UNESP), Ana Paula Vicente
Literatura de testemunho. Trauma. Reelaboração do passado. Michel Laub.
title_short VOZES SILENCIADAS: A LITERATURA ENTRE OS LIMITES DA REPRESENTAÇÃO EM DIÁRIO DA QUEDA, DE MICHEL LAUB / SILENCED VOICES: LITERATURE BETWEEN THE BOUNDARIES OF REPRESENTATION IN DIARY OF THE FALL, BY MICHEL LAUB
title_full VOZES SILENCIADAS: A LITERATURA ENTRE OS LIMITES DA REPRESENTAÇÃO EM DIÁRIO DA QUEDA, DE MICHEL LAUB / SILENCED VOICES: LITERATURE BETWEEN THE BOUNDARIES OF REPRESENTATION IN DIARY OF THE FALL, BY MICHEL LAUB
title_fullStr VOZES SILENCIADAS: A LITERATURA ENTRE OS LIMITES DA REPRESENTAÇÃO EM DIÁRIO DA QUEDA, DE MICHEL LAUB / SILENCED VOICES: LITERATURE BETWEEN THE BOUNDARIES OF REPRESENTATION IN DIARY OF THE FALL, BY MICHEL LAUB
title_full_unstemmed VOZES SILENCIADAS: A LITERATURA ENTRE OS LIMITES DA REPRESENTAÇÃO EM DIÁRIO DA QUEDA, DE MICHEL LAUB / SILENCED VOICES: LITERATURE BETWEEN THE BOUNDARIES OF REPRESENTATION IN DIARY OF THE FALL, BY MICHEL LAUB
title_sort VOZES SILENCIADAS: A LITERATURA ENTRE OS LIMITES DA REPRESENTAÇÃO EM DIÁRIO DA QUEDA, DE MICHEL LAUB / SILENCED VOICES: LITERATURE BETWEEN THE BOUNDARIES OF REPRESENTATION IN DIARY OF THE FALL, BY MICHEL LAUB
author Carneiro (UNESP), Ana Paula Vicente
author_facet Carneiro (UNESP), Ana Paula Vicente
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carneiro (UNESP), Ana Paula Vicente
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura de testemunho. Trauma. Reelaboração do passado. Michel Laub.
topic Literatura de testemunho. Trauma. Reelaboração do passado. Michel Laub.
description Em uma leitura de Diário da queda (2011), observaremos a literatura de testemunho como ferramenta a serviço do indivíduo sobrevivente de cenários apocalíticos na reelaboração das experiências traumáticas impossíveis de serem representadas e que, de forma paradoxal, exigem representação como uma forma de transportar tal indivíduo para além do passado, assim como pontua Seligmann-Silva (2008). Para tanto, analisaremos o silêncio e o discurso seletivo presentes na obra, os limites da representação de experiências impossíveis de serem absorvidas em sua totalidade, a adaptação da transmissão da experiência tradicionalmente concebida como oral, nos moldes do sujeito contemporâneo, e a literatura como forma de expressão de discursos repletos de subjetividade. D. O. I.: 10.5935/1984-6614.20200020
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uniandrade.br/index.php/ScriptaAlumni/article/view/1734
url https://revista.uniandrade.br/index.php/ScriptaAlumni/article/view/1734
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uniandrade.br/index.php/ScriptaAlumni/article/view/1734/1290
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário Campos de Andrade - Uniandrade
publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário Campos de Andrade - Uniandrade
dc.source.none.fl_str_mv Scripta Alumni; v. 23 n. 2 (2020); 59-72
2676-0118
1984-6614
reponame:Scripta Alumni (Online)
instname:Centro Universitário Campos de Andrade (UNIANDRADE)
instacron:Uniandrade
instname_str Centro Universitário Campos de Andrade (UNIANDRADE)
instacron_str Uniandrade
institution Uniandrade
reponame_str Scripta Alumni (Online)
collection Scripta Alumni (Online)
repository.name.fl_str_mv Scripta Alumni (Online) - Centro Universitário Campos de Andrade (UNIANDRADE)
repository.mail.fl_str_mv scripta.alumni@uniandrade.edu.br
_version_ 1798329621600534528