MYTH OF A BREAK IN THE HOUSE OF THE HEAD OF HORSE, OF TEOLINDA GERSÃO
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Travessias (Cascavel. Online) |
Texto Completo: | https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/3591 |
Resumo: | This article aims to discuss how the mythic discourse appears in the book A casa da cabeça de Cavalo of Teolinda Gersão. This narrative shows historical references that are presented as instruments of unrest of conscience that, in turn, insist on building myths that pervade the history of Portugal. Thus, among other works no less important novelist, we will analize the work that the presence os the mythical element responsible for the perpetuation of the simulation of the Portuguese female figure, and that the woman who suffers wrapped the black wainting for someone who doesn’t return. |
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MYTH OF A BREAK IN THE HOUSE OF THE HEAD OF HORSE, OF TEOLINDA GERSÃOA RUPTURA DO MITO EM A CASA DA CABEÇA DE CAVALO, DE TEOLINDA GERSÃOmitofigura feminina portuguesacor negraalguém que não volta This article aims to discuss how the mythic discourse appears in the book A casa da cabeça de Cavalo of Teolinda Gersão. This narrative shows historical references that are presented as instruments of unrest of conscience that, in turn, insist on building myths that pervade the history of Portugal. Thus, among other works no less important novelist, we will analize the work that the presence os the mythical element responsible for the perpetuation of the simulation of the Portuguese female figure, and that the woman who suffers wrapped the black wainting for someone who doesn’t return. Este artigo tem como propósito discutir como o discurso mítico aparece na obra A Casa da Cabeça de Cavalo, de Teolinda Gersão. Essa narrativa enreda referências históricas que se apresentam como instrumentos de inquietação das consciências que, por sua vez, insistem em edificar mitos que perpassam a História de Portugal. Dessa forma, dentre outras obras não menos importantes da romancista, analisaremos na obra referida a presença do elemento mítico responsável pela perpetuação do simulacro da figura feminina portuguesa, sendo a mulher aquela que sofre envolta a cor negra a espera de alguém que não volta. Unioeste2010-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/3591Travessias; Vol. 4 No. 1 (2010)Travessias; Vol. 4 Núm. 1 (2010)Travessias; v. 4 n. 1 (2010)1982-5935reponame:Travessias (Cascavel. Online)instname:Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)instacron:Unioesteporhttps://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/3591/2850Copyright (c) 2010 Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob CC-BY-NC-SA 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com indicação da autoria e publicação inicial nesta revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessFialho de Sousa, Marcio Jean2020-12-08T11:43:08Zoai:ojs.e-revista.unioeste.br:article/3591Revistahttps://e-revista.unioeste.br/index.php/travessiasPUBhttps://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/oairevista.travessias@unioeste.br1982-59351982-5935opendoar:2020-12-08T11:43:08Travessias (Cascavel. Online) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)false |
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