THE NATIONAL IDENTITY

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Raquel Ditz
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Machado da Silveira, Ada Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Travessias (Cascavel. Online)
Texto Completo: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/2840
Resumo:  This paper analyzes the relationship between Brazilian culture and identity in advertisement production. To begin with,we made a short report of the aspects of the construction of Brazil’s national identity and then analyzed the elements of nationalism present in a popular shoe advertisement – Havaianas sandals. We used the methodology of advertisement analysis proposed by Torben Vestergaard end Kim Schroder (1988) which involves the situation of communication, the way the text is structured and the meanings in it.
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spelling THE NATIONAL IDENTITYA IDENTIDADE NACIONAL NA PUBLICIDADEPublicidadeIdentidade NacionalCultura BrasileiraHavaianas. This paper analyzes the relationship between Brazilian culture and identity in advertisement production. To begin with,we made a short report of the aspects of the construction of Brazil’s national identity and then analyzed the elements of nationalism present in a popular shoe advertisement – Havaianas sandals. We used the methodology of advertisement analysis proposed by Torben Vestergaard end Kim Schroder (1988) which involves the situation of communication, the way the text is structured and the meanings in it.  Este trabalho analisa a relação entre identidade e cultura brasileira na produção publicitária. Traçamos inicialmente um breve histórico sobre aspectos da construção da identidade nacional brasileira e depois analisamos os elementos do nacionalismo presentes em uma peça de uma campanha de calçado popular - as sandálias Havaianas. Utilizamos a metodologia para análise de textos publicitários proposta por Torben Vestergaard e Kim Schroder (1988) que compreende a situação de comunicação, a forma como o texto está estruturado e os significados nele contidos. Unioeste2008-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/2840Travessias; Vol. 2 No. 1 (2008)Travessias; Vol. 2 Núm. 1 (2008)Travessias; v. 2 n. 1 (2008)1982-5935reponame:Travessias (Cascavel. Online)instname:Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)instacron:Unioesteporhttps://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/2840/2242Copyright (c) 2008 Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob CC-BY-NC-SA 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com indicação da autoria e publicação inicial nesta revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Raquel DitzMachado da Silveira, Ada Cristina2020-12-08T11:43:23Zoai:ojs.e-revista.unioeste.br:article/2840Revistahttps://e-revista.unioeste.br/index.php/travessiasPUBhttps://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/oairevista.travessias@unioeste.br1982-59351982-5935opendoar:2020-12-08T11:43:23Travessias (Cascavel. Online) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)false
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