O registro do hífen na aquisição da escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Capristano, Cristiane Carneiro
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Notari, Viviane Favaro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Calidoscópio (Online)
Texto Completo: https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2017.151.07
Resumo: Com o objetivo de investigar como crianças usam o hífen em seus enunciados escritos, no presente artigo, são analisadas, quantitativa e qualitativamente, ocorrências convencionais e não convencionais desse sinal gráfico presentes em 421 enunciados escritos, elaborados por 38 crianças da (antiga) quarta série do ensino fundamental, atual quinto ano. Os resultados quantitativos e qualitativos sinalizam, dentre outros fatos, que as crianças, nessa etapa ainda inicial da aquisição da escrita, parecem não ter grandes dificuldades para registrar de forma convencional esse sinal, já que parte significativa dos dados analisados respeita as normas ortográficas para o registro do hífen. Esses resultados permitiram observar, também, que, ao registrarem o hífen de forma convencional e, sobretudo, de forma não convencional, as crianças deixam pistas de que são afetadas, ora por sua circulação por práticas orais, ora por sua circulação por práticas letradas. Essa constatação permite sustentar que a atualização particular que as crianças fazem do hífen em seus enunciados escritos seria efeito da imagem que possivelmente constroem sobre esse sinal gráfico a partir da complexa inserção delas em diferentes práticas sócio-históricas, não apenas aquelas agenciadas pela escola, e, nesse sentido, indiciaria saberes que se dão a ler/ver para essas crianças na opacidade da escrita com a qual entram em contato nessas práticas.Palavras-chave: aquisição da escrita, letramento, ortografia.
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spelling O registro do hífen na aquisição da escritaThe hyphen registration in writing acquisitionCom o objetivo de investigar como crianças usam o hífen em seus enunciados escritos, no presente artigo, são analisadas, quantitativa e qualitativamente, ocorrências convencionais e não convencionais desse sinal gráfico presentes em 421 enunciados escritos, elaborados por 38 crianças da (antiga) quarta série do ensino fundamental, atual quinto ano. Os resultados quantitativos e qualitativos sinalizam, dentre outros fatos, que as crianças, nessa etapa ainda inicial da aquisição da escrita, parecem não ter grandes dificuldades para registrar de forma convencional esse sinal, já que parte significativa dos dados analisados respeita as normas ortográficas para o registro do hífen. Esses resultados permitiram observar, também, que, ao registrarem o hífen de forma convencional e, sobretudo, de forma não convencional, as crianças deixam pistas de que são afetadas, ora por sua circulação por práticas orais, ora por sua circulação por práticas letradas. Essa constatação permite sustentar que a atualização particular que as crianças fazem do hífen em seus enunciados escritos seria efeito da imagem que possivelmente constroem sobre esse sinal gráfico a partir da complexa inserção delas em diferentes práticas sócio-históricas, não apenas aquelas agenciadas pela escola, e, nesse sentido, indiciaria saberes que se dão a ler/ver para essas crianças na opacidade da escrita com a qual entram em contato nessas práticas.Palavras-chave: aquisição da escrita, letramento, ortografia.With the objective of investigating how children would use the hyphen in their written statements, in this study, we analyzed quantitatively and qualitatively the conventional and non-conventional occurrences of this graphic sign present in 421 written statements made by 38 children from the former fourth grade of elementary school. The quantitative and qualitative results point out, among other aspects, the fact that the children do not seem to have, in the still initial stage of writing acquisition, difficulties to register the conventional form of this sign, once a considerable part of the data analyzed respects the orthographic rules for the registration of the hyphen. These results also allow us to observe that, when registering the hyphen conventionally and, specially, not conventionally, the children show some clues that they are affected by their practices in oral and literate situations. This finding enables us to support that the particular usage of the hyphen by the children in their statements would be an effect of the possible image that they create of this graphic sign in the statements from their complex insertion in different social and historical practices, not only those provided by the school. This fact would indicate knowledge that happens for the children in the opacity of the writing with which they have contact in those practices.Keywords: writing acquisition, literacy, orthography.Unisinos2017-05-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2017.151.07Calidoscópio; Vol. 15 No. 1 (2017): January/April; 81-93Calidoscópio; v. 15 n. 1 (2017): janeiro/abril; 81-932177-6202reponame:Calidoscópio (Online)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:Unisinosporhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2017.151.07/5996Capristano, Cristiane CarneiroNotari, Viviane Favaroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-16T19:14:20Zoai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/12466Revistahttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopioPUBhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/oaicmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br2177-62022177-6202opendoar:2017-06-16T19:14:20Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
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