Letramento midiático: inserção do diálogo entre texto visual e verbal no ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Maria do Rosário Silva Albuquerque
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Vian Jr, Orlando
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Calidoscópio (Online)
Texto Completo: https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2018.163.03
Resumo: Considerando a necessidade de expandir a visão de letramento tradicional para uma proposta que envolva a integração entre texto visual e verbal, este estudo discute a organização do layout de uma composição visual midiática e sua integração intermodal (texto visual e verbal), com vistas à formação do leitor e do escritor crítico na escola. Como arcabouço teórico, destacamos os estudos de Kress e van Leeuwen (2006), Martin e Rose (2008), Rose e Martin (2012) e Painter et al. (2013). O corpus é formado por web notícia e por textos argumentativos de alunos. A escolha deve-se ao caráter bimodal da notícia, que traz à tona a articulação entre texto verbal e não verbal e os significados construídos pela integração entre imagem e palavras. Os resultados mostram que a organização do layout de uma composição visual midiática e sua integração intermodal contribui para a formação do leitor e do escritor crítico.Palavras-chave: letramento midiático, integração do texto visual/texto verbal, análise do discurso multimodal sistêmico-funcional.
id Unisinos-3_23ff8e999d3dbddcc3f97beef5cbceb5
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/16404
network_acronym_str Unisinos-3
network_name_str Calidoscópio (Online)
repository_id_str
spelling Letramento midiático: inserção do diálogo entre texto visual e verbal no ensino fundamentalMedia literacy: Insertion of the dialogue between visual and verbal texts in fundamental educationConsiderando a necessidade de expandir a visão de letramento tradicional para uma proposta que envolva a integração entre texto visual e verbal, este estudo discute a organização do layout de uma composição visual midiática e sua integração intermodal (texto visual e verbal), com vistas à formação do leitor e do escritor crítico na escola. Como arcabouço teórico, destacamos os estudos de Kress e van Leeuwen (2006), Martin e Rose (2008), Rose e Martin (2012) e Painter et al. (2013). O corpus é formado por web notícia e por textos argumentativos de alunos. A escolha deve-se ao caráter bimodal da notícia, que traz à tona a articulação entre texto verbal e não verbal e os significados construídos pela integração entre imagem e palavras. Os resultados mostram que a organização do layout de uma composição visual midiática e sua integração intermodal contribui para a formação do leitor e do escritor crítico.Palavras-chave: letramento midiático, integração do texto visual/texto verbal, análise do discurso multimodal sistêmico-funcional.Considering the need to expand the traditional literacy vision to a proposal that involves the integration between visual and verbal texts, this study discusses the organization of the layout of a visual composition and its intermodal integration (visual and verbal text) with a view to the education of the reader and the critical writer in the school. As a theoretical framework, we highlight studies by Kress and van Leeuwen (2006), Martin and Rose (2008), Rose and Martin (2012), and Painter et al. (2013). The corpus is formed by web news and argumentative texts of students. The choice is due to the bimodal character of the news, which brings to light the articulation between verbal and non-verbal texts and the meanings constructed by image and word integration. The results show that the organization of the layout of a visual media composition and its intermodal integration contributes to the education of the reader and the critical writer.Keywords: media literacy, visual text/verbal text integration, Systemic- Functional Multimodal Discourse Analysis.Unisinos2018-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2018.163.03Calidoscópio; Vol. 16 No. 3 (2018): September/December; 380-391Calidoscópio; v. 16 n. 3 (2018): Setembro/Dezembro; 380-3912177-6202reponame:Calidoscópio (Online)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:Unisinosporhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2018.163.03/60746809Barbosa, Maria do Rosário Silva AlbuquerqueVian Jr, Orlandoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-04-05T18:52:35Zoai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/16404Revistahttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopioPUBhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/oaicmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br2177-62022177-6202opendoar:2019-04-05T18:52:35Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.none.fl_str_mv Letramento midiático: inserção do diálogo entre texto visual e verbal no ensino fundamental
Media literacy: Insertion of the dialogue between visual and verbal texts in fundamental education
title Letramento midiático: inserção do diálogo entre texto visual e verbal no ensino fundamental
spellingShingle Letramento midiático: inserção do diálogo entre texto visual e verbal no ensino fundamental
Barbosa, Maria do Rosário Silva Albuquerque
title_short Letramento midiático: inserção do diálogo entre texto visual e verbal no ensino fundamental
title_full Letramento midiático: inserção do diálogo entre texto visual e verbal no ensino fundamental
title_fullStr Letramento midiático: inserção do diálogo entre texto visual e verbal no ensino fundamental
title_full_unstemmed Letramento midiático: inserção do diálogo entre texto visual e verbal no ensino fundamental
title_sort Letramento midiático: inserção do diálogo entre texto visual e verbal no ensino fundamental
author Barbosa, Maria do Rosário Silva Albuquerque
author_facet Barbosa, Maria do Rosário Silva Albuquerque
Vian Jr, Orlando
author_role author
author2 Vian Jr, Orlando
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Maria do Rosário Silva Albuquerque
Vian Jr, Orlando
description Considerando a necessidade de expandir a visão de letramento tradicional para uma proposta que envolva a integração entre texto visual e verbal, este estudo discute a organização do layout de uma composição visual midiática e sua integração intermodal (texto visual e verbal), com vistas à formação do leitor e do escritor crítico na escola. Como arcabouço teórico, destacamos os estudos de Kress e van Leeuwen (2006), Martin e Rose (2008), Rose e Martin (2012) e Painter et al. (2013). O corpus é formado por web notícia e por textos argumentativos de alunos. A escolha deve-se ao caráter bimodal da notícia, que traz à tona a articulação entre texto verbal e não verbal e os significados construídos pela integração entre imagem e palavras. Os resultados mostram que a organização do layout de uma composição visual midiática e sua integração intermodal contribui para a formação do leitor e do escritor crítico.Palavras-chave: letramento midiático, integração do texto visual/texto verbal, análise do discurso multimodal sistêmico-funcional.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2018.163.03
url https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2018.163.03
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2018.163.03/60746809
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unisinos
publisher.none.fl_str_mv Unisinos
dc.source.none.fl_str_mv Calidoscópio; Vol. 16 No. 3 (2018): September/December; 380-391
Calidoscópio; v. 16 n. 3 (2018): Setembro/Dezembro; 380-391
2177-6202
reponame:Calidoscópio (Online)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:Unisinos
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str Unisinos
institution Unisinos
reponame_str Calidoscópio (Online)
collection Calidoscópio (Online)
repository.name.fl_str_mv Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv cmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br
_version_ 1792203887285895168