A linguagem como cultura na antropologia norte-americana: três paradigmas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duranti, Alessandro
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Reinhardt, Bruno, Silva, Daniel do Nascimento
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Calidoscópio (Online)
Texto Completo: https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/25663
Resumo: O estudo da linguagem como cultura na antropologia norte-americana reúne um conjunto de práticas diferentes, muitas vezes não inteiramente compatíveis, que podem ser compreendidas por meio da identificação de três paradigmas historicamente relacionados. Enquanto o primeiro paradigma, iniciado por Franz Boas, focava predominantemente na documentação, descrição gramatical e classificação (especialmente das línguas nativas americanas) e estava centrado na relatividade linguística, o segundo paradigma, desenvolvido nos anos 1960, tomou proveito de novas tecnologias de gravação e novos desenvolvimentos teóricos para examinar o uso da linguagem em contexto, introduzindo novas unidades de análise, tais como o evento da fala. Embora fosse considerado parte da antropologia em geral, o segundo paradigma configurou uma distância intelectual em relação ao resto da antropologia. O terceiro paradigma, com seu foco na formação da identidade, narratividade e ideologia, constitui uma nova tentativa de conexão com o resto da antropologia, estendendo os métodos linguísticos ao estudo de usos previamente identificados em outros (sub)campos. Embora cada novo paradigma reduza a influência e o apelo do anterior, os três paradigmas persistem hoje. O confronto de suas diferenças constitui uma contribuição para a disciplina. Palavras-chave: paradigma de pesquisa; história da antropologia nos EUA; linguística antropológica; antropologia linguística.
id Unisinos-3_43d3d689a1ad6c5d88c9b73f9bcf657f
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/25663
network_acronym_str Unisinos-3
network_name_str Calidoscópio (Online)
repository_id_str
spelling A linguagem como cultura na antropologia norte-americana: três paradigmasO estudo da linguagem como cultura na antropologia norte-americana reúne um conjunto de práticas diferentes, muitas vezes não inteiramente compatíveis, que podem ser compreendidas por meio da identificação de três paradigmas historicamente relacionados. Enquanto o primeiro paradigma, iniciado por Franz Boas, focava predominantemente na documentação, descrição gramatical e classificação (especialmente das línguas nativas americanas) e estava centrado na relatividade linguística, o segundo paradigma, desenvolvido nos anos 1960, tomou proveito de novas tecnologias de gravação e novos desenvolvimentos teóricos para examinar o uso da linguagem em contexto, introduzindo novas unidades de análise, tais como o evento da fala. Embora fosse considerado parte da antropologia em geral, o segundo paradigma configurou uma distância intelectual em relação ao resto da antropologia. O terceiro paradigma, com seu foco na formação da identidade, narratividade e ideologia, constitui uma nova tentativa de conexão com o resto da antropologia, estendendo os métodos linguísticos ao estudo de usos previamente identificados em outros (sub)campos. Embora cada novo paradigma reduza a influência e o apelo do anterior, os três paradigmas persistem hoje. O confronto de suas diferenças constitui uma contribuição para a disciplina. Palavras-chave: paradigma de pesquisa; história da antropologia nos EUA; linguística antropológica; antropologia linguística.Unisinos2023-07-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/2566310.4013/cld.2022.203.11Calidoscópio; Vol. 20 No. 3 (2022):  Número Atemático (v. 20, n. 3 - 2022, set/dez) ; 773-808Calidoscópio; v. 20 n. 3 (2022):  Número Atemático (v. 20, n. 3 - 2022, set/dez) ; 773-8082177-6202reponame:Calidoscópio (Online)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:Unisinosporhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/25663/60749613Copyright (c) 2022 Calidoscópioinfo:eu-repo/semantics/openAccessDuranti, AlessandroReinhardt, BrunoSilva, Daniel do Nascimento2023-07-19T23:19:03Zoai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/25663Revistahttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopioPUBhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/oaicmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br2177-62022177-6202opendoar:2023-07-19T23:19:03Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.none.fl_str_mv A linguagem como cultura na antropologia norte-americana: três paradigmas
title A linguagem como cultura na antropologia norte-americana: três paradigmas
spellingShingle A linguagem como cultura na antropologia norte-americana: três paradigmas
Duranti, Alessandro
title_short A linguagem como cultura na antropologia norte-americana: três paradigmas
title_full A linguagem como cultura na antropologia norte-americana: três paradigmas
title_fullStr A linguagem como cultura na antropologia norte-americana: três paradigmas
title_full_unstemmed A linguagem como cultura na antropologia norte-americana: três paradigmas
title_sort A linguagem como cultura na antropologia norte-americana: três paradigmas
author Duranti, Alessandro
author_facet Duranti, Alessandro
Reinhardt, Bruno
Silva, Daniel do Nascimento
author_role author
author2 Reinhardt, Bruno
Silva, Daniel do Nascimento
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Duranti, Alessandro
Reinhardt, Bruno
Silva, Daniel do Nascimento
description O estudo da linguagem como cultura na antropologia norte-americana reúne um conjunto de práticas diferentes, muitas vezes não inteiramente compatíveis, que podem ser compreendidas por meio da identificação de três paradigmas historicamente relacionados. Enquanto o primeiro paradigma, iniciado por Franz Boas, focava predominantemente na documentação, descrição gramatical e classificação (especialmente das línguas nativas americanas) e estava centrado na relatividade linguística, o segundo paradigma, desenvolvido nos anos 1960, tomou proveito de novas tecnologias de gravação e novos desenvolvimentos teóricos para examinar o uso da linguagem em contexto, introduzindo novas unidades de análise, tais como o evento da fala. Embora fosse considerado parte da antropologia em geral, o segundo paradigma configurou uma distância intelectual em relação ao resto da antropologia. O terceiro paradigma, com seu foco na formação da identidade, narratividade e ideologia, constitui uma nova tentativa de conexão com o resto da antropologia, estendendo os métodos linguísticos ao estudo de usos previamente identificados em outros (sub)campos. Embora cada novo paradigma reduza a influência e o apelo do anterior, os três paradigmas persistem hoje. O confronto de suas diferenças constitui uma contribuição para a disciplina. Palavras-chave: paradigma de pesquisa; história da antropologia nos EUA; linguística antropológica; antropologia linguística.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/25663
10.4013/cld.2022.203.11
url https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/25663
identifier_str_mv 10.4013/cld.2022.203.11
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/25663/60749613
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Calidoscópio
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Calidoscópio
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unisinos
publisher.none.fl_str_mv Unisinos
dc.source.none.fl_str_mv Calidoscópio; Vol. 20 No. 3 (2022):  Número Atemático (v. 20, n. 3 - 2022, set/dez) ; 773-808
Calidoscópio; v. 20 n. 3 (2022):  Número Atemático (v. 20, n. 3 - 2022, set/dez) ; 773-808
2177-6202
reponame:Calidoscópio (Online)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:Unisinos
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str Unisinos
institution Unisinos
reponame_str Calidoscópio (Online)
collection Calidoscópio (Online)
repository.name.fl_str_mv Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv cmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br
_version_ 1792203884590006272