“Mas isso não é uma aula de português?!” O ensino da língua na aprendizagem da docência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monguilhott, Isabel de Oliveira e Silva
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Hentz, Maria Izabel de Bortoli
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Calidoscópio (Online)
Texto Completo: https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2020.182.02
Resumo: Neste artigo, coloca-se em evidência o ensino de língua, tanto em termos do fazer teórico, quanto em termos do fazer prático, no estágio supervisionado em Língua Portuguesa, do curso de licenciatura em Letras Português, da Universidade Federal de Santa Catarina. No que se refere ao fazer teórico, discute-se a concepção interacionista/dialógica de sujeito, de aprendizagem e de linguagem que embasam a docência. Já em relação ao fazer prático, analisa-se uma experiência de ensino do gênero reportagem vivenciada na formação inicial de professores no segundo semestre de 2018, representativa do encaminhamento do trabalho realizado nessa etapa formativa, considerando a elaboração de um projeto docente para o trabalho com fala-escuta, leitura-escrita e análise linguística, eixos organizadores do ensino da língua. A análise dessa experiência revela que o fazer teórico e o fazer prático articulam-se e resultam em uma prática pedagógica exitosa.Palavras-chave: estágio curricular supervisionado; ensino de língua portuguesa; fala-escuta, leitura-escrita e análise linguística.
id Unisinos-3_467f31e9ed3ab0e2bffad5aa8c1ebc90
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/20187
network_acronym_str Unisinos-3
network_name_str Calidoscópio (Online)
repository_id_str
spelling “Mas isso não é uma aula de português?!” O ensino da língua na aprendizagem da docênciaNeste artigo, coloca-se em evidência o ensino de língua, tanto em termos do fazer teórico, quanto em termos do fazer prático, no estágio supervisionado em Língua Portuguesa, do curso de licenciatura em Letras Português, da Universidade Federal de Santa Catarina. No que se refere ao fazer teórico, discute-se a concepção interacionista/dialógica de sujeito, de aprendizagem e de linguagem que embasam a docência. Já em relação ao fazer prático, analisa-se uma experiência de ensino do gênero reportagem vivenciada na formação inicial de professores no segundo semestre de 2018, representativa do encaminhamento do trabalho realizado nessa etapa formativa, considerando a elaboração de um projeto docente para o trabalho com fala-escuta, leitura-escrita e análise linguística, eixos organizadores do ensino da língua. A análise dessa experiência revela que o fazer teórico e o fazer prático articulam-se e resultam em uma prática pedagógica exitosa.Palavras-chave: estágio curricular supervisionado; ensino de língua portuguesa; fala-escuta, leitura-escrita e análise linguística.Unisinos2020-06-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2020.182.0210.4013/cld.2020.182.02Calidoscópio; Vol. 18 No. 2 (2020): Maio/Agosto; 271-290Calidoscópio; v. 18 n. 2 (2020): Maio/Agosto; 271-2902177-6202reponame:Calidoscópio (Online)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:Unisinosporhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2020.182.02/60747871Monguilhott, Isabel de Oliveira e SilvaHentz, Maria Izabel de Bortoliinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-12T17:17:35Zoai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/20187Revistahttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopioPUBhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/oaicmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br2177-62022177-6202opendoar:2021-03-12T17:17:35Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.none.fl_str_mv “Mas isso não é uma aula de português?!” O ensino da língua na aprendizagem da docência
title “Mas isso não é uma aula de português?!” O ensino da língua na aprendizagem da docência
spellingShingle “Mas isso não é uma aula de português?!” O ensino da língua na aprendizagem da docência
Monguilhott, Isabel de Oliveira e Silva
title_short “Mas isso não é uma aula de português?!” O ensino da língua na aprendizagem da docência
title_full “Mas isso não é uma aula de português?!” O ensino da língua na aprendizagem da docência
title_fullStr “Mas isso não é uma aula de português?!” O ensino da língua na aprendizagem da docência
title_full_unstemmed “Mas isso não é uma aula de português?!” O ensino da língua na aprendizagem da docência
title_sort “Mas isso não é uma aula de português?!” O ensino da língua na aprendizagem da docência
author Monguilhott, Isabel de Oliveira e Silva
author_facet Monguilhott, Isabel de Oliveira e Silva
Hentz, Maria Izabel de Bortoli
author_role author
author2 Hentz, Maria Izabel de Bortoli
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Monguilhott, Isabel de Oliveira e Silva
Hentz, Maria Izabel de Bortoli
description Neste artigo, coloca-se em evidência o ensino de língua, tanto em termos do fazer teórico, quanto em termos do fazer prático, no estágio supervisionado em Língua Portuguesa, do curso de licenciatura em Letras Português, da Universidade Federal de Santa Catarina. No que se refere ao fazer teórico, discute-se a concepção interacionista/dialógica de sujeito, de aprendizagem e de linguagem que embasam a docência. Já em relação ao fazer prático, analisa-se uma experiência de ensino do gênero reportagem vivenciada na formação inicial de professores no segundo semestre de 2018, representativa do encaminhamento do trabalho realizado nessa etapa formativa, considerando a elaboração de um projeto docente para o trabalho com fala-escuta, leitura-escrita e análise linguística, eixos organizadores do ensino da língua. A análise dessa experiência revela que o fazer teórico e o fazer prático articulam-se e resultam em uma prática pedagógica exitosa.Palavras-chave: estágio curricular supervisionado; ensino de língua portuguesa; fala-escuta, leitura-escrita e análise linguística.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2020.182.02
10.4013/cld.2020.182.02
url https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2020.182.02
identifier_str_mv 10.4013/cld.2020.182.02
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2020.182.02/60747871
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unisinos
publisher.none.fl_str_mv Unisinos
dc.source.none.fl_str_mv Calidoscópio; Vol. 18 No. 2 (2020): Maio/Agosto; 271-290
Calidoscópio; v. 18 n. 2 (2020): Maio/Agosto; 271-290
2177-6202
reponame:Calidoscópio (Online)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:Unisinos
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str Unisinos
institution Unisinos
reponame_str Calidoscópio (Online)
collection Calidoscópio (Online)
repository.name.fl_str_mv Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv cmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br
_version_ 1792203887654993920