Consciência linguística e ecológica: uma análise da Avaliatividade na obra A chave do tamanho, de Monteiro Lobato

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fuzer, Cristiane
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Boer, Noemi, Linck Nilson, Lauren
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Calidoscópio (Online)
Texto Completo: https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/23681
Resumo: O presente estudo propõe um trabalho de desenvolvimento da consciência ecológica por meio da ampliação da consciência linguística que possa fornecer subsídios para introduzir o ensino de códigos e conceitos de Biologia no contexto do Ensino Médio a partir da leitura de uma obra da literatura brasileira. Com base em princípios da Linguística Sistêmico-Funcional (Halliday; Matthiessen, 2014), foram analisados excertos da obra A chave do Tamanho, de Monteiro Lobato, que apresentam palavras-chave referentes a conteúdos de Biologia, com foco em ocorrências de atitude do sistema semântico-discursivo de Avaliatividade (Martin; White, 2005). Com base nos resultados, foram elaboradas questões que se constituem em estratégia motivacional para o ensino de conhecimentos da Biologia. Tal estratégia pode se expandir para diferentes campos de conhecimentos do currículo escolar.   Palavras-chave: linguagem; avaliatividade; ensino; ciências biológicas.
id Unisinos-3_4c791f74dcd79b96034c6dd0f6850991
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/23681
network_acronym_str Unisinos-3
network_name_str Calidoscópio (Online)
repository_id_str
spelling Consciência linguística e ecológica: uma análise da Avaliatividade na obra A chave do tamanho, de Monteiro Lobato O presente estudo propõe um trabalho de desenvolvimento da consciência ecológica por meio da ampliação da consciência linguística que possa fornecer subsídios para introduzir o ensino de códigos e conceitos de Biologia no contexto do Ensino Médio a partir da leitura de uma obra da literatura brasileira. Com base em princípios da Linguística Sistêmico-Funcional (Halliday; Matthiessen, 2014), foram analisados excertos da obra A chave do Tamanho, de Monteiro Lobato, que apresentam palavras-chave referentes a conteúdos de Biologia, com foco em ocorrências de atitude do sistema semântico-discursivo de Avaliatividade (Martin; White, 2005). Com base nos resultados, foram elaboradas questões que se constituem em estratégia motivacional para o ensino de conhecimentos da Biologia. Tal estratégia pode se expandir para diferentes campos de conhecimentos do currículo escolar.   Palavras-chave: linguagem; avaliatividade; ensino; ciências biológicas.The presente study proposes a work to develop ecological consciousness through the expansion of linguistic consciousness that can provide subsidies to introduce the teaching of codes and concepts of Biology in the context of High School from the reading of a Brazilian literature. Based on the principles of Systemic-Functional Linguistics (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014), excerpts of the work A Chave do Tamanho (The Sizing Switch), by Monteiro Lobato, that present keywords referring to Biology contents were analyzed, focusing on occurrences of attitude in the discursive system of the Appraisal (MARTIN; WHITE, 2005). Based on the results, questions that constitute a motivational strategy for teaching Biology knowledge. This strategy can expand to different fields of knowledge in the school curriculum.Unisinos2022-03-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/2368110.4013/cld.2021.194.09Calidoscópio; Vol. 19 No. 4 (2021): Dezembro 2021 - Número Especial ALAB; 553-568Calidoscópio; v. 19 n. 4 (2021): Dezembro 2021 - Número Especial ALAB; 553-5682177-6202reponame:Calidoscópio (Online)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:Unisinosporhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/23681/60748972Copyright (c) 2022 Calidoscópioinfo:eu-repo/semantics/openAccessFuzer, CristianeBoer, NoemiLinck Nilson, Lauren2022-03-24T22:04:13Zoai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/23681Revistahttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopioPUBhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/oaicmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br2177-62022177-6202opendoar:2022-03-24T22:04:13Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.none.fl_str_mv Consciência linguística e ecológica: uma análise da Avaliatividade na obra A chave do tamanho, de Monteiro Lobato
title Consciência linguística e ecológica: uma análise da Avaliatividade na obra A chave do tamanho, de Monteiro Lobato
spellingShingle Consciência linguística e ecológica: uma análise da Avaliatividade na obra A chave do tamanho, de Monteiro Lobato
Fuzer, Cristiane
title_short Consciência linguística e ecológica: uma análise da Avaliatividade na obra A chave do tamanho, de Monteiro Lobato
title_full Consciência linguística e ecológica: uma análise da Avaliatividade na obra A chave do tamanho, de Monteiro Lobato
title_fullStr Consciência linguística e ecológica: uma análise da Avaliatividade na obra A chave do tamanho, de Monteiro Lobato
title_full_unstemmed Consciência linguística e ecológica: uma análise da Avaliatividade na obra A chave do tamanho, de Monteiro Lobato
title_sort Consciência linguística e ecológica: uma análise da Avaliatividade na obra A chave do tamanho, de Monteiro Lobato
author Fuzer, Cristiane
author_facet Fuzer, Cristiane
Boer, Noemi
Linck Nilson, Lauren
author_role author
author2 Boer, Noemi
Linck Nilson, Lauren
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fuzer, Cristiane
Boer, Noemi
Linck Nilson, Lauren
description O presente estudo propõe um trabalho de desenvolvimento da consciência ecológica por meio da ampliação da consciência linguística que possa fornecer subsídios para introduzir o ensino de códigos e conceitos de Biologia no contexto do Ensino Médio a partir da leitura de uma obra da literatura brasileira. Com base em princípios da Linguística Sistêmico-Funcional (Halliday; Matthiessen, 2014), foram analisados excertos da obra A chave do Tamanho, de Monteiro Lobato, que apresentam palavras-chave referentes a conteúdos de Biologia, com foco em ocorrências de atitude do sistema semântico-discursivo de Avaliatividade (Martin; White, 2005). Com base nos resultados, foram elaboradas questões que se constituem em estratégia motivacional para o ensino de conhecimentos da Biologia. Tal estratégia pode se expandir para diferentes campos de conhecimentos do currículo escolar.   Palavras-chave: linguagem; avaliatividade; ensino; ciências biológicas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/23681
10.4013/cld.2021.194.09
url https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/23681
identifier_str_mv 10.4013/cld.2021.194.09
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/23681/60748972
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Calidoscópio
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Calidoscópio
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unisinos
publisher.none.fl_str_mv Unisinos
dc.source.none.fl_str_mv Calidoscópio; Vol. 19 No. 4 (2021): Dezembro 2021 - Número Especial ALAB; 553-568
Calidoscópio; v. 19 n. 4 (2021): Dezembro 2021 - Número Especial ALAB; 553-568
2177-6202
reponame:Calidoscópio (Online)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:Unisinos
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str Unisinos
institution Unisinos
reponame_str Calidoscópio (Online)
collection Calidoscópio (Online)
repository.name.fl_str_mv Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv cmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br
_version_ 1792203887742025728