Crenças e reflexões acerca da aprendizagem de Língua Espanhola por universitários brasileiros em tempos de pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Benck, Gisele
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Rocha Silveira, Mariane, Marques Duarte Filho, Paulo Fernando
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Calidoscópio (Online)
Texto Completo: https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/24365
Resumo: O presente estudo tem como objetivos principais analisar e refletir sobre o ensino e a aprendizagem de espanhol de universitários brasileiros de uma instituição de ensino do interior do estado do Rio Grande do Sul, com professores em formação, em tempos de pandemia. Para tanto, em primeiro lugar, expõe-se um recorte teórico sobre as crenças no ensino e aprendizagem de uma língua estrangeira sob a perspectiva dos autores Barcelos (2004, 2006) e Mukai (2014). Em seguida, trata-se do uso das tecnologias para o ensino de uma língua estrangeira, com o auxílio teórico de Moran (2007), Santaella (2013) e Pozo Municio (2020). Para a obtenção dos dados, os participantes responderam a um questionário no Google Forms, com 32 questões referentes às aulas e às metodologias utilizadas pelas professoras para o ensino de espanhol. Os resultados apontam que, embora prefiram as aulas presenciais, os alunos continuam interessados em aprender o espanhol, mesmo que de maneira on-line. Em contrapartida, reclamam de muitas tarefas para realizarem em casa, o que se torna muito cansativo e dificultoso. Ainda, verifica-se que apesar de ser uma época tecnológica, os alunos, principalmente do interior, encontram dificuldades de conexão e de equipamentos para que possam acompanhar as aulas síncronas. Palavras-chave: Aprendizagem; Espanhol; Pandemia.
id Unisinos-3_53141aef70aec7eb576fe5b27c1f2d56
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/24365
network_acronym_str Unisinos-3
network_name_str Calidoscópio (Online)
repository_id_str
spelling Crenças e reflexões acerca da aprendizagem de Língua Espanhola por universitários brasileiros em tempos de pandemia O presente estudo tem como objetivos principais analisar e refletir sobre o ensino e a aprendizagem de espanhol de universitários brasileiros de uma instituição de ensino do interior do estado do Rio Grande do Sul, com professores em formação, em tempos de pandemia. Para tanto, em primeiro lugar, expõe-se um recorte teórico sobre as crenças no ensino e aprendizagem de uma língua estrangeira sob a perspectiva dos autores Barcelos (2004, 2006) e Mukai (2014). Em seguida, trata-se do uso das tecnologias para o ensino de uma língua estrangeira, com o auxílio teórico de Moran (2007), Santaella (2013) e Pozo Municio (2020). Para a obtenção dos dados, os participantes responderam a um questionário no Google Forms, com 32 questões referentes às aulas e às metodologias utilizadas pelas professoras para o ensino de espanhol. Os resultados apontam que, embora prefiram as aulas presenciais, os alunos continuam interessados em aprender o espanhol, mesmo que de maneira on-line. Em contrapartida, reclamam de muitas tarefas para realizarem em casa, o que se torna muito cansativo e dificultoso. Ainda, verifica-se que apesar de ser uma época tecnológica, os alunos, principalmente do interior, encontram dificuldades de conexão e de equipamentos para que possam acompanhar as aulas síncronas. Palavras-chave: Aprendizagem; Espanhol; Pandemia.This study is aimed at analysing and reflecting upon Spanish learning by Brazilian undergraduate students at an educational institution in inner Rio Grande do Sul, teachers-to-be, during the pandemics. For this purpose, at first we present a theoretical framework on the students’ perceptions and beliefs regarding the teaching and learning of a foreign language from the perspective of Barcelos (2004, 2006) and Mukai (2014). Next, we address the use of technologies to foreign language teaching, drawing on theoretical frameworks by Moran (2007), Santaella (2013) and Pozo Municio (2020). In order to collect data, the students answered a questionnaire on Google Forms with 32 questions regarding lessons and the methodology applied by teachers to the teaching of Spanish. Results show that, although students prefer on-site lessons, they maintain the interest in learning Spanish, even in a synchronous manner, but they complain about many tasks to be performed at home, which turns out to be very exhausting. Therefore, although these are technological times, students, mainly those who live in the countryside, find difficulties with connection and equipment so they can follow synchronous lessons. Unisinos2023-07-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/2436510.4013/cld.2022.203.01Calidoscópio; Vol. 20 No. 3 (2022):  Número Atemático (v. 20, n. 3 - 2022, set/dez) ; 576-596Calidoscópio; v. 20 n. 3 (2022):  Número Atemático (v. 20, n. 3 - 2022, set/dez) ; 576-5962177-6202reponame:Calidoscópio (Online)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:Unisinosporhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/24365/60749603Copyright (c) 2022 Calidoscópioinfo:eu-repo/semantics/openAccessBenck, GiseleRocha Silveira, Mariane Marques Duarte Filho, Paulo Fernando2023-07-19T23:19:06Zoai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/24365Revistahttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopioPUBhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/oaicmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br2177-62022177-6202opendoar:2023-07-19T23:19:06Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.none.fl_str_mv Crenças e reflexões acerca da aprendizagem de Língua Espanhola por universitários brasileiros em tempos de pandemia
title Crenças e reflexões acerca da aprendizagem de Língua Espanhola por universitários brasileiros em tempos de pandemia
spellingShingle Crenças e reflexões acerca da aprendizagem de Língua Espanhola por universitários brasileiros em tempos de pandemia
Benck, Gisele
title_short Crenças e reflexões acerca da aprendizagem de Língua Espanhola por universitários brasileiros em tempos de pandemia
title_full Crenças e reflexões acerca da aprendizagem de Língua Espanhola por universitários brasileiros em tempos de pandemia
title_fullStr Crenças e reflexões acerca da aprendizagem de Língua Espanhola por universitários brasileiros em tempos de pandemia
title_full_unstemmed Crenças e reflexões acerca da aprendizagem de Língua Espanhola por universitários brasileiros em tempos de pandemia
title_sort Crenças e reflexões acerca da aprendizagem de Língua Espanhola por universitários brasileiros em tempos de pandemia
author Benck, Gisele
author_facet Benck, Gisele
Rocha Silveira, Mariane
Marques Duarte Filho, Paulo Fernando
author_role author
author2 Rocha Silveira, Mariane
Marques Duarte Filho, Paulo Fernando
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Benck, Gisele
Rocha Silveira, Mariane
Marques Duarte Filho, Paulo Fernando
description O presente estudo tem como objetivos principais analisar e refletir sobre o ensino e a aprendizagem de espanhol de universitários brasileiros de uma instituição de ensino do interior do estado do Rio Grande do Sul, com professores em formação, em tempos de pandemia. Para tanto, em primeiro lugar, expõe-se um recorte teórico sobre as crenças no ensino e aprendizagem de uma língua estrangeira sob a perspectiva dos autores Barcelos (2004, 2006) e Mukai (2014). Em seguida, trata-se do uso das tecnologias para o ensino de uma língua estrangeira, com o auxílio teórico de Moran (2007), Santaella (2013) e Pozo Municio (2020). Para a obtenção dos dados, os participantes responderam a um questionário no Google Forms, com 32 questões referentes às aulas e às metodologias utilizadas pelas professoras para o ensino de espanhol. Os resultados apontam que, embora prefiram as aulas presenciais, os alunos continuam interessados em aprender o espanhol, mesmo que de maneira on-line. Em contrapartida, reclamam de muitas tarefas para realizarem em casa, o que se torna muito cansativo e dificultoso. Ainda, verifica-se que apesar de ser uma época tecnológica, os alunos, principalmente do interior, encontram dificuldades de conexão e de equipamentos para que possam acompanhar as aulas síncronas. Palavras-chave: Aprendizagem; Espanhol; Pandemia.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/24365
10.4013/cld.2022.203.01
url https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/24365
identifier_str_mv 10.4013/cld.2022.203.01
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/24365/60749603
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Calidoscópio
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Calidoscópio
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unisinos
publisher.none.fl_str_mv Unisinos
dc.source.none.fl_str_mv Calidoscópio; Vol. 20 No. 3 (2022):  Número Atemático (v. 20, n. 3 - 2022, set/dez) ; 576-596
Calidoscópio; v. 20 n. 3 (2022):  Número Atemático (v. 20, n. 3 - 2022, set/dez) ; 576-596
2177-6202
reponame:Calidoscópio (Online)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:Unisinos
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str Unisinos
institution Unisinos
reponame_str Calidoscópio (Online)
collection Calidoscópio (Online)
repository.name.fl_str_mv Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv cmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br
_version_ 1792203884513460224