Crenças e reflexões acerca da aprendizagem de Língua Espanhola por universitários brasileiros em tempos de pandemia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Calidoscópio (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/24365 |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivos principais analisar e refletir sobre o ensino e a aprendizagem de espanhol de universitários brasileiros de uma instituição de ensino do interior do estado do Rio Grande do Sul, com professores em formação, em tempos de pandemia. Para tanto, em primeiro lugar, expõe-se um recorte teórico sobre as crenças no ensino e aprendizagem de uma língua estrangeira sob a perspectiva dos autores Barcelos (2004, 2006) e Mukai (2014). Em seguida, trata-se do uso das tecnologias para o ensino de uma língua estrangeira, com o auxílio teórico de Moran (2007), Santaella (2013) e Pozo Municio (2020). Para a obtenção dos dados, os participantes responderam a um questionário no Google Forms, com 32 questões referentes às aulas e às metodologias utilizadas pelas professoras para o ensino de espanhol. Os resultados apontam que, embora prefiram as aulas presenciais, os alunos continuam interessados em aprender o espanhol, mesmo que de maneira on-line. Em contrapartida, reclamam de muitas tarefas para realizarem em casa, o que se torna muito cansativo e dificultoso. Ainda, verifica-se que apesar de ser uma época tecnológica, os alunos, principalmente do interior, encontram dificuldades de conexão e de equipamentos para que possam acompanhar as aulas síncronas. Palavras-chave: Aprendizagem; Espanhol; Pandemia. |
id |
Unisinos-3_53141aef70aec7eb576fe5b27c1f2d56 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/24365 |
network_acronym_str |
Unisinos-3 |
network_name_str |
Calidoscópio (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Crenças e reflexões acerca da aprendizagem de Língua Espanhola por universitários brasileiros em tempos de pandemia O presente estudo tem como objetivos principais analisar e refletir sobre o ensino e a aprendizagem de espanhol de universitários brasileiros de uma instituição de ensino do interior do estado do Rio Grande do Sul, com professores em formação, em tempos de pandemia. Para tanto, em primeiro lugar, expõe-se um recorte teórico sobre as crenças no ensino e aprendizagem de uma língua estrangeira sob a perspectiva dos autores Barcelos (2004, 2006) e Mukai (2014). Em seguida, trata-se do uso das tecnologias para o ensino de uma língua estrangeira, com o auxílio teórico de Moran (2007), Santaella (2013) e Pozo Municio (2020). Para a obtenção dos dados, os participantes responderam a um questionário no Google Forms, com 32 questões referentes às aulas e às metodologias utilizadas pelas professoras para o ensino de espanhol. Os resultados apontam que, embora prefiram as aulas presenciais, os alunos continuam interessados em aprender o espanhol, mesmo que de maneira on-line. Em contrapartida, reclamam de muitas tarefas para realizarem em casa, o que se torna muito cansativo e dificultoso. Ainda, verifica-se que apesar de ser uma época tecnológica, os alunos, principalmente do interior, encontram dificuldades de conexão e de equipamentos para que possam acompanhar as aulas síncronas. Palavras-chave: Aprendizagem; Espanhol; Pandemia.This study is aimed at analysing and reflecting upon Spanish learning by Brazilian undergraduate students at an educational institution in inner Rio Grande do Sul, teachers-to-be, during the pandemics. For this purpose, at first we present a theoretical framework on the students’ perceptions and beliefs regarding the teaching and learning of a foreign language from the perspective of Barcelos (2004, 2006) and Mukai (2014). Next, we address the use of technologies to foreign language teaching, drawing on theoretical frameworks by Moran (2007), Santaella (2013) and Pozo Municio (2020). In order to collect data, the students answered a questionnaire on Google Forms with 32 questions regarding lessons and the methodology applied by teachers to the teaching of Spanish. Results show that, although students prefer on-site lessons, they maintain the interest in learning Spanish, even in a synchronous manner, but they complain about many tasks to be performed at home, which turns out to be very exhausting. Therefore, although these are technological times, students, mainly those who live in the countryside, find difficulties with connection and equipment so they can follow synchronous lessons. Unisinos2023-07-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/2436510.4013/cld.2022.203.01Calidoscópio; Vol. 20 No. 3 (2022): Número Atemático (v. 20, n. 3 - 2022, set/dez) ; 576-596Calidoscópio; v. 20 n. 3 (2022): Número Atemático (v. 20, n. 3 - 2022, set/dez) ; 576-5962177-6202reponame:Calidoscópio (Online)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:Unisinosporhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/24365/60749603Copyright (c) 2022 Calidoscópioinfo:eu-repo/semantics/openAccessBenck, GiseleRocha Silveira, Mariane Marques Duarte Filho, Paulo Fernando2023-07-19T23:19:06Zoai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/24365Revistahttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopioPUBhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/oaicmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br2177-62022177-6202opendoar:2023-07-19T23:19:06Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Crenças e reflexões acerca da aprendizagem de Língua Espanhola por universitários brasileiros em tempos de pandemia |
title |
Crenças e reflexões acerca da aprendizagem de Língua Espanhola por universitários brasileiros em tempos de pandemia |
spellingShingle |
Crenças e reflexões acerca da aprendizagem de Língua Espanhola por universitários brasileiros em tempos de pandemia Benck, Gisele |
title_short |
Crenças e reflexões acerca da aprendizagem de Língua Espanhola por universitários brasileiros em tempos de pandemia |
title_full |
Crenças e reflexões acerca da aprendizagem de Língua Espanhola por universitários brasileiros em tempos de pandemia |
title_fullStr |
Crenças e reflexões acerca da aprendizagem de Língua Espanhola por universitários brasileiros em tempos de pandemia |
title_full_unstemmed |
Crenças e reflexões acerca da aprendizagem de Língua Espanhola por universitários brasileiros em tempos de pandemia |
title_sort |
Crenças e reflexões acerca da aprendizagem de Língua Espanhola por universitários brasileiros em tempos de pandemia |
author |
Benck, Gisele |
author_facet |
Benck, Gisele Rocha Silveira, Mariane Marques Duarte Filho, Paulo Fernando |
author_role |
author |
author2 |
Rocha Silveira, Mariane Marques Duarte Filho, Paulo Fernando |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Benck, Gisele Rocha Silveira, Mariane Marques Duarte Filho, Paulo Fernando |
description |
O presente estudo tem como objetivos principais analisar e refletir sobre o ensino e a aprendizagem de espanhol de universitários brasileiros de uma instituição de ensino do interior do estado do Rio Grande do Sul, com professores em formação, em tempos de pandemia. Para tanto, em primeiro lugar, expõe-se um recorte teórico sobre as crenças no ensino e aprendizagem de uma língua estrangeira sob a perspectiva dos autores Barcelos (2004, 2006) e Mukai (2014). Em seguida, trata-se do uso das tecnologias para o ensino de uma língua estrangeira, com o auxílio teórico de Moran (2007), Santaella (2013) e Pozo Municio (2020). Para a obtenção dos dados, os participantes responderam a um questionário no Google Forms, com 32 questões referentes às aulas e às metodologias utilizadas pelas professoras para o ensino de espanhol. Os resultados apontam que, embora prefiram as aulas presenciais, os alunos continuam interessados em aprender o espanhol, mesmo que de maneira on-line. Em contrapartida, reclamam de muitas tarefas para realizarem em casa, o que se torna muito cansativo e dificultoso. Ainda, verifica-se que apesar de ser uma época tecnológica, os alunos, principalmente do interior, encontram dificuldades de conexão e de equipamentos para que possam acompanhar as aulas síncronas. Palavras-chave: Aprendizagem; Espanhol; Pandemia. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/24365 10.4013/cld.2022.203.01 |
url |
https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/24365 |
identifier_str_mv |
10.4013/cld.2022.203.01 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/24365/60749603 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Calidoscópio info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Calidoscópio |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unisinos |
publisher.none.fl_str_mv |
Unisinos |
dc.source.none.fl_str_mv |
Calidoscópio; Vol. 20 No. 3 (2022): Número Atemático (v. 20, n. 3 - 2022, set/dez) ; 576-596 Calidoscópio; v. 20 n. 3 (2022): Número Atemático (v. 20, n. 3 - 2022, set/dez) ; 576-596 2177-6202 reponame:Calidoscópio (Online) instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) instacron:Unisinos |
instname_str |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
instacron_str |
Unisinos |
institution |
Unisinos |
reponame_str |
Calidoscópio (Online) |
collection |
Calidoscópio (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
cmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br |
_version_ |
1792203884513460224 |