Perguntas de leitura e o princípio temático em crônica: proposta de ordenação e sequenciação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fuza, Ângela Francine
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Menegassi, Renilson José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Calidoscópio (Online)
Texto Completo: https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2018.161.04
Resumo: Este estudo objetiva elaborar uma proposta teórico-metodológica de ordenação e sequenciação de perguntas de leitura voltada ao gênero crônica, empregado no ensino fundamental, a partir do princípio temático oriundo das proposições do Círculo de Bakhtin, a contribuir para os estudos sobre o ensino e aprendizagem de língua materna escrita, tanto nas habilidades de leitura quanto em produção textual escrita. Assim, centraliza-se nas perspectivas sobre leitura, com ênfase nos estudos da Linguística Aplicada e da prática de ordenação e de sequenciação de leitura, que destacam a relevância dessa proposta como parte do processo de desenvolvimento do aluno, como leitor na escola. Para a elaboração da proposta, são considerados os seguintes passos: (1) o levantamento das ideias principais do texto; (2) a elaboração de um texto, a partir dessas ideias; (3) a confecção de perguntas de leitura a partir das ideias elencadas; (4) a produção pelo aluno-leitor de um texto como réplica/contrapalavra a partir das respostas às perguntas. Os resultados, em relação à proposta de ordenação e de sequenciação de perguntas, apontam: (1) a identificação de ideias principais ligadas ao texto; (2) o posicionamento diante da temática do texto; (3) a produção de texto como réplica/contrapalavra como consequência de todo o processo.Palavras-chave: ordenação, sequenciação, perguntas de leitura, temática, crônica.
id Unisinos-3_56c2ca7e2b6bbc8611beef70f8d1fbdd
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/14486
network_acronym_str Unisinos-3
network_name_str Calidoscópio (Online)
repository_id_str
spelling Perguntas de leitura e o princípio temático em crônica: proposta de ordenação e sequenciaçãoThematic principle and questions for the reading of chronicles: A proposal of ordering and sequencingEste estudo objetiva elaborar uma proposta teórico-metodológica de ordenação e sequenciação de perguntas de leitura voltada ao gênero crônica, empregado no ensino fundamental, a partir do princípio temático oriundo das proposições do Círculo de Bakhtin, a contribuir para os estudos sobre o ensino e aprendizagem de língua materna escrita, tanto nas habilidades de leitura quanto em produção textual escrita. Assim, centraliza-se nas perspectivas sobre leitura, com ênfase nos estudos da Linguística Aplicada e da prática de ordenação e de sequenciação de leitura, que destacam a relevância dessa proposta como parte do processo de desenvolvimento do aluno, como leitor na escola. Para a elaboração da proposta, são considerados os seguintes passos: (1) o levantamento das ideias principais do texto; (2) a elaboração de um texto, a partir dessas ideias; (3) a confecção de perguntas de leitura a partir das ideias elencadas; (4) a produção pelo aluno-leitor de um texto como réplica/contrapalavra a partir das respostas às perguntas. Os resultados, em relação à proposta de ordenação e de sequenciação de perguntas, apontam: (1) a identificação de ideias principais ligadas ao texto; (2) o posicionamento diante da temática do texto; (3) a produção de texto como réplica/contrapalavra como consequência de todo o processo.Palavras-chave: ordenação, sequenciação, perguntas de leitura, temática, crônica.The present study aims at putting forward a theoretical-methodological proposal of ordering and sequencing of questions for the reading of the text genre Chronicle, with the latter being adopted in Middle School. The study is based on the notion of the thematic principle advocated by The Bakhtin Circle. It has been conducted with a view to contribute to research on written first language teaching and learning processes, not only in terms of reading skills, but also regarding written production. To this end, it focuses on views about reading, particularly with emphasis on Applied Linguistics and the practice of ordering and sequencing of reading, both of which highlight the relevance of such a proposal as constituent of the process of student development as reader in school. The following steps are taken into account for the making of such a proposal: (1) scrutinizing the main ideas of the text; (2) writing a text on the basis of such ideas; (3) setting reading questions also on the basis of the selected ideas; (4) having the student-reader to write a text as rebuttal/counterword on the basis of answers given to the questions. The outcomes of the proposal of ordering and sequencing of questions reveal: (1) identifying the main ideas relative to the text; (2) taking a stand as regards text theme; (3) producing a text as rebuttal/counterword as consequence of the whole process.Keywords: ordering, sequencing, reading questions, theme, chronicle.Unisinos2018-05-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2018.161.04Calidoscópio; Vol. 16 No. 1 (2018): January/April; 33-47Calidoscópio; v. 16 n. 1 (2018): Janeiro/Abril; 33-472177-6202reponame:Calidoscópio (Online)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:Unisinosporhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2018.161.04/60746152Fuza, Ângela FrancineMenegassi, Renilson Joséinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-05-04T18:39:44Zoai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/14486Revistahttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopioPUBhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/oaicmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br2177-62022177-6202opendoar:2018-05-04T18:39:44Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.none.fl_str_mv Perguntas de leitura e o princípio temático em crônica: proposta de ordenação e sequenciação
Thematic principle and questions for the reading of chronicles: A proposal of ordering and sequencing
title Perguntas de leitura e o princípio temático em crônica: proposta de ordenação e sequenciação
spellingShingle Perguntas de leitura e o princípio temático em crônica: proposta de ordenação e sequenciação
Fuza, Ângela Francine
title_short Perguntas de leitura e o princípio temático em crônica: proposta de ordenação e sequenciação
title_full Perguntas de leitura e o princípio temático em crônica: proposta de ordenação e sequenciação
title_fullStr Perguntas de leitura e o princípio temático em crônica: proposta de ordenação e sequenciação
title_full_unstemmed Perguntas de leitura e o princípio temático em crônica: proposta de ordenação e sequenciação
title_sort Perguntas de leitura e o princípio temático em crônica: proposta de ordenação e sequenciação
author Fuza, Ângela Francine
author_facet Fuza, Ângela Francine
Menegassi, Renilson José
author_role author
author2 Menegassi, Renilson José
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fuza, Ângela Francine
Menegassi, Renilson José
description Este estudo objetiva elaborar uma proposta teórico-metodológica de ordenação e sequenciação de perguntas de leitura voltada ao gênero crônica, empregado no ensino fundamental, a partir do princípio temático oriundo das proposições do Círculo de Bakhtin, a contribuir para os estudos sobre o ensino e aprendizagem de língua materna escrita, tanto nas habilidades de leitura quanto em produção textual escrita. Assim, centraliza-se nas perspectivas sobre leitura, com ênfase nos estudos da Linguística Aplicada e da prática de ordenação e de sequenciação de leitura, que destacam a relevância dessa proposta como parte do processo de desenvolvimento do aluno, como leitor na escola. Para a elaboração da proposta, são considerados os seguintes passos: (1) o levantamento das ideias principais do texto; (2) a elaboração de um texto, a partir dessas ideias; (3) a confecção de perguntas de leitura a partir das ideias elencadas; (4) a produção pelo aluno-leitor de um texto como réplica/contrapalavra a partir das respostas às perguntas. Os resultados, em relação à proposta de ordenação e de sequenciação de perguntas, apontam: (1) a identificação de ideias principais ligadas ao texto; (2) o posicionamento diante da temática do texto; (3) a produção de texto como réplica/contrapalavra como consequência de todo o processo.Palavras-chave: ordenação, sequenciação, perguntas de leitura, temática, crônica.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2018.161.04
url https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2018.161.04
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2018.161.04/60746152
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unisinos
publisher.none.fl_str_mv Unisinos
dc.source.none.fl_str_mv Calidoscópio; Vol. 16 No. 1 (2018): January/April; 33-47
Calidoscópio; v. 16 n. 1 (2018): Janeiro/Abril; 33-47
2177-6202
reponame:Calidoscópio (Online)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:Unisinos
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str Unisinos
institution Unisinos
reponame_str Calidoscópio (Online)
collection Calidoscópio (Online)
repository.name.fl_str_mv Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv cmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br
_version_ 1792203887218786304