Perguntas de leitura e o princípio temático em crônica: proposta de ordenação e sequenciação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Calidoscópio (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2018.161.04 |
Resumo: | Este estudo objetiva elaborar uma proposta teórico-metodológica de ordenação e sequenciação de perguntas de leitura voltada ao gênero crônica, empregado no ensino fundamental, a partir do princípio temático oriundo das proposições do Círculo de Bakhtin, a contribuir para os estudos sobre o ensino e aprendizagem de língua materna escrita, tanto nas habilidades de leitura quanto em produção textual escrita. Assim, centraliza-se nas perspectivas sobre leitura, com ênfase nos estudos da Linguística Aplicada e da prática de ordenação e de sequenciação de leitura, que destacam a relevância dessa proposta como parte do processo de desenvolvimento do aluno, como leitor na escola. Para a elaboração da proposta, são considerados os seguintes passos: (1) o levantamento das ideias principais do texto; (2) a elaboração de um texto, a partir dessas ideias; (3) a confecção de perguntas de leitura a partir das ideias elencadas; (4) a produção pelo aluno-leitor de um texto como réplica/contrapalavra a partir das respostas às perguntas. Os resultados, em relação à proposta de ordenação e de sequenciação de perguntas, apontam: (1) a identificação de ideias principais ligadas ao texto; (2) o posicionamento diante da temática do texto; (3) a produção de texto como réplica/contrapalavra como consequência de todo o processo.Palavras-chave: ordenação, sequenciação, perguntas de leitura, temática, crônica. |
id |
Unisinos-3_56c2ca7e2b6bbc8611beef70f8d1fbdd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/14486 |
network_acronym_str |
Unisinos-3 |
network_name_str |
Calidoscópio (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Perguntas de leitura e o princípio temático em crônica: proposta de ordenação e sequenciaçãoThematic principle and questions for the reading of chronicles: A proposal of ordering and sequencingEste estudo objetiva elaborar uma proposta teórico-metodológica de ordenação e sequenciação de perguntas de leitura voltada ao gênero crônica, empregado no ensino fundamental, a partir do princípio temático oriundo das proposições do Círculo de Bakhtin, a contribuir para os estudos sobre o ensino e aprendizagem de língua materna escrita, tanto nas habilidades de leitura quanto em produção textual escrita. Assim, centraliza-se nas perspectivas sobre leitura, com ênfase nos estudos da Linguística Aplicada e da prática de ordenação e de sequenciação de leitura, que destacam a relevância dessa proposta como parte do processo de desenvolvimento do aluno, como leitor na escola. Para a elaboração da proposta, são considerados os seguintes passos: (1) o levantamento das ideias principais do texto; (2) a elaboração de um texto, a partir dessas ideias; (3) a confecção de perguntas de leitura a partir das ideias elencadas; (4) a produção pelo aluno-leitor de um texto como réplica/contrapalavra a partir das respostas às perguntas. Os resultados, em relação à proposta de ordenação e de sequenciação de perguntas, apontam: (1) a identificação de ideias principais ligadas ao texto; (2) o posicionamento diante da temática do texto; (3) a produção de texto como réplica/contrapalavra como consequência de todo o processo.Palavras-chave: ordenação, sequenciação, perguntas de leitura, temática, crônica.The present study aims at putting forward a theoretical-methodological proposal of ordering and sequencing of questions for the reading of the text genre Chronicle, with the latter being adopted in Middle School. The study is based on the notion of the thematic principle advocated by The Bakhtin Circle. It has been conducted with a view to contribute to research on written first language teaching and learning processes, not only in terms of reading skills, but also regarding written production. To this end, it focuses on views about reading, particularly with emphasis on Applied Linguistics and the practice of ordering and sequencing of reading, both of which highlight the relevance of such a proposal as constituent of the process of student development as reader in school. The following steps are taken into account for the making of such a proposal: (1) scrutinizing the main ideas of the text; (2) writing a text on the basis of such ideas; (3) setting reading questions also on the basis of the selected ideas; (4) having the student-reader to write a text as rebuttal/counterword on the basis of answers given to the questions. The outcomes of the proposal of ordering and sequencing of questions reveal: (1) identifying the main ideas relative to the text; (2) taking a stand as regards text theme; (3) producing a text as rebuttal/counterword as consequence of the whole process.Keywords: ordering, sequencing, reading questions, theme, chronicle.Unisinos2018-05-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2018.161.04Calidoscópio; Vol. 16 No. 1 (2018): January/April; 33-47Calidoscópio; v. 16 n. 1 (2018): Janeiro/Abril; 33-472177-6202reponame:Calidoscópio (Online)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:Unisinosporhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2018.161.04/60746152Fuza, Ângela FrancineMenegassi, Renilson Joséinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-05-04T18:39:44Zoai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/14486Revistahttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopioPUBhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/oaicmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br2177-62022177-6202opendoar:2018-05-04T18:39:44Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perguntas de leitura e o princípio temático em crônica: proposta de ordenação e sequenciação Thematic principle and questions for the reading of chronicles: A proposal of ordering and sequencing |
title |
Perguntas de leitura e o princípio temático em crônica: proposta de ordenação e sequenciação |
spellingShingle |
Perguntas de leitura e o princípio temático em crônica: proposta de ordenação e sequenciação Fuza, Ângela Francine |
title_short |
Perguntas de leitura e o princípio temático em crônica: proposta de ordenação e sequenciação |
title_full |
Perguntas de leitura e o princípio temático em crônica: proposta de ordenação e sequenciação |
title_fullStr |
Perguntas de leitura e o princípio temático em crônica: proposta de ordenação e sequenciação |
title_full_unstemmed |
Perguntas de leitura e o princípio temático em crônica: proposta de ordenação e sequenciação |
title_sort |
Perguntas de leitura e o princípio temático em crônica: proposta de ordenação e sequenciação |
author |
Fuza, Ângela Francine |
author_facet |
Fuza, Ângela Francine Menegassi, Renilson José |
author_role |
author |
author2 |
Menegassi, Renilson José |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fuza, Ângela Francine Menegassi, Renilson José |
description |
Este estudo objetiva elaborar uma proposta teórico-metodológica de ordenação e sequenciação de perguntas de leitura voltada ao gênero crônica, empregado no ensino fundamental, a partir do princípio temático oriundo das proposições do Círculo de Bakhtin, a contribuir para os estudos sobre o ensino e aprendizagem de língua materna escrita, tanto nas habilidades de leitura quanto em produção textual escrita. Assim, centraliza-se nas perspectivas sobre leitura, com ênfase nos estudos da Linguística Aplicada e da prática de ordenação e de sequenciação de leitura, que destacam a relevância dessa proposta como parte do processo de desenvolvimento do aluno, como leitor na escola. Para a elaboração da proposta, são considerados os seguintes passos: (1) o levantamento das ideias principais do texto; (2) a elaboração de um texto, a partir dessas ideias; (3) a confecção de perguntas de leitura a partir das ideias elencadas; (4) a produção pelo aluno-leitor de um texto como réplica/contrapalavra a partir das respostas às perguntas. Os resultados, em relação à proposta de ordenação e de sequenciação de perguntas, apontam: (1) a identificação de ideias principais ligadas ao texto; (2) o posicionamento diante da temática do texto; (3) a produção de texto como réplica/contrapalavra como consequência de todo o processo.Palavras-chave: ordenação, sequenciação, perguntas de leitura, temática, crônica. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-05-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2018.161.04 |
url |
https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2018.161.04 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2018.161.04/60746152 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unisinos |
publisher.none.fl_str_mv |
Unisinos |
dc.source.none.fl_str_mv |
Calidoscópio; Vol. 16 No. 1 (2018): January/April; 33-47 Calidoscópio; v. 16 n. 1 (2018): Janeiro/Abril; 33-47 2177-6202 reponame:Calidoscópio (Online) instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) instacron:Unisinos |
instname_str |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
instacron_str |
Unisinos |
institution |
Unisinos |
reponame_str |
Calidoscópio (Online) |
collection |
Calidoscópio (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
cmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br |
_version_ |
1792203887218786304 |