Responsividade e dialogicidade na interação com os saberes em projetos de ensino no espaço de formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Maria Angela Paulino Teixeira
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Alves Assis, Juliana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Calidoscópio (Online)
DOI: 10.4013/cld.2023.211.10
Texto Completo: https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/25645
Resumo: Assumindo os subsídios teóricos e metodológicos do interacionismo sociodiscursivo, à luz de estudos sobre gêneros de discurso como possibilidade de instrumentalização e de participação dos sujeitos nas esferas de atividades, neste artigo, de forma a contribuir para as reflexões sobre as práticas formativas, tomadas a partir das interações entre os objetos do conhecimento do campo da linguagem e os modos de didatização desses objetos, objetivamos analisar movimentos apreendidos na interlocução entre os sujeitos diretamente implicados na prática de estágio (estagiário, professora orientadora na universidade e professores supervisores em campo), ao longo de um semestre. Partimos do pressuposto de que o processo formativo, na/pela mediação do gênero projeto de ensino, permite entrever a dinâmica da constituição do futuro docente, isto é, o que se revela e se refrata pela própria constituição sígnica possibilitada pelo gênero. Os dados (versões de projetos de ensino de uma universidade mineira), analisados sob uma perspectiva metodológica de cunho qualitativo e interpretativista, apontam para um processo formativo e profissional marcado por vozes múltiplas e heterogêneas que são mobilizadas em ações responsivas e dialógicas possibilitadas pelo gênero acadêmico em questão.  Palavras-chave: Saberes; Práticas de formação; Discurso acadêmico.
id Unisinos-3_56c2f22027346bd52a41e0ec0175ef98
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/25645
network_acronym_str Unisinos-3
network_name_str Calidoscópio (Online)
spelling Responsividade e dialogicidade na interação com os saberes em projetos de ensino no espaço de formaçãoKnowledges; Training practices; Academic discourse.Assumindo os subsídios teóricos e metodológicos do interacionismo sociodiscursivo, à luz de estudos sobre gêneros de discurso como possibilidade de instrumentalização e de participação dos sujeitos nas esferas de atividades, neste artigo, de forma a contribuir para as reflexões sobre as práticas formativas, tomadas a partir das interações entre os objetos do conhecimento do campo da linguagem e os modos de didatização desses objetos, objetivamos analisar movimentos apreendidos na interlocução entre os sujeitos diretamente implicados na prática de estágio (estagiário, professora orientadora na universidade e professores supervisores em campo), ao longo de um semestre. Partimos do pressuposto de que o processo formativo, na/pela mediação do gênero projeto de ensino, permite entrever a dinâmica da constituição do futuro docente, isto é, o que se revela e se refrata pela própria constituição sígnica possibilitada pelo gênero. Os dados (versões de projetos de ensino de uma universidade mineira), analisados sob uma perspectiva metodológica de cunho qualitativo e interpretativista, apontam para um processo formativo e profissional marcado por vozes múltiplas e heterogêneas que são mobilizadas em ações responsivas e dialógicas possibilitadas pelo gênero acadêmico em questão.  Palavras-chave: Saberes; Práticas de formação; Discurso acadêmico.Assuming the theoretical and methodological subsidies of sociodiscursive interactionism, in light of studies on genres of discourse as a possibility of instrumentalization and participation of subjects in the fields of activities, in this article, in order to contribute to the reflections on the training practices, taken from the interactions between the objects of knowledge in the field of language and the ways of teaching these objects, we aim to analyze movements attained in the interlocution between the subjects directly involved in the internship practice (intern, supervising professor at the university and supervising professors in the field), throughout one semester. We work off the assumption that the training process, in/through the mediation of the teaching project genre, allows us to glimpse the dynamics of the future teacher's constitution, that is, what is revealed and refracted by the genre's own signical constitution. The data (versions of teaching projects from a university in Minas Gerais), analyzed under a methodological perspective of qualitative and interpretativist nature, point to a training and professional process marked by multiple and heterogeneous voices that are mobilized in responsive and dialogic actions made possible by the academic genre in question.Unisinos2023-07-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/2564510.4013/cld.2023.211.10Calidoscópio; Vol. 21 No. 1 (2023): Número Temático em homenagem a Joaquim Dolz (v. 21, n. 1 - 2023, jan-abr); 179-196Calidoscópio; v. 21 n. 1 (2023): Número Temático em homenagem a Joaquim Dolz (v. 21, n. 1 - 2023, jan-abr); 179-1962177-6202reponame:Calidoscópio (Online)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:Unisinosporhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/25645/60749599Copyright (c) 2022 Calidoscópioinfo:eu-repo/semantics/openAccessLopes, Maria Angela Paulino TeixeiraAlves Assis, Juliana2023-07-21T22:23:00Zoai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/25645Revistahttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopioPUBhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/oaicmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br2177-62022177-6202opendoar:2023-07-21T22:23Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.none.fl_str_mv Responsividade e dialogicidade na interação com os saberes em projetos de ensino no espaço de formação
title Responsividade e dialogicidade na interação com os saberes em projetos de ensino no espaço de formação
spellingShingle Responsividade e dialogicidade na interação com os saberes em projetos de ensino no espaço de formação
Responsividade e dialogicidade na interação com os saberes em projetos de ensino no espaço de formação
Lopes, Maria Angela Paulino Teixeira
Knowledges; Training practices; Academic discourse.
Lopes, Maria Angela Paulino Teixeira
Knowledges; Training practices; Academic discourse.
title_short Responsividade e dialogicidade na interação com os saberes em projetos de ensino no espaço de formação
title_full Responsividade e dialogicidade na interação com os saberes em projetos de ensino no espaço de formação
title_fullStr Responsividade e dialogicidade na interação com os saberes em projetos de ensino no espaço de formação
Responsividade e dialogicidade na interação com os saberes em projetos de ensino no espaço de formação
title_full_unstemmed Responsividade e dialogicidade na interação com os saberes em projetos de ensino no espaço de formação
Responsividade e dialogicidade na interação com os saberes em projetos de ensino no espaço de formação
title_sort Responsividade e dialogicidade na interação com os saberes em projetos de ensino no espaço de formação
author Lopes, Maria Angela Paulino Teixeira
author_facet Lopes, Maria Angela Paulino Teixeira
Lopes, Maria Angela Paulino Teixeira
Alves Assis, Juliana
Alves Assis, Juliana
author_role author
author2 Alves Assis, Juliana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Maria Angela Paulino Teixeira
Alves Assis, Juliana
dc.subject.por.fl_str_mv Knowledges; Training practices; Academic discourse.
topic Knowledges; Training practices; Academic discourse.
description Assumindo os subsídios teóricos e metodológicos do interacionismo sociodiscursivo, à luz de estudos sobre gêneros de discurso como possibilidade de instrumentalização e de participação dos sujeitos nas esferas de atividades, neste artigo, de forma a contribuir para as reflexões sobre as práticas formativas, tomadas a partir das interações entre os objetos do conhecimento do campo da linguagem e os modos de didatização desses objetos, objetivamos analisar movimentos apreendidos na interlocução entre os sujeitos diretamente implicados na prática de estágio (estagiário, professora orientadora na universidade e professores supervisores em campo), ao longo de um semestre. Partimos do pressuposto de que o processo formativo, na/pela mediação do gênero projeto de ensino, permite entrever a dinâmica da constituição do futuro docente, isto é, o que se revela e se refrata pela própria constituição sígnica possibilitada pelo gênero. Os dados (versões de projetos de ensino de uma universidade mineira), analisados sob uma perspectiva metodológica de cunho qualitativo e interpretativista, apontam para um processo formativo e profissional marcado por vozes múltiplas e heterogêneas que são mobilizadas em ações responsivas e dialógicas possibilitadas pelo gênero acadêmico em questão.  Palavras-chave: Saberes; Práticas de formação; Discurso acadêmico.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/25645
10.4013/cld.2023.211.10
url https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/25645
identifier_str_mv 10.4013/cld.2023.211.10
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/25645/60749599
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Calidoscópio
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Calidoscópio
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unisinos
publisher.none.fl_str_mv Unisinos
dc.source.none.fl_str_mv Calidoscópio; Vol. 21 No. 1 (2023): Número Temático em homenagem a Joaquim Dolz (v. 21, n. 1 - 2023, jan-abr); 179-196
Calidoscópio; v. 21 n. 1 (2023): Número Temático em homenagem a Joaquim Dolz (v. 21, n. 1 - 2023, jan-abr); 179-196
2177-6202
reponame:Calidoscópio (Online)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:Unisinos
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str Unisinos
institution Unisinos
reponame_str Calidoscópio (Online)
collection Calidoscópio (Online)
repository.name.fl_str_mv Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv cmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br
_version_ 1822179426899591168
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.4013/cld.2023.211.10