Responsividade e dialogicidade na interação com os saberes em projetos de ensino no espaço de formação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Calidoscópio (Online) |
DOI: | 10.4013/cld.2023.211.10 |
Texto Completo: | https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/25645 |
Resumo: | Assumindo os subsídios teóricos e metodológicos do interacionismo sociodiscursivo, à luz de estudos sobre gêneros de discurso como possibilidade de instrumentalização e de participação dos sujeitos nas esferas de atividades, neste artigo, de forma a contribuir para as reflexões sobre as práticas formativas, tomadas a partir das interações entre os objetos do conhecimento do campo da linguagem e os modos de didatização desses objetos, objetivamos analisar movimentos apreendidos na interlocução entre os sujeitos diretamente implicados na prática de estágio (estagiário, professora orientadora na universidade e professores supervisores em campo), ao longo de um semestre. Partimos do pressuposto de que o processo formativo, na/pela mediação do gênero projeto de ensino, permite entrever a dinâmica da constituição do futuro docente, isto é, o que se revela e se refrata pela própria constituição sígnica possibilitada pelo gênero. Os dados (versões de projetos de ensino de uma universidade mineira), analisados sob uma perspectiva metodológica de cunho qualitativo e interpretativista, apontam para um processo formativo e profissional marcado por vozes múltiplas e heterogêneas que são mobilizadas em ações responsivas e dialógicas possibilitadas pelo gênero acadêmico em questão. Palavras-chave: Saberes; Práticas de formação; Discurso acadêmico. |
id |
Unisinos-3_56c2f22027346bd52a41e0ec0175ef98 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/25645 |
network_acronym_str |
Unisinos-3 |
network_name_str |
Calidoscópio (Online) |
spelling |
Responsividade e dialogicidade na interação com os saberes em projetos de ensino no espaço de formaçãoKnowledges; Training practices; Academic discourse.Assumindo os subsídios teóricos e metodológicos do interacionismo sociodiscursivo, à luz de estudos sobre gêneros de discurso como possibilidade de instrumentalização e de participação dos sujeitos nas esferas de atividades, neste artigo, de forma a contribuir para as reflexões sobre as práticas formativas, tomadas a partir das interações entre os objetos do conhecimento do campo da linguagem e os modos de didatização desses objetos, objetivamos analisar movimentos apreendidos na interlocução entre os sujeitos diretamente implicados na prática de estágio (estagiário, professora orientadora na universidade e professores supervisores em campo), ao longo de um semestre. Partimos do pressuposto de que o processo formativo, na/pela mediação do gênero projeto de ensino, permite entrever a dinâmica da constituição do futuro docente, isto é, o que se revela e se refrata pela própria constituição sígnica possibilitada pelo gênero. Os dados (versões de projetos de ensino de uma universidade mineira), analisados sob uma perspectiva metodológica de cunho qualitativo e interpretativista, apontam para um processo formativo e profissional marcado por vozes múltiplas e heterogêneas que são mobilizadas em ações responsivas e dialógicas possibilitadas pelo gênero acadêmico em questão. Palavras-chave: Saberes; Práticas de formação; Discurso acadêmico.Assuming the theoretical and methodological subsidies of sociodiscursive interactionism, in light of studies on genres of discourse as a possibility of instrumentalization and participation of subjects in the fields of activities, in this article, in order to contribute to the reflections on the training practices, taken from the interactions between the objects of knowledge in the field of language and the ways of teaching these objects, we aim to analyze movements attained in the interlocution between the subjects directly involved in the internship practice (intern, supervising professor at the university and supervising professors in the field), throughout one semester. We work off the assumption that the training process, in/through the mediation of the teaching project genre, allows us to glimpse the dynamics of the future teacher's constitution, that is, what is revealed and refracted by the genre's own signical constitution. The data (versions of teaching projects from a university in Minas Gerais), analyzed under a methodological perspective of qualitative and interpretativist nature, point to a training and professional process marked by multiple and heterogeneous voices that are mobilized in responsive and dialogic actions made possible by the academic genre in question.Unisinos2023-07-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/2564510.4013/cld.2023.211.10Calidoscópio; Vol. 21 No. 1 (2023): Número Temático em homenagem a Joaquim Dolz (v. 21, n. 1 - 2023, jan-abr); 179-196Calidoscópio; v. 21 n. 1 (2023): Número Temático em homenagem a Joaquim Dolz (v. 21, n. 1 - 2023, jan-abr); 179-1962177-6202reponame:Calidoscópio (Online)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:Unisinosporhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/25645/60749599Copyright (c) 2022 Calidoscópioinfo:eu-repo/semantics/openAccessLopes, Maria Angela Paulino TeixeiraAlves Assis, Juliana2023-07-21T22:23:00Zoai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/25645Revistahttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopioPUBhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/oaicmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br2177-62022177-6202opendoar:2023-07-21T22:23Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Responsividade e dialogicidade na interação com os saberes em projetos de ensino no espaço de formação |
title |
Responsividade e dialogicidade na interação com os saberes em projetos de ensino no espaço de formação |
spellingShingle |
Responsividade e dialogicidade na interação com os saberes em projetos de ensino no espaço de formação Responsividade e dialogicidade na interação com os saberes em projetos de ensino no espaço de formação Lopes, Maria Angela Paulino Teixeira Knowledges; Training practices; Academic discourse. Lopes, Maria Angela Paulino Teixeira Knowledges; Training practices; Academic discourse. |
title_short |
Responsividade e dialogicidade na interação com os saberes em projetos de ensino no espaço de formação |
title_full |
Responsividade e dialogicidade na interação com os saberes em projetos de ensino no espaço de formação |
title_fullStr |
Responsividade e dialogicidade na interação com os saberes em projetos de ensino no espaço de formação Responsividade e dialogicidade na interação com os saberes em projetos de ensino no espaço de formação |
title_full_unstemmed |
Responsividade e dialogicidade na interação com os saberes em projetos de ensino no espaço de formação Responsividade e dialogicidade na interação com os saberes em projetos de ensino no espaço de formação |
title_sort |
Responsividade e dialogicidade na interação com os saberes em projetos de ensino no espaço de formação |
author |
Lopes, Maria Angela Paulino Teixeira |
author_facet |
Lopes, Maria Angela Paulino Teixeira Lopes, Maria Angela Paulino Teixeira Alves Assis, Juliana Alves Assis, Juliana |
author_role |
author |
author2 |
Alves Assis, Juliana |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Maria Angela Paulino Teixeira Alves Assis, Juliana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Knowledges; Training practices; Academic discourse. |
topic |
Knowledges; Training practices; Academic discourse. |
description |
Assumindo os subsídios teóricos e metodológicos do interacionismo sociodiscursivo, à luz de estudos sobre gêneros de discurso como possibilidade de instrumentalização e de participação dos sujeitos nas esferas de atividades, neste artigo, de forma a contribuir para as reflexões sobre as práticas formativas, tomadas a partir das interações entre os objetos do conhecimento do campo da linguagem e os modos de didatização desses objetos, objetivamos analisar movimentos apreendidos na interlocução entre os sujeitos diretamente implicados na prática de estágio (estagiário, professora orientadora na universidade e professores supervisores em campo), ao longo de um semestre. Partimos do pressuposto de que o processo formativo, na/pela mediação do gênero projeto de ensino, permite entrever a dinâmica da constituição do futuro docente, isto é, o que se revela e se refrata pela própria constituição sígnica possibilitada pelo gênero. Os dados (versões de projetos de ensino de uma universidade mineira), analisados sob uma perspectiva metodológica de cunho qualitativo e interpretativista, apontam para um processo formativo e profissional marcado por vozes múltiplas e heterogêneas que são mobilizadas em ações responsivas e dialógicas possibilitadas pelo gênero acadêmico em questão. Palavras-chave: Saberes; Práticas de formação; Discurso acadêmico. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/25645 10.4013/cld.2023.211.10 |
url |
https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/25645 |
identifier_str_mv |
10.4013/cld.2023.211.10 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/25645/60749599 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Calidoscópio info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Calidoscópio |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unisinos |
publisher.none.fl_str_mv |
Unisinos |
dc.source.none.fl_str_mv |
Calidoscópio; Vol. 21 No. 1 (2023): Número Temático em homenagem a Joaquim Dolz (v. 21, n. 1 - 2023, jan-abr); 179-196 Calidoscópio; v. 21 n. 1 (2023): Número Temático em homenagem a Joaquim Dolz (v. 21, n. 1 - 2023, jan-abr); 179-196 2177-6202 reponame:Calidoscópio (Online) instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) instacron:Unisinos |
instname_str |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
instacron_str |
Unisinos |
institution |
Unisinos |
reponame_str |
Calidoscópio (Online) |
collection |
Calidoscópio (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
cmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br |
_version_ |
1822179426899591168 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.4013/cld.2023.211.10 |