Atividades sinalizadoras de pesquisa em livros didáticos de língua portuguesa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Calidoscópio (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/24159 |
Resumo: | Investigamos uma coleção de livros didáticos de Língua Portuguesa para estudantes brasileiros, matriculados no Ensino Médio. Nesse sentido, identificamos e criamos uma tipologia de atividades didáticas sinalizadoras de práticas ou princípios necessários para realização de pesquisas científicas. As análises também são informadas por comentários memorialísticos de uma professora-pesquisadora sobre o trabalho pedagógico com tais atividades, conforme realizado por ela em sala de aula. Assim, este estudo foi caracterizado como uma pesquisa documental de testemunho, numa abordagem investigativa quantitativa e qualitativa, e foi situado no campo indisciplinar da Linguística Aplicada. Foram identificados quatro principais tipos de atividades sinalizadoras de pesquisa, algumas delas ignoradas pela professora-pesquisadora em situações pregressas de ensino, pois eram compreendidas como trabalhosas para realização num contexto escolar adverso. Essa postura foi alterada durante a experiência investigativa vivenciada pela referida profissional. Palavras-chave: Educação Científica; Formação Docente; Material Didático. |
id |
Unisinos-3_6119c1ce063fbeab5c3a0ca255d8a795 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/24159 |
network_acronym_str |
Unisinos-3 |
network_name_str |
Calidoscópio (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Atividades sinalizadoras de pesquisa em livros didáticos de língua portuguesaInvestigamos uma coleção de livros didáticos de Língua Portuguesa para estudantes brasileiros, matriculados no Ensino Médio. Nesse sentido, identificamos e criamos uma tipologia de atividades didáticas sinalizadoras de práticas ou princípios necessários para realização de pesquisas científicas. As análises também são informadas por comentários memorialísticos de uma professora-pesquisadora sobre o trabalho pedagógico com tais atividades, conforme realizado por ela em sala de aula. Assim, este estudo foi caracterizado como uma pesquisa documental de testemunho, numa abordagem investigativa quantitativa e qualitativa, e foi situado no campo indisciplinar da Linguística Aplicada. Foram identificados quatro principais tipos de atividades sinalizadoras de pesquisa, algumas delas ignoradas pela professora-pesquisadora em situações pregressas de ensino, pois eram compreendidas como trabalhosas para realização num contexto escolar adverso. Essa postura foi alterada durante a experiência investigativa vivenciada pela referida profissional. Palavras-chave: Educação Científica; Formação Docente; Material Didático.We investigated a collection of Portuguese language textbooks for Brazilian students enrolled in high school. In this sense, we identified and created a typology of didactic activities that indicate practices or principles necessary to carry out scientific research. Analyzes are also informed by memorialist comments by a teacher-researcher about the pedagogical work with such activities, as performed by her in the classroom. Thus, this study was characterized as documentary testimony research, in a quantitative and qualitative investigative approach, and was situated in the antidisciplinary field of Applied Linguistics. Four main types of activities signaling research were identified, some of which were ignored by the teacher-researcher in previous teaching situations, as they were understood as laborious to be carried out in an adverse school context. This posture was changed during the investigative experience experienced by that professional.Unisinos2023-07-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/2415910.4013/cld.2022.203.04Calidoscópio; Vol. 20 No. 3 (2022): Número Atemático (v. 20, n. 3 - 2022, set/dez) ; 636-655Calidoscópio; v. 20 n. 3 (2022): Número Atemático (v. 20, n. 3 - 2022, set/dez) ; 636-6552177-6202reponame:Calidoscópio (Online)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:Unisinosporhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/24159/60749606Copyright (c) 2023 Calidoscópioinfo:eu-repo/semantics/openAccessTeixeira, ElisângelaSilva, Wagner RodriguesMelo, Lívia2023-07-19T23:19:07Zoai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/24159Revistahttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopioPUBhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/oaicmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br2177-62022177-6202opendoar:2023-07-19T23:19:07Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Atividades sinalizadoras de pesquisa em livros didáticos de língua portuguesa |
title |
Atividades sinalizadoras de pesquisa em livros didáticos de língua portuguesa |
spellingShingle |
Atividades sinalizadoras de pesquisa em livros didáticos de língua portuguesa Teixeira, Elisângela |
title_short |
Atividades sinalizadoras de pesquisa em livros didáticos de língua portuguesa |
title_full |
Atividades sinalizadoras de pesquisa em livros didáticos de língua portuguesa |
title_fullStr |
Atividades sinalizadoras de pesquisa em livros didáticos de língua portuguesa |
title_full_unstemmed |
Atividades sinalizadoras de pesquisa em livros didáticos de língua portuguesa |
title_sort |
Atividades sinalizadoras de pesquisa em livros didáticos de língua portuguesa |
author |
Teixeira, Elisângela |
author_facet |
Teixeira, Elisângela Silva, Wagner Rodrigues Melo, Lívia |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Wagner Rodrigues Melo, Lívia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira, Elisângela Silva, Wagner Rodrigues Melo, Lívia |
description |
Investigamos uma coleção de livros didáticos de Língua Portuguesa para estudantes brasileiros, matriculados no Ensino Médio. Nesse sentido, identificamos e criamos uma tipologia de atividades didáticas sinalizadoras de práticas ou princípios necessários para realização de pesquisas científicas. As análises também são informadas por comentários memorialísticos de uma professora-pesquisadora sobre o trabalho pedagógico com tais atividades, conforme realizado por ela em sala de aula. Assim, este estudo foi caracterizado como uma pesquisa documental de testemunho, numa abordagem investigativa quantitativa e qualitativa, e foi situado no campo indisciplinar da Linguística Aplicada. Foram identificados quatro principais tipos de atividades sinalizadoras de pesquisa, algumas delas ignoradas pela professora-pesquisadora em situações pregressas de ensino, pois eram compreendidas como trabalhosas para realização num contexto escolar adverso. Essa postura foi alterada durante a experiência investigativa vivenciada pela referida profissional. Palavras-chave: Educação Científica; Formação Docente; Material Didático. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/24159 10.4013/cld.2022.203.04 |
url |
https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/24159 |
identifier_str_mv |
10.4013/cld.2022.203.04 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/24159/60749606 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Calidoscópio info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Calidoscópio |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unisinos |
publisher.none.fl_str_mv |
Unisinos |
dc.source.none.fl_str_mv |
Calidoscópio; Vol. 20 No. 3 (2022): Número Atemático (v. 20, n. 3 - 2022, set/dez) ; 636-655 Calidoscópio; v. 20 n. 3 (2022): Número Atemático (v. 20, n. 3 - 2022, set/dez) ; 636-655 2177-6202 reponame:Calidoscópio (Online) instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) instacron:Unisinos |
instname_str |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
instacron_str |
Unisinos |
institution |
Unisinos |
reponame_str |
Calidoscópio (Online) |
collection |
Calidoscópio (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
cmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br |
_version_ |
1792203884509265920 |