A produção do gênero artigo científico por alunos de ensino médio: a mobilização de capacidades discursivas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Calidoscópio (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/25642 |
Resumo: | O presente artigo investiga conhecimentos que alunos de ensino médio participantes de projetos de iniciação científica mobilizam e empregam na escrita de artigos científicos, mais especificamente quanto às capacidades discursivas e suas respectivas operações de linguagem. Para tanto, selecionamos dez artigos científicos de duas áreas do conhecimento – Ciências Agrárias e Linguística, Letras e Artes –, produzidos por alunos da educação profissional técnica de nível médio, em coautoria com seus orientadores e com temáticas afins às dos projetos de pesquisa. Tais dados são analisados comparativamente, por meio de abordagem qualitativo-interpretativista, a partir de subsídios teóricos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), notadamente quanto às noções de capacidades e operações de linguagem. As análises revelam que os agentes produtores de ambas as áreas mobilizam tipos de discursos, sequências textuais e outras formas de planificação parecidas, ao passo que adotam planos de texto peculiares, de acordo com convenções que parecem mais relacionadas a cada área do conhecimento. Isso demonstra que os produtores, ao adotarem um modelo de gênero, conseguem adaptá-lo a características discursivas da ação de linguagem em que se envolvem, o que sugere um processo formativo em curso. Palavras-chave: capacidades discursivas; artigo científico; ensino médio. |
id |
Unisinos-3_6cb5e346dd7f0d0280f7e511112c29b3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/25642 |
network_acronym_str |
Unisinos-3 |
network_name_str |
Calidoscópio (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A produção do gênero artigo científico por alunos de ensino médio: a mobilização de capacidades discursivas O presente artigo investiga conhecimentos que alunos de ensino médio participantes de projetos de iniciação científica mobilizam e empregam na escrita de artigos científicos, mais especificamente quanto às capacidades discursivas e suas respectivas operações de linguagem. Para tanto, selecionamos dez artigos científicos de duas áreas do conhecimento – Ciências Agrárias e Linguística, Letras e Artes –, produzidos por alunos da educação profissional técnica de nível médio, em coautoria com seus orientadores e com temáticas afins às dos projetos de pesquisa. Tais dados são analisados comparativamente, por meio de abordagem qualitativo-interpretativista, a partir de subsídios teóricos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), notadamente quanto às noções de capacidades e operações de linguagem. As análises revelam que os agentes produtores de ambas as áreas mobilizam tipos de discursos, sequências textuais e outras formas de planificação parecidas, ao passo que adotam planos de texto peculiares, de acordo com convenções que parecem mais relacionadas a cada área do conhecimento. Isso demonstra que os produtores, ao adotarem um modelo de gênero, conseguem adaptá-lo a características discursivas da ação de linguagem em que se envolvem, o que sugere um processo formativo em curso. Palavras-chave: capacidades discursivas; artigo científico; ensino médio.Unisinos2023-07-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/2564210.4013/cld.2023.211.06Calidoscópio; Vol. 21 No. 1 (2023): Número Temático em homenagem a Joaquim Dolz (v. 21, n. 1 - 2023, jan-abr); 102-123Calidoscópio; v. 21 n. 1 (2023): Número Temático em homenagem a Joaquim Dolz (v. 21, n. 1 - 2023, jan-abr); 102-1232177-6202reponame:Calidoscópio (Online)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:Unisinosporhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/25642/60749595Copyright (c) 2022 Calidoscópioinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Regina Celi MendesGonçalves Leite, Evandro2023-07-21T22:23:00Zoai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/25642Revistahttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopioPUBhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/oaicmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br2177-62022177-6202opendoar:2023-07-21T22:23Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A produção do gênero artigo científico por alunos de ensino médio: a mobilização de capacidades discursivas |
title |
A produção do gênero artigo científico por alunos de ensino médio: a mobilização de capacidades discursivas |
spellingShingle |
A produção do gênero artigo científico por alunos de ensino médio: a mobilização de capacidades discursivas Pereira, Regina Celi Mendes |
title_short |
A produção do gênero artigo científico por alunos de ensino médio: a mobilização de capacidades discursivas |
title_full |
A produção do gênero artigo científico por alunos de ensino médio: a mobilização de capacidades discursivas |
title_fullStr |
A produção do gênero artigo científico por alunos de ensino médio: a mobilização de capacidades discursivas |
title_full_unstemmed |
A produção do gênero artigo científico por alunos de ensino médio: a mobilização de capacidades discursivas |
title_sort |
A produção do gênero artigo científico por alunos de ensino médio: a mobilização de capacidades discursivas |
author |
Pereira, Regina Celi Mendes |
author_facet |
Pereira, Regina Celi Mendes Gonçalves Leite, Evandro |
author_role |
author |
author2 |
Gonçalves Leite, Evandro |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Regina Celi Mendes Gonçalves Leite, Evandro |
description |
O presente artigo investiga conhecimentos que alunos de ensino médio participantes de projetos de iniciação científica mobilizam e empregam na escrita de artigos científicos, mais especificamente quanto às capacidades discursivas e suas respectivas operações de linguagem. Para tanto, selecionamos dez artigos científicos de duas áreas do conhecimento – Ciências Agrárias e Linguística, Letras e Artes –, produzidos por alunos da educação profissional técnica de nível médio, em coautoria com seus orientadores e com temáticas afins às dos projetos de pesquisa. Tais dados são analisados comparativamente, por meio de abordagem qualitativo-interpretativista, a partir de subsídios teóricos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), notadamente quanto às noções de capacidades e operações de linguagem. As análises revelam que os agentes produtores de ambas as áreas mobilizam tipos de discursos, sequências textuais e outras formas de planificação parecidas, ao passo que adotam planos de texto peculiares, de acordo com convenções que parecem mais relacionadas a cada área do conhecimento. Isso demonstra que os produtores, ao adotarem um modelo de gênero, conseguem adaptá-lo a características discursivas da ação de linguagem em que se envolvem, o que sugere um processo formativo em curso. Palavras-chave: capacidades discursivas; artigo científico; ensino médio. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/25642 10.4013/cld.2023.211.06 |
url |
https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/25642 |
identifier_str_mv |
10.4013/cld.2023.211.06 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/25642/60749595 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Calidoscópio info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Calidoscópio |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unisinos |
publisher.none.fl_str_mv |
Unisinos |
dc.source.none.fl_str_mv |
Calidoscópio; Vol. 21 No. 1 (2023): Número Temático em homenagem a Joaquim Dolz (v. 21, n. 1 - 2023, jan-abr); 102-123 Calidoscópio; v. 21 n. 1 (2023): Número Temático em homenagem a Joaquim Dolz (v. 21, n. 1 - 2023, jan-abr); 102-123 2177-6202 reponame:Calidoscópio (Online) instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) instacron:Unisinos |
instname_str |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
instacron_str |
Unisinos |
institution |
Unisinos |
reponame_str |
Calidoscópio (Online) |
collection |
Calidoscópio (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
cmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br |
_version_ |
1792203884582666240 |