A produção do gênero artigo científico por alunos de ensino médio: a mobilização de capacidades discursivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Regina Celi Mendes
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Gonçalves Leite, Evandro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Calidoscópio (Online)
Texto Completo: https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/25642
Resumo: O presente artigo investiga conhecimentos que alunos de ensino médio participantes de projetos de iniciação científica mobilizam e empregam na escrita de artigos científicos, mais especificamente quanto às capacidades discursivas e suas respectivas operações de linguagem. Para tanto, selecionamos dez artigos científicos de duas áreas do conhecimento – Ciências Agrárias e Linguística, Letras e Artes –, produzidos por alunos da educação profissional técnica de nível médio, em coautoria com seus orientadores e com temáticas afins às dos projetos de pesquisa. Tais dados são analisados comparativamente, por meio de abordagem qualitativo-interpretativista, a partir de subsídios teóricos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), notadamente quanto às noções de capacidades e operações de linguagem. As análises revelam que os agentes produtores de ambas as áreas mobilizam tipos de discursos, sequências textuais e outras formas de planificação parecidas, ao passo que adotam planos de texto peculiares, de acordo com convenções que parecem mais relacionadas a cada área do conhecimento. Isso demonstra que os produtores, ao adotarem um modelo de gênero, conseguem adaptá-lo a características discursivas da ação de linguagem em que se envolvem, o que sugere um processo formativo em curso. Palavras-chave: capacidades discursivas; artigo científico; ensino médio.
id Unisinos-3_6cb5e346dd7f0d0280f7e511112c29b3
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/25642
network_acronym_str Unisinos-3
network_name_str Calidoscópio (Online)
repository_id_str
spelling A produção do gênero artigo científico por alunos de ensino médio: a mobilização de capacidades discursivas O presente artigo investiga conhecimentos que alunos de ensino médio participantes de projetos de iniciação científica mobilizam e empregam na escrita de artigos científicos, mais especificamente quanto às capacidades discursivas e suas respectivas operações de linguagem. Para tanto, selecionamos dez artigos científicos de duas áreas do conhecimento – Ciências Agrárias e Linguística, Letras e Artes –, produzidos por alunos da educação profissional técnica de nível médio, em coautoria com seus orientadores e com temáticas afins às dos projetos de pesquisa. Tais dados são analisados comparativamente, por meio de abordagem qualitativo-interpretativista, a partir de subsídios teóricos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), notadamente quanto às noções de capacidades e operações de linguagem. As análises revelam que os agentes produtores de ambas as áreas mobilizam tipos de discursos, sequências textuais e outras formas de planificação parecidas, ao passo que adotam planos de texto peculiares, de acordo com convenções que parecem mais relacionadas a cada área do conhecimento. Isso demonstra que os produtores, ao adotarem um modelo de gênero, conseguem adaptá-lo a características discursivas da ação de linguagem em que se envolvem, o que sugere um processo formativo em curso. Palavras-chave: capacidades discursivas; artigo científico; ensino médio.Unisinos2023-07-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/2564210.4013/cld.2023.211.06Calidoscópio; Vol. 21 No. 1 (2023): Número Temático em homenagem a Joaquim Dolz (v. 21, n. 1 - 2023, jan-abr); 102-123Calidoscópio; v. 21 n. 1 (2023): Número Temático em homenagem a Joaquim Dolz (v. 21, n. 1 - 2023, jan-abr); 102-1232177-6202reponame:Calidoscópio (Online)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:Unisinosporhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/25642/60749595Copyright (c) 2022 Calidoscópioinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Regina Celi MendesGonçalves Leite, Evandro2023-07-21T22:23:00Zoai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/25642Revistahttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopioPUBhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/oaicmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br2177-62022177-6202opendoar:2023-07-21T22:23Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.none.fl_str_mv A produção do gênero artigo científico por alunos de ensino médio: a mobilização de capacidades discursivas
title A produção do gênero artigo científico por alunos de ensino médio: a mobilização de capacidades discursivas
spellingShingle A produção do gênero artigo científico por alunos de ensino médio: a mobilização de capacidades discursivas
Pereira, Regina Celi Mendes
title_short A produção do gênero artigo científico por alunos de ensino médio: a mobilização de capacidades discursivas
title_full A produção do gênero artigo científico por alunos de ensino médio: a mobilização de capacidades discursivas
title_fullStr A produção do gênero artigo científico por alunos de ensino médio: a mobilização de capacidades discursivas
title_full_unstemmed A produção do gênero artigo científico por alunos de ensino médio: a mobilização de capacidades discursivas
title_sort A produção do gênero artigo científico por alunos de ensino médio: a mobilização de capacidades discursivas
author Pereira, Regina Celi Mendes
author_facet Pereira, Regina Celi Mendes
Gonçalves Leite, Evandro
author_role author
author2 Gonçalves Leite, Evandro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Regina Celi Mendes
Gonçalves Leite, Evandro
description O presente artigo investiga conhecimentos que alunos de ensino médio participantes de projetos de iniciação científica mobilizam e empregam na escrita de artigos científicos, mais especificamente quanto às capacidades discursivas e suas respectivas operações de linguagem. Para tanto, selecionamos dez artigos científicos de duas áreas do conhecimento – Ciências Agrárias e Linguística, Letras e Artes –, produzidos por alunos da educação profissional técnica de nível médio, em coautoria com seus orientadores e com temáticas afins às dos projetos de pesquisa. Tais dados são analisados comparativamente, por meio de abordagem qualitativo-interpretativista, a partir de subsídios teóricos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), notadamente quanto às noções de capacidades e operações de linguagem. As análises revelam que os agentes produtores de ambas as áreas mobilizam tipos de discursos, sequências textuais e outras formas de planificação parecidas, ao passo que adotam planos de texto peculiares, de acordo com convenções que parecem mais relacionadas a cada área do conhecimento. Isso demonstra que os produtores, ao adotarem um modelo de gênero, conseguem adaptá-lo a características discursivas da ação de linguagem em que se envolvem, o que sugere um processo formativo em curso. Palavras-chave: capacidades discursivas; artigo científico; ensino médio.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/25642
10.4013/cld.2023.211.06
url https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/25642
identifier_str_mv 10.4013/cld.2023.211.06
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/25642/60749595
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Calidoscópio
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Calidoscópio
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unisinos
publisher.none.fl_str_mv Unisinos
dc.source.none.fl_str_mv Calidoscópio; Vol. 21 No. 1 (2023): Número Temático em homenagem a Joaquim Dolz (v. 21, n. 1 - 2023, jan-abr); 102-123
Calidoscópio; v. 21 n. 1 (2023): Número Temático em homenagem a Joaquim Dolz (v. 21, n. 1 - 2023, jan-abr); 102-123
2177-6202
reponame:Calidoscópio (Online)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:Unisinos
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str Unisinos
institution Unisinos
reponame_str Calidoscópio (Online)
collection Calidoscópio (Online)
repository.name.fl_str_mv Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv cmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br
_version_ 1792203884582666240