Articular engenharia didática, clínica da atividade e ergonomia da atividade: por uma proposta de aprendizagem dos saberes do métier do professor de Francês como Língua Estrangeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lousada, Eliane Gouvêa
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Rocha, Suélen Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Calidoscópio (Online)
Texto Completo: https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2020.182.05
Resumo: O objetivo deste artigo é apresentar uma proposta de formação para professores de francês como língua estrangeira que articula três vertentes teóricas de base vygotskiana (Vygotski, 1934/1997, 2009): a engenharia didática, a clínica da atividade e a ergonomia da atividade. Também temos como objetivo mostrar uma análise das dificuldades dos professores a partir de suas percepções sobre elas, refletindo sobre o papel do método da autoconfrontação nesse contexto formativo. Partindo da hipótese de que a construção dos saberes do métier dos futuros profissionais não depende só de apropriação de saberes teóricos, mas, também, da busca de respostas às perguntas que se colocam na prática, concebemos um dispositivo de formação inspirado em Bulea e Bronckart (2010, 2012), no qual procuramos articular dois tipos de dimensões: a) dimensão epistêmica, em nosso caso, o trabalho com a  transmissão de saberes da didática a respeito do ensino e da aprendizagem dos gêneros textuais; b) dimensão praxiológica, que diz respeito à análise das práticas efetivas, possível, em nosso caso, com o uso de entrevistas em autoconfrontação (Clot et al., 2001) durante e após a implementação das sequências didáticas elaboradas. As análises das entrevistas evidenciaram que as percepções dos obstáculos são transformadas pelo olhar dos pares e pelo olhar do próprio professor, contribuindo para a aprendizagem dos saberes a ensinar e para ensinar (Hofstetter e Schneuwly, 2009) do métier de professor. Palavras-chave: dimensão epistêmica; dimensão praxiológica; saberes do métier.
id Unisinos-3_75d3c889c72354254d28cbf700c0947f
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/20386
network_acronym_str Unisinos-3
network_name_str Calidoscópio (Online)
repository_id_str
spelling Articular engenharia didática, clínica da atividade e ergonomia da atividade: por uma proposta de aprendizagem dos saberes do métier do professor de Francês como Língua EstrangeiraO objetivo deste artigo é apresentar uma proposta de formação para professores de francês como língua estrangeira que articula três vertentes teóricas de base vygotskiana (Vygotski, 1934/1997, 2009): a engenharia didática, a clínica da atividade e a ergonomia da atividade. Também temos como objetivo mostrar uma análise das dificuldades dos professores a partir de suas percepções sobre elas, refletindo sobre o papel do método da autoconfrontação nesse contexto formativo. Partindo da hipótese de que a construção dos saberes do métier dos futuros profissionais não depende só de apropriação de saberes teóricos, mas, também, da busca de respostas às perguntas que se colocam na prática, concebemos um dispositivo de formação inspirado em Bulea e Bronckart (2010, 2012), no qual procuramos articular dois tipos de dimensões: a) dimensão epistêmica, em nosso caso, o trabalho com a  transmissão de saberes da didática a respeito do ensino e da aprendizagem dos gêneros textuais; b) dimensão praxiológica, que diz respeito à análise das práticas efetivas, possível, em nosso caso, com o uso de entrevistas em autoconfrontação (Clot et al., 2001) durante e após a implementação das sequências didáticas elaboradas. As análises das entrevistas evidenciaram que as percepções dos obstáculos são transformadas pelo olhar dos pares e pelo olhar do próprio professor, contribuindo para a aprendizagem dos saberes a ensinar e para ensinar (Hofstetter e Schneuwly, 2009) do métier de professor. Palavras-chave: dimensão epistêmica; dimensão praxiológica; saberes do métier.Unisinos2020-07-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2020.182.0510.4013/cld.2020.182.05Calidoscópio; Vol. 18 No. 2 (2020): Maio/Agosto; 328-350Calidoscópio; v. 18 n. 2 (2020): Maio/Agosto; 328-3502177-6202reponame:Calidoscópio (Online)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:Unisinosporhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2020.182.05/60747873Lousada, Eliane GouvêaRocha, Suélen Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-12T17:17:35Zoai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/20386Revistahttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopioPUBhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/oaicmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br2177-62022177-6202opendoar:2021-03-12T17:17:35Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.none.fl_str_mv Articular engenharia didática, clínica da atividade e ergonomia da atividade: por uma proposta de aprendizagem dos saberes do métier do professor de Francês como Língua Estrangeira
title Articular engenharia didática, clínica da atividade e ergonomia da atividade: por uma proposta de aprendizagem dos saberes do métier do professor de Francês como Língua Estrangeira
spellingShingle Articular engenharia didática, clínica da atividade e ergonomia da atividade: por uma proposta de aprendizagem dos saberes do métier do professor de Francês como Língua Estrangeira
Lousada, Eliane Gouvêa
title_short Articular engenharia didática, clínica da atividade e ergonomia da atividade: por uma proposta de aprendizagem dos saberes do métier do professor de Francês como Língua Estrangeira
title_full Articular engenharia didática, clínica da atividade e ergonomia da atividade: por uma proposta de aprendizagem dos saberes do métier do professor de Francês como Língua Estrangeira
title_fullStr Articular engenharia didática, clínica da atividade e ergonomia da atividade: por uma proposta de aprendizagem dos saberes do métier do professor de Francês como Língua Estrangeira
title_full_unstemmed Articular engenharia didática, clínica da atividade e ergonomia da atividade: por uma proposta de aprendizagem dos saberes do métier do professor de Francês como Língua Estrangeira
title_sort Articular engenharia didática, clínica da atividade e ergonomia da atividade: por uma proposta de aprendizagem dos saberes do métier do professor de Francês como Língua Estrangeira
author Lousada, Eliane Gouvêa
author_facet Lousada, Eliane Gouvêa
Rocha, Suélen Maria
author_role author
author2 Rocha, Suélen Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lousada, Eliane Gouvêa
Rocha, Suélen Maria
description O objetivo deste artigo é apresentar uma proposta de formação para professores de francês como língua estrangeira que articula três vertentes teóricas de base vygotskiana (Vygotski, 1934/1997, 2009): a engenharia didática, a clínica da atividade e a ergonomia da atividade. Também temos como objetivo mostrar uma análise das dificuldades dos professores a partir de suas percepções sobre elas, refletindo sobre o papel do método da autoconfrontação nesse contexto formativo. Partindo da hipótese de que a construção dos saberes do métier dos futuros profissionais não depende só de apropriação de saberes teóricos, mas, também, da busca de respostas às perguntas que se colocam na prática, concebemos um dispositivo de formação inspirado em Bulea e Bronckart (2010, 2012), no qual procuramos articular dois tipos de dimensões: a) dimensão epistêmica, em nosso caso, o trabalho com a  transmissão de saberes da didática a respeito do ensino e da aprendizagem dos gêneros textuais; b) dimensão praxiológica, que diz respeito à análise das práticas efetivas, possível, em nosso caso, com o uso de entrevistas em autoconfrontação (Clot et al., 2001) durante e após a implementação das sequências didáticas elaboradas. As análises das entrevistas evidenciaram que as percepções dos obstáculos são transformadas pelo olhar dos pares e pelo olhar do próprio professor, contribuindo para a aprendizagem dos saberes a ensinar e para ensinar (Hofstetter e Schneuwly, 2009) do métier de professor. Palavras-chave: dimensão epistêmica; dimensão praxiológica; saberes do métier.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2020.182.05
10.4013/cld.2020.182.05
url https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2020.182.05
identifier_str_mv 10.4013/cld.2020.182.05
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2020.182.05/60747873
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unisinos
publisher.none.fl_str_mv Unisinos
dc.source.none.fl_str_mv Calidoscópio; Vol. 18 No. 2 (2020): Maio/Agosto; 328-350
Calidoscópio; v. 18 n. 2 (2020): Maio/Agosto; 328-350
2177-6202
reponame:Calidoscópio (Online)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:Unisinos
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str Unisinos
institution Unisinos
reponame_str Calidoscópio (Online)
collection Calidoscópio (Online)
repository.name.fl_str_mv Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv cmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br
_version_ 1792203887666528256