Multimodalidade e a Gramática do Design Visual: a escrita em português como L2 no contexto de alunos surdos brasileiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Reinildes
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Barbosa, Eva dos Reis Araújo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Calidoscópio (Online)
Texto Completo: https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2018.163.13
Resumo: Este artigo analisa o design visual de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) tendo por aporte teórico estudos recentes advindos da Semiótica Social e de uma abordagem multimodal atual que enfatiza o uso de diversos códigos semióticos para expressar significados. Inclui uma investigação documental desse AVA, na perspectiva da pesquisa qualitativa, que foi implementado no Moodle. Essa plataforma virtual permite a orquestração de modos semióticos diferentes para enfocar as necessidades de aprendizagem do público-alvo, estudantes surdos brasileiros. Como instrumentos de análise, usamos algumas das categorias de uma gramática orientada para a leitura de imagens, a Gramática do Design Visual (GDV), e aspectos relacionados com a tipografia, com as cores e com o caminho de leitura. O foco do AVA é o contexto educacional para surdos e ele incorporou práticas pedagógicas para o ensino de escrita de artigos argumentativos em português como L2 a alunos surdos brasileiros que se preparavam para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Os resultados de nossa análise revelam que um AVA que incorpora as decisões de design visual como as discutidas neste artigo pode contemplar as necessidades especiais de alunos surdos brasileiros. Os resultados podem ainda ser úteis a profissionais interessados em cenários educacionais para surdos no contexto brasileiro.Palavras-chave: design visual de um AVA, análise qualitativa, educação para alunos surdos brasileiros.
id Unisinos-3_75de3532b033a3d31118d40dac5e1d9d
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/14198
network_acronym_str Unisinos-3
network_name_str Calidoscópio (Online)
repository_id_str
spelling Multimodalidade e a Gramática do Design Visual: a escrita em português como L2 no contexto de alunos surdos brasileirosMultimodality and the Grammar of Visual Design: Writing in Portuguese as L2 in the context of Brazilian deaf studentsEste artigo analisa o design visual de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) tendo por aporte teórico estudos recentes advindos da Semiótica Social e de uma abordagem multimodal atual que enfatiza o uso de diversos códigos semióticos para expressar significados. Inclui uma investigação documental desse AVA, na perspectiva da pesquisa qualitativa, que foi implementado no Moodle. Essa plataforma virtual permite a orquestração de modos semióticos diferentes para enfocar as necessidades de aprendizagem do público-alvo, estudantes surdos brasileiros. Como instrumentos de análise, usamos algumas das categorias de uma gramática orientada para a leitura de imagens, a Gramática do Design Visual (GDV), e aspectos relacionados com a tipografia, com as cores e com o caminho de leitura. O foco do AVA é o contexto educacional para surdos e ele incorporou práticas pedagógicas para o ensino de escrita de artigos argumentativos em português como L2 a alunos surdos brasileiros que se preparavam para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Os resultados de nossa análise revelam que um AVA que incorpora as decisões de design visual como as discutidas neste artigo pode contemplar as necessidades especiais de alunos surdos brasileiros. Os resultados podem ainda ser úteis a profissionais interessados em cenários educacionais para surdos no contexto brasileiro.Palavras-chave: design visual de um AVA, análise qualitativa, educação para alunos surdos brasileiros.This article analyzes the visual design of a Virtual Learning Environment (VLE) taking into account recent studies related to Social Semiotics and to a current multimodal approach that emphasizes the use of different semiotic codes to express meanings. It comprises a documentary investigation from the perspective of the qualitative research. This environment was implemented on Moodle, a virtual platform that allows the orchestration of different semiotic modes to address the learning needs of its target audience, Brazilian deaf students. As instruments for our analysis, we used some of the categories of image-oriented grammar, the Grammar of Visual Design (GVD), and aspects related to typography, colors and reading paths. The focus of the VLE is on the educational context for the deaf and it incorporated pedagogical practices for the teaching of the writing of argumentative articles in Portuguese as L2 to Brazilian deaf students who were being prepared for the Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Our study reveals that a VLE that comprises design choices like the ones discussed in this article can address the special needs of Brazilian deaf students. Our investigation results can be useful for those interested in different educational scenarios for the deaf in the Brazilian context.Keywords: visual design of a VLE, qualitative analysis, education for Brazilian deaf students.Unisinos2018-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2018.163.13Calidoscópio; Vol. 16 No. 3 (2018): September/December; 491-505Calidoscópio; v. 16 n. 3 (2018): Setembro/Dezembro; 491-5052177-6202reponame:Calidoscópio (Online)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:Unisinosporhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2018.163.13/60746819Dias, ReinildesBarbosa, Eva dos Reis Araújoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-04-05T18:52:35Zoai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/14198Revistahttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopioPUBhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/oaicmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br2177-62022177-6202opendoar:2019-04-05T18:52:35Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.none.fl_str_mv Multimodalidade e a Gramática do Design Visual: a escrita em português como L2 no contexto de alunos surdos brasileiros
Multimodality and the Grammar of Visual Design: Writing in Portuguese as L2 in the context of Brazilian deaf students
title Multimodalidade e a Gramática do Design Visual: a escrita em português como L2 no contexto de alunos surdos brasileiros
spellingShingle Multimodalidade e a Gramática do Design Visual: a escrita em português como L2 no contexto de alunos surdos brasileiros
Dias, Reinildes
title_short Multimodalidade e a Gramática do Design Visual: a escrita em português como L2 no contexto de alunos surdos brasileiros
title_full Multimodalidade e a Gramática do Design Visual: a escrita em português como L2 no contexto de alunos surdos brasileiros
title_fullStr Multimodalidade e a Gramática do Design Visual: a escrita em português como L2 no contexto de alunos surdos brasileiros
title_full_unstemmed Multimodalidade e a Gramática do Design Visual: a escrita em português como L2 no contexto de alunos surdos brasileiros
title_sort Multimodalidade e a Gramática do Design Visual: a escrita em português como L2 no contexto de alunos surdos brasileiros
author Dias, Reinildes
author_facet Dias, Reinildes
Barbosa, Eva dos Reis Araújo
author_role author
author2 Barbosa, Eva dos Reis Araújo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Reinildes
Barbosa, Eva dos Reis Araújo
description Este artigo analisa o design visual de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) tendo por aporte teórico estudos recentes advindos da Semiótica Social e de uma abordagem multimodal atual que enfatiza o uso de diversos códigos semióticos para expressar significados. Inclui uma investigação documental desse AVA, na perspectiva da pesquisa qualitativa, que foi implementado no Moodle. Essa plataforma virtual permite a orquestração de modos semióticos diferentes para enfocar as necessidades de aprendizagem do público-alvo, estudantes surdos brasileiros. Como instrumentos de análise, usamos algumas das categorias de uma gramática orientada para a leitura de imagens, a Gramática do Design Visual (GDV), e aspectos relacionados com a tipografia, com as cores e com o caminho de leitura. O foco do AVA é o contexto educacional para surdos e ele incorporou práticas pedagógicas para o ensino de escrita de artigos argumentativos em português como L2 a alunos surdos brasileiros que se preparavam para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Os resultados de nossa análise revelam que um AVA que incorpora as decisões de design visual como as discutidas neste artigo pode contemplar as necessidades especiais de alunos surdos brasileiros. Os resultados podem ainda ser úteis a profissionais interessados em cenários educacionais para surdos no contexto brasileiro.Palavras-chave: design visual de um AVA, análise qualitativa, educação para alunos surdos brasileiros.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2018.163.13
url https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2018.163.13
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2018.163.13/60746819
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unisinos
publisher.none.fl_str_mv Unisinos
dc.source.none.fl_str_mv Calidoscópio; Vol. 16 No. 3 (2018): September/December; 491-505
Calidoscópio; v. 16 n. 3 (2018): Setembro/Dezembro; 491-505
2177-6202
reponame:Calidoscópio (Online)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:Unisinos
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str Unisinos
institution Unisinos
reponame_str Calidoscópio (Online)
collection Calidoscópio (Online)
repository.name.fl_str_mv Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv cmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br
_version_ 1792203887214592000