Multimodalidade e a Gramática do Design Visual: a escrita em português como L2 no contexto de alunos surdos brasileiros
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Calidoscópio (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2018.163.13 |
Resumo: | Este artigo analisa o design visual de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) tendo por aporte teórico estudos recentes advindos da Semiótica Social e de uma abordagem multimodal atual que enfatiza o uso de diversos códigos semióticos para expressar significados. Inclui uma investigação documental desse AVA, na perspectiva da pesquisa qualitativa, que foi implementado no Moodle. Essa plataforma virtual permite a orquestração de modos semióticos diferentes para enfocar as necessidades de aprendizagem do público-alvo, estudantes surdos brasileiros. Como instrumentos de análise, usamos algumas das categorias de uma gramática orientada para a leitura de imagens, a Gramática do Design Visual (GDV), e aspectos relacionados com a tipografia, com as cores e com o caminho de leitura. O foco do AVA é o contexto educacional para surdos e ele incorporou práticas pedagógicas para o ensino de escrita de artigos argumentativos em português como L2 a alunos surdos brasileiros que se preparavam para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Os resultados de nossa análise revelam que um AVA que incorpora as decisões de design visual como as discutidas neste artigo pode contemplar as necessidades especiais de alunos surdos brasileiros. Os resultados podem ainda ser úteis a profissionais interessados em cenários educacionais para surdos no contexto brasileiro.Palavras-chave: design visual de um AVA, análise qualitativa, educação para alunos surdos brasileiros. |
id |
Unisinos-3_75de3532b033a3d31118d40dac5e1d9d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/14198 |
network_acronym_str |
Unisinos-3 |
network_name_str |
Calidoscópio (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Multimodalidade e a Gramática do Design Visual: a escrita em português como L2 no contexto de alunos surdos brasileirosMultimodality and the Grammar of Visual Design: Writing in Portuguese as L2 in the context of Brazilian deaf studentsEste artigo analisa o design visual de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) tendo por aporte teórico estudos recentes advindos da Semiótica Social e de uma abordagem multimodal atual que enfatiza o uso de diversos códigos semióticos para expressar significados. Inclui uma investigação documental desse AVA, na perspectiva da pesquisa qualitativa, que foi implementado no Moodle. Essa plataforma virtual permite a orquestração de modos semióticos diferentes para enfocar as necessidades de aprendizagem do público-alvo, estudantes surdos brasileiros. Como instrumentos de análise, usamos algumas das categorias de uma gramática orientada para a leitura de imagens, a Gramática do Design Visual (GDV), e aspectos relacionados com a tipografia, com as cores e com o caminho de leitura. O foco do AVA é o contexto educacional para surdos e ele incorporou práticas pedagógicas para o ensino de escrita de artigos argumentativos em português como L2 a alunos surdos brasileiros que se preparavam para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Os resultados de nossa análise revelam que um AVA que incorpora as decisões de design visual como as discutidas neste artigo pode contemplar as necessidades especiais de alunos surdos brasileiros. Os resultados podem ainda ser úteis a profissionais interessados em cenários educacionais para surdos no contexto brasileiro.Palavras-chave: design visual de um AVA, análise qualitativa, educação para alunos surdos brasileiros.This article analyzes the visual design of a Virtual Learning Environment (VLE) taking into account recent studies related to Social Semiotics and to a current multimodal approach that emphasizes the use of different semiotic codes to express meanings. It comprises a documentary investigation from the perspective of the qualitative research. This environment was implemented on Moodle, a virtual platform that allows the orchestration of different semiotic modes to address the learning needs of its target audience, Brazilian deaf students. As instruments for our analysis, we used some of the categories of image-oriented grammar, the Grammar of Visual Design (GVD), and aspects related to typography, colors and reading paths. The focus of the VLE is on the educational context for the deaf and it incorporated pedagogical practices for the teaching of the writing of argumentative articles in Portuguese as L2 to Brazilian deaf students who were being prepared for the Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Our study reveals that a VLE that comprises design choices like the ones discussed in this article can address the special needs of Brazilian deaf students. Our investigation results can be useful for those interested in different educational scenarios for the deaf in the Brazilian context.Keywords: visual design of a VLE, qualitative analysis, education for Brazilian deaf students.Unisinos2018-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2018.163.13Calidoscópio; Vol. 16 No. 3 (2018): September/December; 491-505Calidoscópio; v. 16 n. 3 (2018): Setembro/Dezembro; 491-5052177-6202reponame:Calidoscópio (Online)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:Unisinosporhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2018.163.13/60746819Dias, ReinildesBarbosa, Eva dos Reis Araújoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-04-05T18:52:35Zoai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/14198Revistahttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopioPUBhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/oaicmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br2177-62022177-6202opendoar:2019-04-05T18:52:35Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Multimodalidade e a Gramática do Design Visual: a escrita em português como L2 no contexto de alunos surdos brasileiros Multimodality and the Grammar of Visual Design: Writing in Portuguese as L2 in the context of Brazilian deaf students |
title |
Multimodalidade e a Gramática do Design Visual: a escrita em português como L2 no contexto de alunos surdos brasileiros |
spellingShingle |
Multimodalidade e a Gramática do Design Visual: a escrita em português como L2 no contexto de alunos surdos brasileiros Dias, Reinildes |
title_short |
Multimodalidade e a Gramática do Design Visual: a escrita em português como L2 no contexto de alunos surdos brasileiros |
title_full |
Multimodalidade e a Gramática do Design Visual: a escrita em português como L2 no contexto de alunos surdos brasileiros |
title_fullStr |
Multimodalidade e a Gramática do Design Visual: a escrita em português como L2 no contexto de alunos surdos brasileiros |
title_full_unstemmed |
Multimodalidade e a Gramática do Design Visual: a escrita em português como L2 no contexto de alunos surdos brasileiros |
title_sort |
Multimodalidade e a Gramática do Design Visual: a escrita em português como L2 no contexto de alunos surdos brasileiros |
author |
Dias, Reinildes |
author_facet |
Dias, Reinildes Barbosa, Eva dos Reis Araújo |
author_role |
author |
author2 |
Barbosa, Eva dos Reis Araújo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Reinildes Barbosa, Eva dos Reis Araújo |
description |
Este artigo analisa o design visual de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) tendo por aporte teórico estudos recentes advindos da Semiótica Social e de uma abordagem multimodal atual que enfatiza o uso de diversos códigos semióticos para expressar significados. Inclui uma investigação documental desse AVA, na perspectiva da pesquisa qualitativa, que foi implementado no Moodle. Essa plataforma virtual permite a orquestração de modos semióticos diferentes para enfocar as necessidades de aprendizagem do público-alvo, estudantes surdos brasileiros. Como instrumentos de análise, usamos algumas das categorias de uma gramática orientada para a leitura de imagens, a Gramática do Design Visual (GDV), e aspectos relacionados com a tipografia, com as cores e com o caminho de leitura. O foco do AVA é o contexto educacional para surdos e ele incorporou práticas pedagógicas para o ensino de escrita de artigos argumentativos em português como L2 a alunos surdos brasileiros que se preparavam para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Os resultados de nossa análise revelam que um AVA que incorpora as decisões de design visual como as discutidas neste artigo pode contemplar as necessidades especiais de alunos surdos brasileiros. Os resultados podem ainda ser úteis a profissionais interessados em cenários educacionais para surdos no contexto brasileiro.Palavras-chave: design visual de um AVA, análise qualitativa, educação para alunos surdos brasileiros. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2018.163.13 |
url |
https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2018.163.13 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2018.163.13/60746819 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unisinos |
publisher.none.fl_str_mv |
Unisinos |
dc.source.none.fl_str_mv |
Calidoscópio; Vol. 16 No. 3 (2018): September/December; 491-505 Calidoscópio; v. 16 n. 3 (2018): Setembro/Dezembro; 491-505 2177-6202 reponame:Calidoscópio (Online) instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) instacron:Unisinos |
instname_str |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
instacron_str |
Unisinos |
institution |
Unisinos |
reponame_str |
Calidoscópio (Online) |
collection |
Calidoscópio (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
cmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br |
_version_ |
1792203887214592000 |