O jornal escolar on-line no ensino médio brasileiro: organização e funcionamento de um hipergênero digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Yano, Daniella de Cássia
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Bonini, Adair
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Calidoscópio (Online)
Texto Completo: https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/25235
Resumo: Este artigo analisa quatro jornais escolares on-line produzidos no ensino médio brasileiro, com o objetivo de explicar como o jornal escolar on-line se configura como um hipergênero (Bonini, 2011b). Para tanto, foram levantados os gêneros que os constituem (de organização, de funcionamento e de apoio), bem como os temas evocados e, com base em Palácios (2003), o uso de mecanismos do jornalismo on-line, especialmente a interatividade, a hipertextualidade e a multimidialidade. Os exemplares analisados apresentam caraterísticas de um hipergênero digital on-line, assumindo formas do blog e do jornalismo dominante e, ainda que de modo restrito, também as categorias do jornalismo on-line.
id Unisinos-3_7ab5bd62bc273e87490af91440824f04
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/25235
network_acronym_str Unisinos-3
network_name_str Calidoscópio (Online)
repository_id_str
spelling O jornal escolar on-line no ensino médio brasileiro: organização e funcionamento de um hipergênero digitalonline school newspaper; hypergenre; webjournalismjournal scolaire en ligne; hypergenre ; webjournalismeperiódico escolar en línea; hipergénero; periodismo webEste artigo analisa quatro jornais escolares on-line produzidos no ensino médio brasileiro, com o objetivo de explicar como o jornal escolar on-line se configura como um hipergênero (Bonini, 2011b). Para tanto, foram levantados os gêneros que os constituem (de organização, de funcionamento e de apoio), bem como os temas evocados e, com base em Palácios (2003), o uso de mecanismos do jornalismo on-line, especialmente a interatividade, a hipertextualidade e a multimidialidade. Os exemplares analisados apresentam caraterísticas de um hipergênero digital on-line, assumindo formas do blog e do jornalismo dominante e, ainda que de modo restrito, também as categorias do jornalismo on-line.Unisinos2023-07-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/2523510.4013/cld.2022.203.06Calidoscópio; Vol. 20 No. 3 (2022):  Número Atemático (v. 20, n. 3 - 2022, set/dez) ; 677-697Calidoscópio; v. 20 n. 3 (2022):  Número Atemático (v. 20, n. 3 - 2022, set/dez) ; 677-6972177-6202reponame:Calidoscópio (Online)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:Unisinosporhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/25235/60749608Copyright (c) 2023 Calidoscópioinfo:eu-repo/semantics/openAccessYano, Daniella de CássiaBonini, Adair2023-07-19T23:19:06Zoai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/25235Revistahttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopioPUBhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/oaicmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br2177-62022177-6202opendoar:2023-07-19T23:19:06Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.none.fl_str_mv O jornal escolar on-line no ensino médio brasileiro: organização e funcionamento de um hipergênero digital
title O jornal escolar on-line no ensino médio brasileiro: organização e funcionamento de um hipergênero digital
spellingShingle O jornal escolar on-line no ensino médio brasileiro: organização e funcionamento de um hipergênero digital
Yano, Daniella de Cássia
online school newspaper; hypergenre; webjournalism
journal scolaire en ligne; hypergenre ; webjournalisme
periódico escolar en línea; hipergénero; periodismo web
title_short O jornal escolar on-line no ensino médio brasileiro: organização e funcionamento de um hipergênero digital
title_full O jornal escolar on-line no ensino médio brasileiro: organização e funcionamento de um hipergênero digital
title_fullStr O jornal escolar on-line no ensino médio brasileiro: organização e funcionamento de um hipergênero digital
title_full_unstemmed O jornal escolar on-line no ensino médio brasileiro: organização e funcionamento de um hipergênero digital
title_sort O jornal escolar on-line no ensino médio brasileiro: organização e funcionamento de um hipergênero digital
author Yano, Daniella de Cássia
author_facet Yano, Daniella de Cássia
Bonini, Adair
author_role author
author2 Bonini, Adair
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Yano, Daniella de Cássia
Bonini, Adair
dc.subject.por.fl_str_mv online school newspaper; hypergenre; webjournalism
journal scolaire en ligne; hypergenre ; webjournalisme
periódico escolar en línea; hipergénero; periodismo web
topic online school newspaper; hypergenre; webjournalism
journal scolaire en ligne; hypergenre ; webjournalisme
periódico escolar en línea; hipergénero; periodismo web
description Este artigo analisa quatro jornais escolares on-line produzidos no ensino médio brasileiro, com o objetivo de explicar como o jornal escolar on-line se configura como um hipergênero (Bonini, 2011b). Para tanto, foram levantados os gêneros que os constituem (de organização, de funcionamento e de apoio), bem como os temas evocados e, com base em Palácios (2003), o uso de mecanismos do jornalismo on-line, especialmente a interatividade, a hipertextualidade e a multimidialidade. Os exemplares analisados apresentam caraterísticas de um hipergênero digital on-line, assumindo formas do blog e do jornalismo dominante e, ainda que de modo restrito, também as categorias do jornalismo on-line.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/25235
10.4013/cld.2022.203.06
url https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/25235
identifier_str_mv 10.4013/cld.2022.203.06
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/25235/60749608
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Calidoscópio
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Calidoscópio
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unisinos
publisher.none.fl_str_mv Unisinos
dc.source.none.fl_str_mv Calidoscópio; Vol. 20 No. 3 (2022):  Número Atemático (v. 20, n. 3 - 2022, set/dez) ; 677-697
Calidoscópio; v. 20 n. 3 (2022):  Número Atemático (v. 20, n. 3 - 2022, set/dez) ; 677-697
2177-6202
reponame:Calidoscópio (Online)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:Unisinos
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str Unisinos
institution Unisinos
reponame_str Calidoscópio (Online)
collection Calidoscópio (Online)
repository.name.fl_str_mv Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv cmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br
_version_ 1792203884538626048