Ensino de português brasileiro como língua adicional numa perspectiva decolonial: Do reconhecimento da norma curta como expressão de colonialidade à proposta de contínuos de Bortoni-Ricardo
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Calidoscópio (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/25114 |
Resumo: | O fato de não termos ainda conseguido nos desvencilhar de uma ideologia que cultua uma norma-padrão anacrônica demonstra como as nossas concepções de língua seguem impregnadas de colonialidade. Procuramos demonstrar aqui que a ideologia da norma curta (Faraco, 2004, 2008, 2015b) é um dos nossos expoentes do padrão de poder colonial (Quijano, 2000, 2005), devendo, portanto, ser identificada, delimitada, para que possa assim ser enfrentada. Propomos desprendê-la do nosso ensino de português língua adicional (PLA) por meio da extensão dos contínuos de Bortoni-Ricardo (2004, 2005) ao âmbito, trazendo a sócio-história de formação do português brasileiro à sala de aula de PLA (o conhecimento das causas) e proporcionando como modelo de referência linguística a fala de quem se encontra às margens. Palavras-chave: colonialidade; sociolinguística aplicada à educação; português língua adicional. |
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Ensino de português brasileiro como língua adicional numa perspectiva decolonial: Do reconhecimento da norma curta como expressão de colonialidade à proposta de contínuos de Bortoni-RicardoTeaching Brazilian Portuguese as an additional language from a decolonial perspective: From the recognition of norma curta as an expresion of coloniality to Bortoni-Ricardo's continua proposalO fato de não termos ainda conseguido nos desvencilhar de uma ideologia que cultua uma norma-padrão anacrônica demonstra como as nossas concepções de língua seguem impregnadas de colonialidade. Procuramos demonstrar aqui que a ideologia da norma curta (Faraco, 2004, 2008, 2015b) é um dos nossos expoentes do padrão de poder colonial (Quijano, 2000, 2005), devendo, portanto, ser identificada, delimitada, para que possa assim ser enfrentada. Propomos desprendê-la do nosso ensino de português língua adicional (PLA) por meio da extensão dos contínuos de Bortoni-Ricardo (2004, 2005) ao âmbito, trazendo a sócio-história de formação do português brasileiro à sala de aula de PLA (o conhecimento das causas) e proporcionando como modelo de referência linguística a fala de quem se encontra às margens. Palavras-chave: colonialidade; sociolinguística aplicada à educação; português língua adicional.The fact that we have not yet managed to free ourselves from an ideology that cultivates an anachronistic standard-norm demonstrates how our conceptions of language are still impregnated with coloniality. We seek to demonstrate here that the ideology of the norma curta (‘short norm’, Faraco, 2004, 2008, 2015b) is one of our exponents of this pattern of colonial power (Quijano, 2000, 2005), and that it must, therefore, be identified, delimited, so that it can be confronted. We propose to detach it from our teaching of Portuguese as an additional language, by extending Bortoni-Ricardo's (2004, 2005) continua to this area of studies, bringing the socio-history of Brazilian Portuguese (the knowledge of the causes) to the classroom, and providing as a legitimate model of linguistic reference the speech of those on the margins.Unisinos2023-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/2511410.4013/cld.2022.202.07Calidoscópio; Vol. 20 No. 2 (2022): Educação Linguística e de(s)colonialidades: caminhos e desafios praxiológicosCalidoscópio; v. 20 n. 2 (2022): Educação Linguística e de(s)colonialidades: caminhos e desafios praxiológicos2177-6202reponame:Calidoscópio (Online)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:Unisinosporhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/25114/60749577Copyright (c) 2022 Calidoscópioinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida Guimarães, Miley Antonia2023-06-30T16:17:07Zoai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/25114Revistahttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopioPUBhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/oaicmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br2177-62022177-6202opendoar:2023-06-30T16:17:07Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
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