A literatura de cordel como mediação no ensino de leitura e análise linguística
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Calidoscópio (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/25259 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo evidenciar a literatura de cordel como objeto cultural de ensino que alude à tradição oral e às práticas sociais do povo nordestino. Por meio de uma pesquisa-ação, que se insere num viés qualitativo e de formação docente, observa-se como a literatura popular pode contribuir para uma abordagem de ensino de leitura e análise linguística/semiótica na aula de Língua Portuguesa. Pautando-se numa prática de letramento multifacetada/multimodal e de reflexão sobre a língua(gem), ancora-se numa abordagem multicultural de leitura de gêneros textuais de tradição oral. Para tanto, busca-se respaldo teórico em Geraldi (2010; 2014), Kleiman e Signorini (1995), Rodrigues (2009; 2016), e nos documentos oficiais: PCN (Brasil, 1998); BNCC (Brasil, 2018). Com um olhar para a educação básica, apresenta-se uma proposta de letramento escolar mediada por folhetos de cordel e desenvolvida como projeto de leitura interdisciplinar numa escola pública do estado da Paraíba. Os resultados apontaram para o fato de que, como representação sociocultural popular, o cordel encontra seu valor como prática educativa de ensino-aprendizagem ao criar condições para que o aluno contemple a diversidade linguística e amplie seu conhecimento sobre a linguagem, valorizando o contexto cultural em que está inserido. Palavras-chave: Literatura de cordel; Ensino de língua(gens); Leitura; Análise linguística/Semiótica. |
id |
Unisinos-3_bf991ada2b7a2951040b09a84a8b1055 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/25259 |
network_acronym_str |
Unisinos-3 |
network_name_str |
Calidoscópio (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A literatura de cordel como mediação no ensino de leitura e análise linguísticaEste trabalho tem como objetivo evidenciar a literatura de cordel como objeto cultural de ensino que alude à tradição oral e às práticas sociais do povo nordestino. Por meio de uma pesquisa-ação, que se insere num viés qualitativo e de formação docente, observa-se como a literatura popular pode contribuir para uma abordagem de ensino de leitura e análise linguística/semiótica na aula de Língua Portuguesa. Pautando-se numa prática de letramento multifacetada/multimodal e de reflexão sobre a língua(gem), ancora-se numa abordagem multicultural de leitura de gêneros textuais de tradição oral. Para tanto, busca-se respaldo teórico em Geraldi (2010; 2014), Kleiman e Signorini (1995), Rodrigues (2009; 2016), e nos documentos oficiais: PCN (Brasil, 1998); BNCC (Brasil, 2018). Com um olhar para a educação básica, apresenta-se uma proposta de letramento escolar mediada por folhetos de cordel e desenvolvida como projeto de leitura interdisciplinar numa escola pública do estado da Paraíba. Os resultados apontaram para o fato de que, como representação sociocultural popular, o cordel encontra seu valor como prática educativa de ensino-aprendizagem ao criar condições para que o aluno contemple a diversidade linguística e amplie seu conhecimento sobre a linguagem, valorizando o contexto cultural em que está inserido. Palavras-chave: Literatura de cordel; Ensino de língua(gens); Leitura; Análise linguística/Semiótica.The article reflects on the teaching of reading from a perspective of reflection on the language(gem), passing through the interactionist model of reading and the study of textual genres. To do so, it seeks theoretical support in Geraldi (2010), Kleiman and Signorini (1995), XXXXX (2009; 2016; 2017), among others, in addition to the PCN (BRASIL, 1998) and the BNCC (BRASIL, 2017). In this way, it turns to the teaching of Portuguese language in the current school reality, in a scenario that demands action taken in favor of the development of successful pedagogical practices for Basic Education. For this, it presents a proposal for school literacy with cordel leaflets that contemplates linguistic diversity and values the student's local culture. The study allowed us to understand that an interdisciplinary reading teaching project, mediated by cordel booklets in Portuguese language classes, allows reading to be studied in a process of dialogue that involves reader, text and author. It was evidenced that from the moment the student becomes the subject of the discourse, his contribution to the school literacy process is evident, raising self-esteem, the level of learning and his life experiences.Unisinos2023-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/2525910.4013/cld.2023.213.04Calidoscópio; Vol. 21 No. 3 (2023): Volume Atemático (v. 21, n. 3 - 2023, set-dez); 478-498Calidoscópio; v. 21 n. 3 (2023): Volume Atemático (v. 21, n. 3 - 2023, set-dez); 478-4982177-6202reponame:Calidoscópio (Online)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:Unisinosporhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/25259/60749715Copyright (c) 2023 Calidoscópioinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, RodrigoRodrigues, Linduarte2023-09-27T15:19:43Zoai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/25259Revistahttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopioPUBhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/oaicmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br2177-62022177-6202opendoar:2023-09-27T15:19:43Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A literatura de cordel como mediação no ensino de leitura e análise linguística |
title |
A literatura de cordel como mediação no ensino de leitura e análise linguística |
spellingShingle |
A literatura de cordel como mediação no ensino de leitura e análise linguística Silva, Rodrigo |
title_short |
A literatura de cordel como mediação no ensino de leitura e análise linguística |
title_full |
A literatura de cordel como mediação no ensino de leitura e análise linguística |
title_fullStr |
A literatura de cordel como mediação no ensino de leitura e análise linguística |
title_full_unstemmed |
A literatura de cordel como mediação no ensino de leitura e análise linguística |
title_sort |
A literatura de cordel como mediação no ensino de leitura e análise linguística |
author |
Silva, Rodrigo |
author_facet |
Silva, Rodrigo Rodrigues, Linduarte |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues, Linduarte |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Rodrigo Rodrigues, Linduarte |
description |
Este trabalho tem como objetivo evidenciar a literatura de cordel como objeto cultural de ensino que alude à tradição oral e às práticas sociais do povo nordestino. Por meio de uma pesquisa-ação, que se insere num viés qualitativo e de formação docente, observa-se como a literatura popular pode contribuir para uma abordagem de ensino de leitura e análise linguística/semiótica na aula de Língua Portuguesa. Pautando-se numa prática de letramento multifacetada/multimodal e de reflexão sobre a língua(gem), ancora-se numa abordagem multicultural de leitura de gêneros textuais de tradição oral. Para tanto, busca-se respaldo teórico em Geraldi (2010; 2014), Kleiman e Signorini (1995), Rodrigues (2009; 2016), e nos documentos oficiais: PCN (Brasil, 1998); BNCC (Brasil, 2018). Com um olhar para a educação básica, apresenta-se uma proposta de letramento escolar mediada por folhetos de cordel e desenvolvida como projeto de leitura interdisciplinar numa escola pública do estado da Paraíba. Os resultados apontaram para o fato de que, como representação sociocultural popular, o cordel encontra seu valor como prática educativa de ensino-aprendizagem ao criar condições para que o aluno contemple a diversidade linguística e amplie seu conhecimento sobre a linguagem, valorizando o contexto cultural em que está inserido. Palavras-chave: Literatura de cordel; Ensino de língua(gens); Leitura; Análise linguística/Semiótica. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-09-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/25259 10.4013/cld.2023.213.04 |
url |
https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/25259 |
identifier_str_mv |
10.4013/cld.2023.213.04 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/25259/60749715 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Calidoscópio info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Calidoscópio |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unisinos |
publisher.none.fl_str_mv |
Unisinos |
dc.source.none.fl_str_mv |
Calidoscópio; Vol. 21 No. 3 (2023): Volume Atemático (v. 21, n. 3 - 2023, set-dez); 478-498 Calidoscópio; v. 21 n. 3 (2023): Volume Atemático (v. 21, n. 3 - 2023, set-dez); 478-498 2177-6202 reponame:Calidoscópio (Online) instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) instacron:Unisinos |
instname_str |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
instacron_str |
Unisinos |
institution |
Unisinos |
reponame_str |
Calidoscópio (Online) |
collection |
Calidoscópio (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
cmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br |
_version_ |
1792203884539674624 |