A prática de reescrita textual: uma atividade colaborativa de escrita no 3º ano do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Calidoscópio (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2020.181.04 |
Resumo: | No decurso da elaboração de um texto, as crianças devem ser levadas a compreender para quem estão escrevendo, os motivos que as levaram a escrever e a forma discursiva adequada à situação comunicativa. Deve-se, ainda, favorecer a compreensão de que o processo de escrita reúne as etapas de planejamento, escrita, revisão e reescrita. Este artigo, recorte de uma pesquisa de doutorado, que teve como objetivo compreender a concepção do processo de reescrita do aluno a partir das práticas de sala de aula em uma turma do 3º ano do Ciclo de Alfabetização, procura dar relevo aos ecos da Formação Continuada de uma docente participante do PNAIC. Para tanto, discutimos as perspectivas de tratamento da produção textual, a partir dos estudos de Bentes (2012), Jesus (2011), Koch (2016), Reinaldo (2003) e os processos de revisão e reescrita textual, com base nos estudos de Brandão (2007), Fiad (1997), Mayrink-Sabinson (1997), Menegassi (2013) e Rocha (2008), entre outros. Metodologicamente, situamo-nos no modelo qualitativo de pesquisa, entendido como a reunião de práticas interpretativas, adotamos a observação participante, a filmagem e a transcrição como instrumentos de análise. Para essa amostragem, selecionamos e analisamos trechos de intervenções orais realizadas pela docente para o desenvolvimento de uma atividade de reescrita colaborativa. Com base nos dados, reconhecemos ecos da formação continuada recebida, principalmente na função de "escriba" para incentivar as crianças à prática de revisão e reescrita. Sabemos que o processo da reescrita é algo relativamente novo na prática da alfabetização e, como mediadora desse processo, a docente também experimenta esse novo desafio, mobilizando saberes para adequar sua prática às teorias que a sustentam.Palavras-chave: prática de escrita; revisão e reescrita textual; formação Continuada. |
id |
Unisinos-3_da70ab00e707c50c55262e408d6aa862 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/18989 |
network_acronym_str |
Unisinos-3 |
network_name_str |
Calidoscópio (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A prática de reescrita textual: uma atividade colaborativa de escrita no 3º ano do ensino fundamentalNo decurso da elaboração de um texto, as crianças devem ser levadas a compreender para quem estão escrevendo, os motivos que as levaram a escrever e a forma discursiva adequada à situação comunicativa. Deve-se, ainda, favorecer a compreensão de que o processo de escrita reúne as etapas de planejamento, escrita, revisão e reescrita. Este artigo, recorte de uma pesquisa de doutorado, que teve como objetivo compreender a concepção do processo de reescrita do aluno a partir das práticas de sala de aula em uma turma do 3º ano do Ciclo de Alfabetização, procura dar relevo aos ecos da Formação Continuada de uma docente participante do PNAIC. Para tanto, discutimos as perspectivas de tratamento da produção textual, a partir dos estudos de Bentes (2012), Jesus (2011), Koch (2016), Reinaldo (2003) e os processos de revisão e reescrita textual, com base nos estudos de Brandão (2007), Fiad (1997), Mayrink-Sabinson (1997), Menegassi (2013) e Rocha (2008), entre outros. Metodologicamente, situamo-nos no modelo qualitativo de pesquisa, entendido como a reunião de práticas interpretativas, adotamos a observação participante, a filmagem e a transcrição como instrumentos de análise. Para essa amostragem, selecionamos e analisamos trechos de intervenções orais realizadas pela docente para o desenvolvimento de uma atividade de reescrita colaborativa. Com base nos dados, reconhecemos ecos da formação continuada recebida, principalmente na função de "escriba" para incentivar as crianças à prática de revisão e reescrita. Sabemos que o processo da reescrita é algo relativamente novo na prática da alfabetização e, como mediadora desse processo, a docente também experimenta esse novo desafio, mobilizando saberes para adequar sua prática às teorias que a sustentam.Palavras-chave: prática de escrita; revisão e reescrita textual; formação Continuada. Unisinos2020-03-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2020.181.0410.4013/cld.2020.181.04Calidoscópio; Vol. 18 No. 1 (2020): Janeiro/Abril; 67-86Calidoscópio; v. 18 n. 1 (2020): Janeiro/Abril; 67-862177-6202reponame:Calidoscópio (Online)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:Unisinosporhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2020.181.04/60747669dos Santos, Cícero GabrielFaria, Evangelina Maria Brito deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-27T17:45:56Zoai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/18989Revistahttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopioPUBhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/oaicmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br2177-62022177-6202opendoar:2020-11-27T17:45:56Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A prática de reescrita textual: uma atividade colaborativa de escrita no 3º ano do ensino fundamental |
title |
A prática de reescrita textual: uma atividade colaborativa de escrita no 3º ano do ensino fundamental |
spellingShingle |
A prática de reescrita textual: uma atividade colaborativa de escrita no 3º ano do ensino fundamental dos Santos, Cícero Gabriel |
title_short |
A prática de reescrita textual: uma atividade colaborativa de escrita no 3º ano do ensino fundamental |
title_full |
A prática de reescrita textual: uma atividade colaborativa de escrita no 3º ano do ensino fundamental |
title_fullStr |
A prática de reescrita textual: uma atividade colaborativa de escrita no 3º ano do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
A prática de reescrita textual: uma atividade colaborativa de escrita no 3º ano do ensino fundamental |
title_sort |
A prática de reescrita textual: uma atividade colaborativa de escrita no 3º ano do ensino fundamental |
author |
dos Santos, Cícero Gabriel |
author_facet |
dos Santos, Cícero Gabriel Faria, Evangelina Maria Brito de |
author_role |
author |
author2 |
Faria, Evangelina Maria Brito de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
dos Santos, Cícero Gabriel Faria, Evangelina Maria Brito de |
description |
No decurso da elaboração de um texto, as crianças devem ser levadas a compreender para quem estão escrevendo, os motivos que as levaram a escrever e a forma discursiva adequada à situação comunicativa. Deve-se, ainda, favorecer a compreensão de que o processo de escrita reúne as etapas de planejamento, escrita, revisão e reescrita. Este artigo, recorte de uma pesquisa de doutorado, que teve como objetivo compreender a concepção do processo de reescrita do aluno a partir das práticas de sala de aula em uma turma do 3º ano do Ciclo de Alfabetização, procura dar relevo aos ecos da Formação Continuada de uma docente participante do PNAIC. Para tanto, discutimos as perspectivas de tratamento da produção textual, a partir dos estudos de Bentes (2012), Jesus (2011), Koch (2016), Reinaldo (2003) e os processos de revisão e reescrita textual, com base nos estudos de Brandão (2007), Fiad (1997), Mayrink-Sabinson (1997), Menegassi (2013) e Rocha (2008), entre outros. Metodologicamente, situamo-nos no modelo qualitativo de pesquisa, entendido como a reunião de práticas interpretativas, adotamos a observação participante, a filmagem e a transcrição como instrumentos de análise. Para essa amostragem, selecionamos e analisamos trechos de intervenções orais realizadas pela docente para o desenvolvimento de uma atividade de reescrita colaborativa. Com base nos dados, reconhecemos ecos da formação continuada recebida, principalmente na função de "escriba" para incentivar as crianças à prática de revisão e reescrita. Sabemos que o processo da reescrita é algo relativamente novo na prática da alfabetização e, como mediadora desse processo, a docente também experimenta esse novo desafio, mobilizando saberes para adequar sua prática às teorias que a sustentam.Palavras-chave: prática de escrita; revisão e reescrita textual; formação Continuada. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2020.181.04 10.4013/cld.2020.181.04 |
url |
https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2020.181.04 |
identifier_str_mv |
10.4013/cld.2020.181.04 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2020.181.04/60747669 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unisinos |
publisher.none.fl_str_mv |
Unisinos |
dc.source.none.fl_str_mv |
Calidoscópio; Vol. 18 No. 1 (2020): Janeiro/Abril; 67-86 Calidoscópio; v. 18 n. 1 (2020): Janeiro/Abril; 67-86 2177-6202 reponame:Calidoscópio (Online) instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) instacron:Unisinos |
instname_str |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
instacron_str |
Unisinos |
institution |
Unisinos |
reponame_str |
Calidoscópio (Online) |
collection |
Calidoscópio (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
cmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br |
_version_ |
1792203887626682368 |