A prática de reescrita textual: uma atividade colaborativa de escrita no 3º ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos, Cícero Gabriel
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Faria, Evangelina Maria Brito de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Calidoscópio (Online)
Texto Completo: https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2020.181.04
Resumo: No decurso da elaboração de um texto, as crianças devem ser levadas a compreender para quem estão escrevendo, os motivos que as levaram a escrever e a forma discursiva adequada à situação comunicativa. Deve-se, ainda, favorecer a compreensão de que o processo de escrita reúne as etapas de planejamento, escrita, revisão e reescrita. Este artigo, recorte de uma pesquisa de doutorado, que teve como objetivo compreender a concepção do processo de reescrita do aluno a partir das práticas de sala de aula em uma turma do 3º ano do Ciclo de Alfabetização, procura dar relevo aos ecos da Formação Continuada de uma docente participante do PNAIC. Para tanto, discutimos as perspectivas de tratamento da produção textual, a partir dos estudos de Bentes (2012), Jesus (2011), Koch (2016), Reinaldo (2003) e os processos de revisão e reescrita textual, com base nos estudos de Brandão (2007), Fiad (1997), Mayrink-Sabinson (1997), Menegassi (2013) e Rocha (2008), entre outros. Metodologicamente, situamo-nos no modelo qualitativo de pesquisa, entendido como a reunião de práticas interpretativas, adotamos a observação participante, a filmagem e a transcrição como instrumentos de análise. Para essa amostragem, selecionamos e analisamos trechos de intervenções orais realizadas pela docente para o desenvolvimento de uma atividade de reescrita colaborativa. Com base nos dados, reconhecemos ecos da formação continuada recebida, principalmente na função de "escriba" para incentivar as crianças à prática de revisão e reescrita. Sabemos que o processo da reescrita é algo relativamente novo na prática da alfabetização e, como mediadora desse processo, a docente também experimenta esse novo desafio, mobilizando saberes para adequar sua prática às teorias que a sustentam.Palavras-chave: prática de escrita; revisão e reescrita textual; formação Continuada. 
id Unisinos-3_da70ab00e707c50c55262e408d6aa862
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/18989
network_acronym_str Unisinos-3
network_name_str Calidoscópio (Online)
repository_id_str
spelling A prática de reescrita textual: uma atividade colaborativa de escrita no 3º ano do ensino fundamentalNo decurso da elaboração de um texto, as crianças devem ser levadas a compreender para quem estão escrevendo, os motivos que as levaram a escrever e a forma discursiva adequada à situação comunicativa. Deve-se, ainda, favorecer a compreensão de que o processo de escrita reúne as etapas de planejamento, escrita, revisão e reescrita. Este artigo, recorte de uma pesquisa de doutorado, que teve como objetivo compreender a concepção do processo de reescrita do aluno a partir das práticas de sala de aula em uma turma do 3º ano do Ciclo de Alfabetização, procura dar relevo aos ecos da Formação Continuada de uma docente participante do PNAIC. Para tanto, discutimos as perspectivas de tratamento da produção textual, a partir dos estudos de Bentes (2012), Jesus (2011), Koch (2016), Reinaldo (2003) e os processos de revisão e reescrita textual, com base nos estudos de Brandão (2007), Fiad (1997), Mayrink-Sabinson (1997), Menegassi (2013) e Rocha (2008), entre outros. Metodologicamente, situamo-nos no modelo qualitativo de pesquisa, entendido como a reunião de práticas interpretativas, adotamos a observação participante, a filmagem e a transcrição como instrumentos de análise. Para essa amostragem, selecionamos e analisamos trechos de intervenções orais realizadas pela docente para o desenvolvimento de uma atividade de reescrita colaborativa. Com base nos dados, reconhecemos ecos da formação continuada recebida, principalmente na função de "escriba" para incentivar as crianças à prática de revisão e reescrita. Sabemos que o processo da reescrita é algo relativamente novo na prática da alfabetização e, como mediadora desse processo, a docente também experimenta esse novo desafio, mobilizando saberes para adequar sua prática às teorias que a sustentam.Palavras-chave: prática de escrita; revisão e reescrita textual; formação Continuada. Unisinos2020-03-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2020.181.0410.4013/cld.2020.181.04Calidoscópio; Vol. 18 No. 1 (2020): Janeiro/Abril; 67-86Calidoscópio; v. 18 n. 1 (2020): Janeiro/Abril; 67-862177-6202reponame:Calidoscópio (Online)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:Unisinosporhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2020.181.04/60747669dos Santos, Cícero GabrielFaria, Evangelina Maria Brito deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-27T17:45:56Zoai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/18989Revistahttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopioPUBhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/oaicmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br2177-62022177-6202opendoar:2020-11-27T17:45:56Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.none.fl_str_mv A prática de reescrita textual: uma atividade colaborativa de escrita no 3º ano do ensino fundamental
title A prática de reescrita textual: uma atividade colaborativa de escrita no 3º ano do ensino fundamental
spellingShingle A prática de reescrita textual: uma atividade colaborativa de escrita no 3º ano do ensino fundamental
dos Santos, Cícero Gabriel
title_short A prática de reescrita textual: uma atividade colaborativa de escrita no 3º ano do ensino fundamental
title_full A prática de reescrita textual: uma atividade colaborativa de escrita no 3º ano do ensino fundamental
title_fullStr A prática de reescrita textual: uma atividade colaborativa de escrita no 3º ano do ensino fundamental
title_full_unstemmed A prática de reescrita textual: uma atividade colaborativa de escrita no 3º ano do ensino fundamental
title_sort A prática de reescrita textual: uma atividade colaborativa de escrita no 3º ano do ensino fundamental
author dos Santos, Cícero Gabriel
author_facet dos Santos, Cícero Gabriel
Faria, Evangelina Maria Brito de
author_role author
author2 Faria, Evangelina Maria Brito de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Santos, Cícero Gabriel
Faria, Evangelina Maria Brito de
description No decurso da elaboração de um texto, as crianças devem ser levadas a compreender para quem estão escrevendo, os motivos que as levaram a escrever e a forma discursiva adequada à situação comunicativa. Deve-se, ainda, favorecer a compreensão de que o processo de escrita reúne as etapas de planejamento, escrita, revisão e reescrita. Este artigo, recorte de uma pesquisa de doutorado, que teve como objetivo compreender a concepção do processo de reescrita do aluno a partir das práticas de sala de aula em uma turma do 3º ano do Ciclo de Alfabetização, procura dar relevo aos ecos da Formação Continuada de uma docente participante do PNAIC. Para tanto, discutimos as perspectivas de tratamento da produção textual, a partir dos estudos de Bentes (2012), Jesus (2011), Koch (2016), Reinaldo (2003) e os processos de revisão e reescrita textual, com base nos estudos de Brandão (2007), Fiad (1997), Mayrink-Sabinson (1997), Menegassi (2013) e Rocha (2008), entre outros. Metodologicamente, situamo-nos no modelo qualitativo de pesquisa, entendido como a reunião de práticas interpretativas, adotamos a observação participante, a filmagem e a transcrição como instrumentos de análise. Para essa amostragem, selecionamos e analisamos trechos de intervenções orais realizadas pela docente para o desenvolvimento de uma atividade de reescrita colaborativa. Com base nos dados, reconhecemos ecos da formação continuada recebida, principalmente na função de "escriba" para incentivar as crianças à prática de revisão e reescrita. Sabemos que o processo da reescrita é algo relativamente novo na prática da alfabetização e, como mediadora desse processo, a docente também experimenta esse novo desafio, mobilizando saberes para adequar sua prática às teorias que a sustentam.Palavras-chave: prática de escrita; revisão e reescrita textual; formação Continuada. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2020.181.04
10.4013/cld.2020.181.04
url https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2020.181.04
identifier_str_mv 10.4013/cld.2020.181.04
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2020.181.04/60747669
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unisinos
publisher.none.fl_str_mv Unisinos
dc.source.none.fl_str_mv Calidoscópio; Vol. 18 No. 1 (2020): Janeiro/Abril; 67-86
Calidoscópio; v. 18 n. 1 (2020): Janeiro/Abril; 67-86
2177-6202
reponame:Calidoscópio (Online)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:Unisinos
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str Unisinos
institution Unisinos
reponame_str Calidoscópio (Online)
collection Calidoscópio (Online)
repository.name.fl_str_mv Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv cmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br
_version_ 1792203887626682368