Aulas de Literatura: mediação rumo ao protagonismo que faz “pensar outras coisas”
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Calidoscópio (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/25395 |
Resumo: | Este texto considera a escola como um lugar onde devem ser propiciadas aos estudantes experiências que contribuam para sua formação crítica. O artigo identifica e analisa apreciações de estudantes e professor do Ensino Médio sobre práticas de leitura literária e situa o papel dos agentes envolvidos nessas práticas. O corpus se constitui de transcrições de falas de professor de Literatura e alunos do segundo ano do Ensino Médio, de escola pública estadual, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Os dados consistem em transcrições de entrevistas feitas com os participantes, registradas por meio de recursos audiovisuais. Esses registros evidenciam percepções sobre as práticas de leitura de textos literários possibilitadas pela disciplina de Literatura. A discussão é ancorada em Compagnon (2012), Saraiva e Kaspari (2017), Cândido (2004), Cosson (2016), Zappone (2018) e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (Brasil, 2018), para discorrer sobre a literatura e seu papel social; e em Dieb (2014), Kleiman (1995, 2006, 2014) e Silva (2020), para refletir sobre agência e agentes de letramento. Os resultados atestam a preferência dos estudantes por práticas que promovem seu protagonismo e conexões com o contexto em que se inserem, mediadas pelo professor e pelas experiências com o texto literário. Palavras-chave: Leitura; Literatura; Formação Crítica. |
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Aulas de Literatura: mediação rumo ao protagonismo que faz “pensar outras coisas” Literature classes: mediation towards protagonism that makes “think about other things”reading; literature; critical formationEste texto considera a escola como um lugar onde devem ser propiciadas aos estudantes experiências que contribuam para sua formação crítica. O artigo identifica e analisa apreciações de estudantes e professor do Ensino Médio sobre práticas de leitura literária e situa o papel dos agentes envolvidos nessas práticas. O corpus se constitui de transcrições de falas de professor de Literatura e alunos do segundo ano do Ensino Médio, de escola pública estadual, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Os dados consistem em transcrições de entrevistas feitas com os participantes, registradas por meio de recursos audiovisuais. Esses registros evidenciam percepções sobre as práticas de leitura de textos literários possibilitadas pela disciplina de Literatura. A discussão é ancorada em Compagnon (2012), Saraiva e Kaspari (2017), Cândido (2004), Cosson (2016), Zappone (2018) e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (Brasil, 2018), para discorrer sobre a literatura e seu papel social; e em Dieb (2014), Kleiman (1995, 2006, 2014) e Silva (2020), para refletir sobre agência e agentes de letramento. Os resultados atestam a preferência dos estudantes por práticas que promovem seu protagonismo e conexões com o contexto em que se inserem, mediadas pelo professor e pelas experiências com o texto literário. Palavras-chave: Leitura; Literatura; Formação Crítica.This paper considers school as a place where students should be provided with experiences that contribute to their critical formation. The article identifies and analyzes appreciations of high school students and teachers about literary reading practices and situates the role of the agents involved in these practices. The corpus is made up of transcripts of speeches given by a literature teacher and second-year high school students in a state public school in the metropolitan region of Porto Alegre. The data were generated through semi-structured interviews, audio recorded, and conversation rounds, audio and video recorded. These records show perceptions about the reading practices of literary texts from the Literature as a subject. The discussion is supported by Compagnon (2012), Saraiva and Kaspari (2017), Cândido (2004), Cosson (2016), Zappone (2018), and Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (Brazil, 2018), to discuss literature and its social role; and in Dieb (2014), Kleiman (1995, 2006, 2014), and Silva (2020), to reflect on literacy agency and agents. The results attest to the students' preference for practices that promote their protagonism and connections with their context, mediated by the teacher and their experiences with the literary text.Unisinos2023-07-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/2539510.4013/cld.2022.203.09Calidoscópio; Vol. 20 No. 3 (2022): Número Atemático (v. 20, n. 3 - 2022, set/dez) ; 735-755Calidoscópio; v. 20 n. 3 (2022): Número Atemático (v. 20, n. 3 - 2022, set/dez) ; 735-7552177-6202reponame:Calidoscópio (Online)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:Unisinosporhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/25395/60749611Copyright (c) 2022 Calidoscópioinfo:eu-repo/semantics/openAccessLevandovski Thewes, Jéssica Daianede Azevedo Fronza, Cátia2023-07-19T23:19:05Zoai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/25395Revistahttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopioPUBhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/oaicmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br2177-62022177-6202opendoar:2023-07-19T23:19:05Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
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