Paulo Freire em memes: caricaturas de um país dividido
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Calidoscópio (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/23779 |
Resumo: | Estamos vivendo tempos de polarização de nossa sociedade e, em meio a ela, a figura de Paulo Freire tem sido central em diferentes embates. A intenção deste texto é compreender como a publicização de memes em redes sociais tem contribuído para a construção de uma narrativa de descrédito do patrono da educação brasileira. A fim de alcançar esse objetivo, foram selecionados memes sobre Paulo Freire compartilhados pelo Movimento Escola Sem Partido em seu perfil nas redes sociais. Tais dados foram analisados à luz da teoria do dialogismo do Círculo de Bakhtin (Bakhtin, 2010; 2015; 2017; Volóchinov, 2017), e ao pensamento do próprio Freire (1967; 1987; 1992; 1996). Os resultados apontam para o uso intencional de termos pejorativos e de baixo calão na produção de tais textos, que têm potencial para causar excitabilidade e adesão de um público contrário a ideias progressistas. Nessa arena, vozes antagônicas aparecem de modo acanhado nos comentários e apontam a necessidade de buscar formas de resistência por meio não apenas de leituras críticas, mas também de engajamento com os processos de construção discursiva a fim de compreender como diferentes ideologias são construídas na linguagem. Palavras-chave: Paulo Freire; Escola Sem Partido; Círculo de Bakhtin. |
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Paulo Freire em memes: caricaturas de um país dividido Paulo Freire in memes: caricatures of a divided country Estamos vivendo tempos de polarização de nossa sociedade e, em meio a ela, a figura de Paulo Freire tem sido central em diferentes embates. A intenção deste texto é compreender como a publicização de memes em redes sociais tem contribuído para a construção de uma narrativa de descrédito do patrono da educação brasileira. A fim de alcançar esse objetivo, foram selecionados memes sobre Paulo Freire compartilhados pelo Movimento Escola Sem Partido em seu perfil nas redes sociais. Tais dados foram analisados à luz da teoria do dialogismo do Círculo de Bakhtin (Bakhtin, 2010; 2015; 2017; Volóchinov, 2017), e ao pensamento do próprio Freire (1967; 1987; 1992; 1996). Os resultados apontam para o uso intencional de termos pejorativos e de baixo calão na produção de tais textos, que têm potencial para causar excitabilidade e adesão de um público contrário a ideias progressistas. Nessa arena, vozes antagônicas aparecem de modo acanhado nos comentários e apontam a necessidade de buscar formas de resistência por meio não apenas de leituras críticas, mas também de engajamento com os processos de construção discursiva a fim de compreender como diferentes ideologias são construídas na linguagem. Palavras-chave: Paulo Freire; Escola Sem Partido; Círculo de Bakhtin. We are facing difficult times, in which we find society polarized and, in this arena, the figure of Paulo Freire being central to many different and contradictory discussions. In this context, the intention of this paper is to understand how the propagation of memes in social networks may have contributed to the construction of a narrative of discredit of the patron of Brazilian education. In order to achieve this goal, memes about Paulo Freire shared by the School without Borders Movement were collected from its Facebook page. The data was analyzed in the light of the theory of dialogism (Bakhtin’s Circle – Bakhtin, 2010; 2015; 2017; Volóchinov, 2017) and against our readings or Freire´s work. The results of our analysis point to the use of pejorative terms and lack of ethical commitment, which potentially cause over excitability and adherence of an audience against progressive ideas. In this arena, antagonistic voices appear narrowly and illustrate the need to seek other forms of resistance.Unisinos2022-03-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/2377910.4013/cld.2021.194.03Calidoscópio; Vol. 19 No. 4 (2021): Dezembro 2021 - Número Especial ALAB; 463-480Calidoscópio; v. 19 n. 4 (2021): Dezembro 2021 - Número Especial ALAB; 463-4802177-6202reponame:Calidoscópio (Online)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:Unisinosporhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/23779/60748967Copyright (c) 2022 Calidoscópioinfo:eu-repo/semantics/openAccessBeato-Canato, Ana Paula MarquesMattos Brahim, Adriana Cristina Sambugaro deJordão, Clarissa Menezes 2022-03-24T20:31:27Zoai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/23779Revistahttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopioPUBhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/oaicmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br2177-62022177-6202opendoar:2022-03-24T20:31:27Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
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