Competência interacional e co-construção de sentidos: uma análise dos comportamentos verbais e não-verbais de participantes de um debate eleitoral : An analysis of the verbal and non-verbal behaviors of participants in an electoral debate
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Calidoscópio (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/24224 |
Resumo: | Este estudo tem por objetivo analisar os comportamentos verbais e não-verbais adotados por participantes de um debate eleitoral. Para realizar esse estudo, adotamos os princípios teóricos e analíticos de abordagem teórico-metodológica em desenvolvimento no âmbito do Grupo Interaction & Formation, sediado na Universidade de Genebra. Essa abordagem concebe a linguagem como instrumento de coordenação de ações coletivas e como um recurso que permite aos interlocutores não apenas comunicarem saberes, mas sobretudo negociarem esses mesmos saberes, transformarem o ambiente em que se inserem e posicionarem-se uns em relação aos outros, construindo conjuntamente imagens identitárias e desenvolvendo sua competência interacional. Adotando os conceitos, as articulações teóricas e os métodos propostos no âmbito desse grupo, este estudo analisa um fragmento do último debate eleitoral da campanha de 2018 à Presidência da República do Brasil. Com a análise, foi possível evidenciar de que maneira os participantes se valem da linguagem verbal e não-verbal para fazerem emergir expectativas que subjazem ao encontro, revelando seu caráter regrado e sócio-historicamente constituído, e negociarem essas mesmas expectativas, evidenciando que os sentidos e a própria interação são fenômenos emergentes, flexíveis e altamente contextualizados. Palavras-chave: interação; competência interacional; debate eleitoral. |
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Competência interacional e co-construção de sentidos: uma análise dos comportamentos verbais e não-verbais de participantes de um debate eleitoral : An analysis of the verbal and non-verbal behaviors of participants in an electoral debateInteractional competence and co-construction of meanings: An analysis of the verbal and non-verbal behaviors of participants in an electoral debateinteraçãocompetência interacionaldebate eleitoralEste estudo tem por objetivo analisar os comportamentos verbais e não-verbais adotados por participantes de um debate eleitoral. Para realizar esse estudo, adotamos os princípios teóricos e analíticos de abordagem teórico-metodológica em desenvolvimento no âmbito do Grupo Interaction & Formation, sediado na Universidade de Genebra. Essa abordagem concebe a linguagem como instrumento de coordenação de ações coletivas e como um recurso que permite aos interlocutores não apenas comunicarem saberes, mas sobretudo negociarem esses mesmos saberes, transformarem o ambiente em que se inserem e posicionarem-se uns em relação aos outros, construindo conjuntamente imagens identitárias e desenvolvendo sua competência interacional. Adotando os conceitos, as articulações teóricas e os métodos propostos no âmbito desse grupo, este estudo analisa um fragmento do último debate eleitoral da campanha de 2018 à Presidência da República do Brasil. Com a análise, foi possível evidenciar de que maneira os participantes se valem da linguagem verbal e não-verbal para fazerem emergir expectativas que subjazem ao encontro, revelando seu caráter regrado e sócio-historicamente constituído, e negociarem essas mesmas expectativas, evidenciando que os sentidos e a própria interação são fenômenos emergentes, flexíveis e altamente contextualizados. Palavras-chave: interação; competência interacional; debate eleitoral. This paper aims to analyze the verbal and non-verbal behaviors adopted by participants of an electoral debate. To carry out this study, we adopted the theoretical and analytical principles of a theoretical-methodological approach developed by the Interaction & Formation Group, based at the University of Geneva. For this approach, language is an instrument for coordinating actions and a resource that allows interlocutors to communicate and negotiate knowledge, establish social links and transform the environment they are in, jointly building identity images and developing their interactional competence. Adopting the concepts, theoretical articulations and methods proposed by the group, this study analyzed an excerpt from the last electoral debate of the 2018 campaign for the Presidency of the Republic of Brazil. With the analysis, it was possible to observe that the interlocutors use verbal and non-verbal language to reveal expectations related to the context, showing its ruled, social and historical character, and to negotiate these same expectations, revealing that the meanings and the interaction itself are emerging, flexible and highly contextualised.Unisinos2022-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/2422410.4013/cld.2022.201.15Calidoscópio; Vol. 20 No. 1 (2022): Número Atemático (v. 20, n. 1 - 2022, jan/abr) ; 303-321Calidoscópio; v. 20 n. 1 (2022): Número Atemático (v. 20, n. 1 - 2022, jan/abr) ; 303-3212177-6202reponame:Calidoscópio (Online)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:Unisinosporhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/24224/60749353Copyright (c) 2022 Calidoscópioinfo:eu-repo/semantics/openAccessCunha, Gustavo Ximenes2022-12-30T05:41:41Zoai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/24224Revistahttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopioPUBhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/oaicmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br2177-62022177-6202opendoar:2022-12-30T05:41:41Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
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