Instrumentos de Avaliação Sobre Alienação Parental: Uma Revisão Sistemática da Literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Quele de Souza
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: da Silva, Lais Daniela Passig, Silveira, Jaíne Foletto, Cruz, Roberto Moraes, Vieira, Mauro Luís
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Contextos Clínicos
Texto Completo: https://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicos/article/view/ctc.2020.133.11
Resumo: A alienação parental refere-se a um conjunto de comportamentos emitidos, consciente ou inconscientemente, por um dos genitores, com vistas a impedir o relacionamento da criança com o outro progenitor. O objetivo deste artigo foi analisar, com base em uma revisão sistemática da literatura, a qualidade dos instrumentos psicológicos adotados em pesquisas sobre alienação parental. Para isso, consultou-se as bases de dados Pubmed, PsycoINFO, Scielo, Scopus e Web of Science. Nesta revisão, incluíram-se artigos empíricos publicados entre os anos de 1986 e 2019. A seleção dos artigos foi realizada por duas juízas independentes. Foram recuperados 184 artigos. Desses, 17 foram analisados. Quanto às propriedades psicométricas, todos os estudos apresentaram evidências de precisão satisfatórias. Contudo, somente seis instrumentos apresentaram evidências de validade baseadas na estrutura interna ou em evidências de validade relacionadas com variáveis externas. Uma vez que a alienação parental é um fenômeno complexo e, a maioria dos instrumentos identificados não apresentou informações suficientes para a sua utilização no contexto profissional, é importante que se invista em iniciativas que qualifiquem os instrumentos nessa área.
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spelling Instrumentos de Avaliação Sobre Alienação Parental: Uma Revisão Sistemática da LiteraturaInstruments on Parental Alienation Assessment: a Systematic Literature ReviewA alienação parental refere-se a um conjunto de comportamentos emitidos, consciente ou inconscientemente, por um dos genitores, com vistas a impedir o relacionamento da criança com o outro progenitor. O objetivo deste artigo foi analisar, com base em uma revisão sistemática da literatura, a qualidade dos instrumentos psicológicos adotados em pesquisas sobre alienação parental. Para isso, consultou-se as bases de dados Pubmed, PsycoINFO, Scielo, Scopus e Web of Science. Nesta revisão, incluíram-se artigos empíricos publicados entre os anos de 1986 e 2019. A seleção dos artigos foi realizada por duas juízas independentes. Foram recuperados 184 artigos. Desses, 17 foram analisados. Quanto às propriedades psicométricas, todos os estudos apresentaram evidências de precisão satisfatórias. Contudo, somente seis instrumentos apresentaram evidências de validade baseadas na estrutura interna ou em evidências de validade relacionadas com variáveis externas. Uma vez que a alienação parental é um fenômeno complexo e, a maioria dos instrumentos identificados não apresentou informações suficientes para a sua utilização no contexto profissional, é importante que se invista em iniciativas que qualifiquem os instrumentos nessa área.Parental alienation refers to a set of behaviors emitted, consciously or unconsciously, by one of the parents, to prevent the child's relationship with the other parent. The aim of this article was to analyze, based on a systematic literature review, the quality of the psychological instruments adopted in research on parental alienation. For this, Pubmed, PsycoINFO, Scielo, Scopus and Web of Science database were consulted. This review included empirical articles published between 1986 and 2019. The selection of articles was carried out by two independent judges. 184 articles were retrieved. Of these, 17 were analyzed. As for the psychometric properties, all studies presented satisfactory evidence of accuracy. However, only six instruments showed evidence of validity based on the internal structure or evidence of validity based on relationships with external variables. Since parental alienation is a complex phenomenon and most of the instruments identified did not provide enough information for their use in the professional context, it is important to invest in initiatives that qualify the instruments in this area.Unisinos2021-03-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicos/article/view/ctc.2020.133.1110.4013/ctc.2020.133.11Contextos Clínicos; v. 13 n. 3 (2020): Set-Dez; 945-9661983-3482reponame:Contextos Clínicosinstname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:Unisinosporhttps://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicos/article/view/ctc.2020.133.11/60748386Copyright (c) 2021 Contextos Clínicosinfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Quele de Souzada Silva, Lais Daniela PassigSilveira, Jaíne FolettoCruz, Roberto MoraesVieira, Mauro Luís2021-03-18T17:32:18Zoai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/20517Revistahttps://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicosPUBhttps://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicos/oaidfalcke@unisinos.br||periodicos@unisinos.br1983-34821983-3482opendoar:2021-03-18T17:32:18Contextos Clínicos - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
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