Terapia Cognitivo-Comportamental para adolescentes com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade: uma revisão sistemática de literatura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Contextos Clínicos |
Texto Completo: | https://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicos/article/view/ctc.2019.122.11 |
Resumo: | O Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) foi compreendido como um transtorno exclusivo da infância por muito tempo. Nos últimos anos, pesquisas evidenciaram que cerca de 70% dos casos diagnosticados na infância persistem ao longo da vida. Crianças com TDAH, quando não tratadas, podem continuar apresentando sintomas na adolescência, o que justifica a necessidade de identificar e avaliar as intervenções destinadas a adolescentes. Logo, este estudo objetiva caracterizar intervenções baseadas na terapia cognitivo-comportamental (TCC) para adolescentes com TDAH. Foi realizada uma revisão sistemática em cinco bases de dados com a combinação das palavras-chave (“TDAH”, “ADHD”, “attention deficit hyperactivity disorder”), (“TCC” “CBT” “Cognitive Behavioral Therapy”) e (“adolescents”, “adolescent”, “teens”) no campo assunto. Dos 272 artigos encontrados, somente 7 atenderam os critérios de inclusão. A maioria das intervenções analisadas se referiam à psicoterapia individual, com um número de sessões que variou entre 10 a 20. Cinco estratégias terapêuticas foram identificadas como mais frequentes: psicoeducação; organização e planejamento do tempo e atividades; engajamento dos pais no tratamento; entrevista motivacional; e redução de estímulos distratores e da procrastinação. Os resultados evidenciaram a eficácia das intervenções da TCC para essa população. Não foi identificado nenhum estudo empírico que testasse intervenções baseadas na TCC destinadas a adolescentes com TDAH no Brasil, o que sugere a necessidade de adaptar ou criar protocolos de atendimento para esse público no país. Conclui-se que a literatura internacional proporciona aos psicólogos e psiquiatras informações importantes para adoção dos protocolos de tratamento baseados na TCC para adolescentes com TDAH, visto que detalha público-alvo, os objetivos do tratamento, os procedimentos, e os resultados da intervenção. Palavras-chave: adolescentes; TDAH; terapia cognitivo-comportamental. |
id |
Unisinos-4_364add2b962f374ae571711a3c1febaf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/16923 |
network_acronym_str |
Unisinos-4 |
network_name_str |
Contextos Clínicos |
repository_id_str |
|
spelling |
Terapia Cognitivo-Comportamental para adolescentes com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade: uma revisão sistemática de literaturaO Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) foi compreendido como um transtorno exclusivo da infância por muito tempo. Nos últimos anos, pesquisas evidenciaram que cerca de 70% dos casos diagnosticados na infância persistem ao longo da vida. Crianças com TDAH, quando não tratadas, podem continuar apresentando sintomas na adolescência, o que justifica a necessidade de identificar e avaliar as intervenções destinadas a adolescentes. Logo, este estudo objetiva caracterizar intervenções baseadas na terapia cognitivo-comportamental (TCC) para adolescentes com TDAH. Foi realizada uma revisão sistemática em cinco bases de dados com a combinação das palavras-chave (“TDAH”, “ADHD”, “attention deficit hyperactivity disorder”), (“TCC” “CBT” “Cognitive Behavioral Therapy”) e (“adolescents”, “adolescent”, “teens”) no campo assunto. Dos 272 artigos encontrados, somente 7 atenderam os critérios de inclusão. A maioria das intervenções analisadas se referiam à psicoterapia individual, com um número de sessões que variou entre 10 a 20. Cinco estratégias terapêuticas foram identificadas como mais frequentes: psicoeducação; organização e planejamento do tempo e atividades; engajamento dos pais no tratamento; entrevista motivacional; e redução de estímulos distratores e da procrastinação. Os resultados evidenciaram a eficácia das intervenções da TCC para essa população. Não foi identificado nenhum estudo empírico que testasse intervenções baseadas na TCC destinadas a adolescentes com TDAH no Brasil, o que sugere a necessidade de adaptar ou criar protocolos de atendimento para esse público no país. Conclui-se que a literatura internacional proporciona aos psicólogos e psiquiatras informações importantes para adoção dos protocolos de tratamento baseados na TCC para adolescentes com TDAH, visto que detalha público-alvo, os objetivos do tratamento, os procedimentos, e os resultados da intervenção. Palavras-chave: adolescentes; TDAH; terapia cognitivo-comportamental. Unisinos2019-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicos/article/view/ctc.2019.122.1110.4013/ctc.2019.122.11Contextos Clínicos; v. 12 n. 2 (2019): Mai-Ago; 617-6351983-3482reponame:Contextos Clínicosinstname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:Unisinosporhttps://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicos/article/view/ctc.2019.122.11/60747003Braun, Karen Cristina RechMarcilio, Fabiane Cristina PereiraCorrêa, Mikael AlmeidaDias, Ana Cristina Garciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-10T17:57:54Zoai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/16923Revistahttps://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicosPUBhttps://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicos/oaidfalcke@unisinos.br||periodicos@unisinos.br1983-34821983-3482opendoar:2019-07-10T17:57:54Contextos Clínicos - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Terapia Cognitivo-Comportamental para adolescentes com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade: uma revisão sistemática de literatura |
title |
Terapia Cognitivo-Comportamental para adolescentes com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade: uma revisão sistemática de literatura |
spellingShingle |
Terapia Cognitivo-Comportamental para adolescentes com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade: uma revisão sistemática de literatura Braun, Karen Cristina Rech |
title_short |
Terapia Cognitivo-Comportamental para adolescentes com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade: uma revisão sistemática de literatura |
title_full |
Terapia Cognitivo-Comportamental para adolescentes com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade: uma revisão sistemática de literatura |
title_fullStr |
Terapia Cognitivo-Comportamental para adolescentes com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade: uma revisão sistemática de literatura |
title_full_unstemmed |
Terapia Cognitivo-Comportamental para adolescentes com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade: uma revisão sistemática de literatura |
title_sort |
Terapia Cognitivo-Comportamental para adolescentes com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade: uma revisão sistemática de literatura |
author |
Braun, Karen Cristina Rech |
author_facet |
Braun, Karen Cristina Rech Marcilio, Fabiane Cristina Pereira Corrêa, Mikael Almeida Dias, Ana Cristina Garcia |
author_role |
author |
author2 |
Marcilio, Fabiane Cristina Pereira Corrêa, Mikael Almeida Dias, Ana Cristina Garcia |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Braun, Karen Cristina Rech Marcilio, Fabiane Cristina Pereira Corrêa, Mikael Almeida Dias, Ana Cristina Garcia |
description |
O Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) foi compreendido como um transtorno exclusivo da infância por muito tempo. Nos últimos anos, pesquisas evidenciaram que cerca de 70% dos casos diagnosticados na infância persistem ao longo da vida. Crianças com TDAH, quando não tratadas, podem continuar apresentando sintomas na adolescência, o que justifica a necessidade de identificar e avaliar as intervenções destinadas a adolescentes. Logo, este estudo objetiva caracterizar intervenções baseadas na terapia cognitivo-comportamental (TCC) para adolescentes com TDAH. Foi realizada uma revisão sistemática em cinco bases de dados com a combinação das palavras-chave (“TDAH”, “ADHD”, “attention deficit hyperactivity disorder”), (“TCC” “CBT” “Cognitive Behavioral Therapy”) e (“adolescents”, “adolescent”, “teens”) no campo assunto. Dos 272 artigos encontrados, somente 7 atenderam os critérios de inclusão. A maioria das intervenções analisadas se referiam à psicoterapia individual, com um número de sessões que variou entre 10 a 20. Cinco estratégias terapêuticas foram identificadas como mais frequentes: psicoeducação; organização e planejamento do tempo e atividades; engajamento dos pais no tratamento; entrevista motivacional; e redução de estímulos distratores e da procrastinação. Os resultados evidenciaram a eficácia das intervenções da TCC para essa população. Não foi identificado nenhum estudo empírico que testasse intervenções baseadas na TCC destinadas a adolescentes com TDAH no Brasil, o que sugere a necessidade de adaptar ou criar protocolos de atendimento para esse público no país. Conclui-se que a literatura internacional proporciona aos psicólogos e psiquiatras informações importantes para adoção dos protocolos de tratamento baseados na TCC para adolescentes com TDAH, visto que detalha público-alvo, os objetivos do tratamento, os procedimentos, e os resultados da intervenção. Palavras-chave: adolescentes; TDAH; terapia cognitivo-comportamental. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicos/article/view/ctc.2019.122.11 10.4013/ctc.2019.122.11 |
url |
https://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicos/article/view/ctc.2019.122.11 |
identifier_str_mv |
10.4013/ctc.2019.122.11 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicos/article/view/ctc.2019.122.11/60747003 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unisinos |
publisher.none.fl_str_mv |
Unisinos |
dc.source.none.fl_str_mv |
Contextos Clínicos; v. 12 n. 2 (2019): Mai-Ago; 617-635 1983-3482 reponame:Contextos Clínicos instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) instacron:Unisinos |
instname_str |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
instacron_str |
Unisinos |
institution |
Unisinos |
reponame_str |
Contextos Clínicos |
collection |
Contextos Clínicos |
repository.name.fl_str_mv |
Contextos Clínicos - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
dfalcke@unisinos.br||periodicos@unisinos.br |
_version_ |
1797240152020484096 |