Sobre o Início do Tratamento: Emoções do Psicoterapeuta-Aprendiz na Clínica Psicanalítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bacaro, Renata Fernanda
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Reis, Maria Elizabeth Barreto Tavares dos, Gomes, Andréa Kioko Sonoda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Contextos Clínicos
Texto Completo: https://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicos/article/view/ctc.2020.132.01
Resumo: Durante a prática dos estágios em psicoterapia psicanalítica, os psicoterapeutas vivenciam a amplitude dos entrelaçamentos psíquicos, inerentes aos atendimentos clínicos. O presente estudo teve como objetivo identificar as vivências emocionais de psicoterapeutas-aprendizes nos atendimentos clínicos iniciais, realizados em um serviço-escola. Trata-se de uma pesquisa clínico-qualitativa, de caráter exploratório, com a utilização de fatos clínicos. Participaram nove psicoterapeutas-aprendizes, assim como os pacientes por elas atendidos. Os dados foram analisados por meio do referencial teórico psicanalítico. Como resultados foi possível identificar a presença das seguintes vivências emocionais nos primeiros atendimentos clínicos: angústia, insegurança, preocupação, raiva e satisfação. Estas, por sua vez, apresentam aspectos pertinentes, relacionados aos fenômenos contratransferenciais, apontando ainda para a importância de considerá-los em toda a complexidade de um trabalho cujo objeto de estudo é o inconsciente.
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spelling Sobre o Início do Tratamento: Emoções do Psicoterapeuta-Aprendiz na Clínica PsicanalíticaOn Initiation of Treatment: Emotions of Apprentice Psychotherapist in Psychoanalytic ClinicDurante a prática dos estágios em psicoterapia psicanalítica, os psicoterapeutas vivenciam a amplitude dos entrelaçamentos psíquicos, inerentes aos atendimentos clínicos. O presente estudo teve como objetivo identificar as vivências emocionais de psicoterapeutas-aprendizes nos atendimentos clínicos iniciais, realizados em um serviço-escola. Trata-se de uma pesquisa clínico-qualitativa, de caráter exploratório, com a utilização de fatos clínicos. Participaram nove psicoterapeutas-aprendizes, assim como os pacientes por elas atendidos. Os dados foram analisados por meio do referencial teórico psicanalítico. Como resultados foi possível identificar a presença das seguintes vivências emocionais nos primeiros atendimentos clínicos: angústia, insegurança, preocupação, raiva e satisfação. Estas, por sua vez, apresentam aspectos pertinentes, relacionados aos fenômenos contratransferenciais, apontando ainda para a importância de considerá-los em toda a complexidade de um trabalho cujo objeto de estudo é o inconsciente.During the practice of internships in psychoanalytic psychotherapy, psychotherapists experience the breadth of psychic tangles inherent in clinical consultations. The objective of this study was to identify the emotional experiences of apprentice psychotherapists in initial clinical consultations performed in a psychology teaching clinic. This is an exploratory clinical-qualitative research, with the use of clinical facts. Nine apprentice psychotherapists participated, as well as the patients attended by them. Data were analyzed using the psychoanalytical theoretical framework. As a result, it was possible to identify the presence of the following emotional experiences in the initial clinical consultations: anguish, insecurity, worry, anger and satisfaction. These, in turn, present pertinent aspects related to countertransference phenomena, pointing to the importance of considering them in all the complexity of a work whose object of study is the unconscious.Unisinos2020-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicos/article/view/ctc.2020.132.0110.4013/ctc.2020.132.01Contextos Clínicos; v. 13 n. 2 (2020): Mai-Ago; 340-3641983-3482reponame:Contextos Clínicosinstname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:Unisinosporhttps://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicos/article/view/ctc.2020.132.01/60748162Copyright (c) 2020 Contextos Clínicosinfo:eu-repo/semantics/openAccessBacaro, Renata FernandaReis, Maria Elizabeth Barreto Tavares dosGomes, Andréa Kioko Sonoda2021-03-12T04:18:46Zoai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/21090Revistahttps://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicosPUBhttps://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicos/oaidfalcke@unisinos.br||periodicos@unisinos.br1983-34821983-3482opendoar:2021-03-12T04:18:46Contextos Clínicos - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
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