Habilidades Sociais Educativas e Sintomas Clínicos em Professores de Ensino Fundamental
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Contextos Clínicos |
Texto Completo: | https://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicos/article/view/ctc.2020.133.10 |
Resumo: | O professor é elemento chave no aprimoramento dos comportamentos dos alunos, servindo como modelo para a expressão de reações adequadas ao ambiente. Portanto, um professor com repertório de Habilidades Sociais Educativas (HSE) desenvolvido têm mais chances de obter êxito na relação professor-aluno e menores índices de adoecimento emocional. O estudo objetivou avaliar e comparar o repertório de HSE com os níveis depressivos, de ansiedade e estresse em professores de ensino fundamental, correlacionando ao perfil sociodemográfico dos participantes. Foram utilizados o Inventário de Habilidades Sociais Educativas-Professores e a Depression Anxiety Stress Scale. Trata-se de um estudo quantitativo transversal, correlacional e comparativo, embasado na perspectiva da teoria comportamental. Participaram 109 professores de escolas públicas e privadas do norte do Estado do Rio Grande do Sul, sendo 96,3% mulheres (M= 42,06 anos; DP=9,38). Os achados apontaram escores mais elevados de ansiedade, estresse e depressão nos professores de escolas públicas, com um repertório mais elaborado de HSE, enquanto nos docentes de escolas particulares encontrou-se correlação positiva entre HSE e sintomas depressivos e de ansiedade. Conclui-se que os professores podem se beneficiar de programas que estimulem interações sociais mais habilidosas, por meio das quais poderão desenvolver práticas educativas mais positivas e mais qualidade de vida. |
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Habilidades Sociais Educativas e Sintomas Clínicos em Professores de Ensino FundamentalEducational Social Skills and Clinical Symptoms in Elementary School TeachersO professor é elemento chave no aprimoramento dos comportamentos dos alunos, servindo como modelo para a expressão de reações adequadas ao ambiente. Portanto, um professor com repertório de Habilidades Sociais Educativas (HSE) desenvolvido têm mais chances de obter êxito na relação professor-aluno e menores índices de adoecimento emocional. O estudo objetivou avaliar e comparar o repertório de HSE com os níveis depressivos, de ansiedade e estresse em professores de ensino fundamental, correlacionando ao perfil sociodemográfico dos participantes. Foram utilizados o Inventário de Habilidades Sociais Educativas-Professores e a Depression Anxiety Stress Scale. Trata-se de um estudo quantitativo transversal, correlacional e comparativo, embasado na perspectiva da teoria comportamental. Participaram 109 professores de escolas públicas e privadas do norte do Estado do Rio Grande do Sul, sendo 96,3% mulheres (M= 42,06 anos; DP=9,38). Os achados apontaram escores mais elevados de ansiedade, estresse e depressão nos professores de escolas públicas, com um repertório mais elaborado de HSE, enquanto nos docentes de escolas particulares encontrou-se correlação positiva entre HSE e sintomas depressivos e de ansiedade. Conclui-se que os professores podem se beneficiar de programas que estimulem interações sociais mais habilidosas, por meio das quais poderão desenvolver práticas educativas mais positivas e mais qualidade de vida.Teachers are a key element to develop the creative potential, and improve their students’ behaviors, serving as a model for the expression of environment-responsive reactions. Teachers with well-developed Socio-Educational Skills repertoire are more likely to succeed in teacher-student relationships, and report lower rates of emotional illness. The study aimed to evaluate and compare Socio-Educational Skills (HSE) repertoire with depression, anxiety and stress levels among elementary school teachers, and correlate it with the participants’ sociodemographic profile. The Inventory of Socio-Educational Skills-Teachers and the Depression Anxiety Stress Scale were used. This is a cross-sectional, correlational and comparative quantitative study, following the behavioral theory’s perspective. It comprised 109 teachers from public and private schools in the north of the Rio Grande do Sul state, 96.3% of whom were women (M = 42.06 years; SD = 9.38). Findings showed higher scores for anxiety, stress and depression in public school teachers, with a more elaborate repertoire of HSE, while private schools reported positive correlation between HSE and depressive and anxiety symptoms. It is concluded that teachers can benefit from programs that encourage more skilled social interactions, through which they can develop more positive educational practices and more quality of life.Unisinos2021-03-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicos/article/view/ctc.2020.133.1010.4013/ctc.2020.133.10Contextos Clínicos; v. 13 n. 3 (2020): Set-Dez; 922-9441983-3482reponame:Contextos Clínicosinstname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:Unisinosporhttps://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicos/article/view/ctc.2020.133.10/60748385Copyright (c) 2021 Contextos Clínicosinfo:eu-repo/semantics/openAccessGasparin, Marjana FatimaWagner, Marcia Fortes2021-03-18T17:32:18Zoai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/21330Revistahttps://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicosPUBhttps://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicos/oaidfalcke@unisinos.br||periodicos@unisinos.br1983-34821983-3482opendoar:2021-03-18T17:32:18Contextos Clínicos - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
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