Avaliação de exposições museais: interações de turistas/visitantes com as exposições do Museu forte do presépio e do Museu de Arte Sacra, Belém, PA: Evaluation of museum exhibitions: interactions of tourists/visitors with the exhibitions of forte do presépio Museum and Sacred Art Museum, Belém, PA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Raul Ivan Raiol de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Silva, Lucas Oliveira da, Assis, Giselle Castro de, Costa, Isabel Monteiro da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/54973
Resumo: As instituições museológicas transformaram sua perspectiva comunicativa, organizacional e avaliativa ao longo do tempo, atribuindo diretrizes voltadas ao público. Cientes disto, a avaliação de exposições se tornou uma importante ferramenta para identificar como sucede a interação do público no contexto das exposições. Portanto, este estudo teve como o objetivo avaliar a interação dos turistas/visitantes no Museu do Forte do Presépio (MFP) e no Museu de Arte Sacra (MAS), localizados no Centro Histórico de Belém – PA. A metodologia adotada se constitui de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa de campo através de observação direta, utilizando o método Timing and Tracking de Yallowitz e Bronnekant (2009) e uso de formulário. Utilizou-se dados quantitativos relacionados aos tempos médios, número de paradas e indicadores de interação, que foram relacionados a conceitos qualitativos como Holding Power and Attracting Power (GOINS; GRIFFEHAGEN, 1957), e fadiga museal (ROBINSON, 1928) para avaliação das exposições. Constatou-se que na exposição permanente do MAS a média de paradas foi abaixo da metade do número mínimo a ser considerado em cada área da exposição, denotando um Holding Power regular. No MFP essa média de paradas foi acima do número mínimo, demonstrando um Holding Power bom. Quanto às interações dos turistas/visitantes com as exposições, em ambos os museus houve razoabilidade de Holding Power and Attracting Power. Conclui-se que a pesquisa com o Timing and Tracking contribuiu com dados essenciais para interação dos turistas/visitantes com exposições, e que o MAS e o MFP podem utilizar esses dados para fazer uma avaliação somativa a fim de melhorar a permanência e a interação dos visitantes com as areas onde essa interação não foi efetiva.
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