O uso de História em Quadrinhos como estratégia de ensino sobre as bactérias no Ensino Fundamental / The use of Comic Book as a teaching strategy about bacteria in Elementary School
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9077 |
Resumo: | O professor deve encontrar novas maneiras para que seus alunos tenham melhor assimilação do conteúdo. No presente trabalho, a História em Quadrinhos (HQ) “Viagem ao Mundo Microbiano” é proposta como uma estratégia para o ensino sobre as bactérias. Para tanto, 38 estudantes do sétimo ano do Ensino Fundamental participaram como voluntários da leitura, discussão e compreensão do material impresso. Feita esta etapa, foi aplicado um questionário semiestruturado com oito questões; as respostas foram analisadas, e os dados interpretados como pesquisa qualitativa. Os resultados foram satisfatórios, uma vez que estudantes alegaram que o uso de desenhos, a presença de analogias, a composição de diálogos e todo o enredo, de modo geral, foram bem estruturados. Além disso, a totalidade dos entrevistados declarou entender melhor as características básicas das bactérias. Com isso, nota-se que a utilização de HQs facilita a relação ensino-aprendizagem. Entretanto, chama-se a atenção à sensibilidade docente e a necessidade de capacitar professores para que produzam materiais de autoria, que atendam e complementem a formação de seus estudantes, para além do livro didático. |
id |
VERACRUZ-0_039310476a0d3ab07235b990679d11eb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/9077 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
O uso de História em Quadrinhos como estratégia de ensino sobre as bactérias no Ensino Fundamental / The use of Comic Book as a teaching strategy about bacteria in Elementary SchoolEnsino de Ciências. Recurso Pedagógico. Reino Monera.O professor deve encontrar novas maneiras para que seus alunos tenham melhor assimilação do conteúdo. No presente trabalho, a História em Quadrinhos (HQ) “Viagem ao Mundo Microbiano” é proposta como uma estratégia para o ensino sobre as bactérias. Para tanto, 38 estudantes do sétimo ano do Ensino Fundamental participaram como voluntários da leitura, discussão e compreensão do material impresso. Feita esta etapa, foi aplicado um questionário semiestruturado com oito questões; as respostas foram analisadas, e os dados interpretados como pesquisa qualitativa. Os resultados foram satisfatórios, uma vez que estudantes alegaram que o uso de desenhos, a presença de analogias, a composição de diálogos e todo o enredo, de modo geral, foram bem estruturados. Além disso, a totalidade dos entrevistados declarou entender melhor as características básicas das bactérias. Com isso, nota-se que a utilização de HQs facilita a relação ensino-aprendizagem. Entretanto, chama-se a atenção à sensibilidade docente e a necessidade de capacitar professores para que produzam materiais de autoria, que atendam e complementem a formação de seus estudantes, para além do livro didático.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-04-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/907710.34117/bjdv6n4-296Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 4 (2020); 20637-20653Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 4 (2020); 20637-20653Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 4 (2020); 20637-206532525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9077/7722Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Waldeilson Santana dosCordeiro, Rogério SoaresSousa, Elson Silva deCajaiba, Reinaldo LucasPereira, Kleber SalesSousa, Vilson de AlmeidaMartins, Jesuino da Silva Costa2020-05-27T16:17:38Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/9077Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:06:07.254828Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso de História em Quadrinhos como estratégia de ensino sobre as bactérias no Ensino Fundamental / The use of Comic Book as a teaching strategy about bacteria in Elementary School |
title |
O uso de História em Quadrinhos como estratégia de ensino sobre as bactérias no Ensino Fundamental / The use of Comic Book as a teaching strategy about bacteria in Elementary School |
spellingShingle |
O uso de História em Quadrinhos como estratégia de ensino sobre as bactérias no Ensino Fundamental / The use of Comic Book as a teaching strategy about bacteria in Elementary School Santos, Waldeilson Santana dos Ensino de Ciências. Recurso Pedagógico. Reino Monera. |
title_short |
O uso de História em Quadrinhos como estratégia de ensino sobre as bactérias no Ensino Fundamental / The use of Comic Book as a teaching strategy about bacteria in Elementary School |
title_full |
O uso de História em Quadrinhos como estratégia de ensino sobre as bactérias no Ensino Fundamental / The use of Comic Book as a teaching strategy about bacteria in Elementary School |
title_fullStr |
O uso de História em Quadrinhos como estratégia de ensino sobre as bactérias no Ensino Fundamental / The use of Comic Book as a teaching strategy about bacteria in Elementary School |
title_full_unstemmed |
O uso de História em Quadrinhos como estratégia de ensino sobre as bactérias no Ensino Fundamental / The use of Comic Book as a teaching strategy about bacteria in Elementary School |
title_sort |
O uso de História em Quadrinhos como estratégia de ensino sobre as bactérias no Ensino Fundamental / The use of Comic Book as a teaching strategy about bacteria in Elementary School |
author |
Santos, Waldeilson Santana dos |
author_facet |
Santos, Waldeilson Santana dos Cordeiro, Rogério Soares Sousa, Elson Silva de Cajaiba, Reinaldo Lucas Pereira, Kleber Sales Sousa, Vilson de Almeida Martins, Jesuino da Silva Costa |
author_role |
author |
author2 |
Cordeiro, Rogério Soares Sousa, Elson Silva de Cajaiba, Reinaldo Lucas Pereira, Kleber Sales Sousa, Vilson de Almeida Martins, Jesuino da Silva Costa |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Waldeilson Santana dos Cordeiro, Rogério Soares Sousa, Elson Silva de Cajaiba, Reinaldo Lucas Pereira, Kleber Sales Sousa, Vilson de Almeida Martins, Jesuino da Silva Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Ciências. Recurso Pedagógico. Reino Monera. |
topic |
Ensino de Ciências. Recurso Pedagógico. Reino Monera. |
description |
O professor deve encontrar novas maneiras para que seus alunos tenham melhor assimilação do conteúdo. No presente trabalho, a História em Quadrinhos (HQ) “Viagem ao Mundo Microbiano” é proposta como uma estratégia para o ensino sobre as bactérias. Para tanto, 38 estudantes do sétimo ano do Ensino Fundamental participaram como voluntários da leitura, discussão e compreensão do material impresso. Feita esta etapa, foi aplicado um questionário semiestruturado com oito questões; as respostas foram analisadas, e os dados interpretados como pesquisa qualitativa. Os resultados foram satisfatórios, uma vez que estudantes alegaram que o uso de desenhos, a presença de analogias, a composição de diálogos e todo o enredo, de modo geral, foram bem estruturados. Além disso, a totalidade dos entrevistados declarou entender melhor as características básicas das bactérias. Com isso, nota-se que a utilização de HQs facilita a relação ensino-aprendizagem. Entretanto, chama-se a atenção à sensibilidade docente e a necessidade de capacitar professores para que produzam materiais de autoria, que atendam e complementem a formação de seus estudantes, para além do livro didático. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9077 10.34117/bjdv6n4-296 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9077 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n4-296 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9077/7722 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 4 (2020); 20637-20653 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 4 (2020); 20637-20653 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 4 (2020); 20637-20653 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645448267694080 |