O uso de História em Quadrinhos como estratégia de ensino sobre as bactérias no Ensino Fundamental / The use of Comic Book as a teaching strategy about bacteria in Elementary School

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Waldeilson Santana dos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Cordeiro, Rogério Soares, Sousa, Elson Silva de, Cajaiba, Reinaldo Lucas, Pereira, Kleber Sales, Sousa, Vilson de Almeida, Martins, Jesuino da Silva Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9077
Resumo: O professor deve encontrar novas maneiras para que seus alunos tenham melhor assimilação do conteúdo. No presente trabalho, a História em Quadrinhos (HQ) “Viagem ao Mundo Microbiano” é proposta como uma estratégia para o ensino sobre as bactérias. Para tanto, 38 estudantes do sétimo ano do Ensino Fundamental participaram como voluntários da leitura, discussão e compreensão do material impresso. Feita esta etapa, foi aplicado um questionário semiestruturado com oito questões; as respostas foram analisadas, e os dados interpretados como pesquisa qualitativa. Os resultados foram satisfatórios, uma vez que estudantes alegaram que o uso de desenhos, a presença de analogias, a composição de diálogos e todo o enredo, de modo geral, foram bem estruturados. Além disso, a totalidade dos entrevistados declarou entender melhor as características básicas das bactérias. Com isso, nota-se que a utilização de HQs facilita a relação ensino-aprendizagem. Entretanto, chama-se a atenção à sensibilidade docente e a necessidade de capacitar professores para que produzam materiais de autoria, que atendam e complementem a formação de seus estudantes, para além do livro didático.
id VERACRUZ-0_039310476a0d3ab07235b990679d11eb
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/9077
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling O uso de História em Quadrinhos como estratégia de ensino sobre as bactérias no Ensino Fundamental / The use of Comic Book as a teaching strategy about bacteria in Elementary SchoolEnsino de Ciências. Recurso Pedagógico. Reino Monera.O professor deve encontrar novas maneiras para que seus alunos tenham melhor assimilação do conteúdo. No presente trabalho, a História em Quadrinhos (HQ) “Viagem ao Mundo Microbiano” é proposta como uma estratégia para o ensino sobre as bactérias. Para tanto, 38 estudantes do sétimo ano do Ensino Fundamental participaram como voluntários da leitura, discussão e compreensão do material impresso. Feita esta etapa, foi aplicado um questionário semiestruturado com oito questões; as respostas foram analisadas, e os dados interpretados como pesquisa qualitativa. Os resultados foram satisfatórios, uma vez que estudantes alegaram que o uso de desenhos, a presença de analogias, a composição de diálogos e todo o enredo, de modo geral, foram bem estruturados. Além disso, a totalidade dos entrevistados declarou entender melhor as características básicas das bactérias. Com isso, nota-se que a utilização de HQs facilita a relação ensino-aprendizagem. Entretanto, chama-se a atenção à sensibilidade docente e a necessidade de capacitar professores para que produzam materiais de autoria, que atendam e complementem a formação de seus estudantes, para além do livro didático.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-04-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/907710.34117/bjdv6n4-296Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 4 (2020); 20637-20653Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 4 (2020); 20637-20653Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 4 (2020); 20637-206532525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9077/7722Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Waldeilson Santana dosCordeiro, Rogério SoaresSousa, Elson Silva deCajaiba, Reinaldo LucasPereira, Kleber SalesSousa, Vilson de AlmeidaMartins, Jesuino da Silva Costa2020-05-27T16:17:38Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/9077Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:06:07.254828Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso de História em Quadrinhos como estratégia de ensino sobre as bactérias no Ensino Fundamental / The use of Comic Book as a teaching strategy about bacteria in Elementary School
title O uso de História em Quadrinhos como estratégia de ensino sobre as bactérias no Ensino Fundamental / The use of Comic Book as a teaching strategy about bacteria in Elementary School
spellingShingle O uso de História em Quadrinhos como estratégia de ensino sobre as bactérias no Ensino Fundamental / The use of Comic Book as a teaching strategy about bacteria in Elementary School
Santos, Waldeilson Santana dos
Ensino de Ciências. Recurso Pedagógico. Reino Monera.
title_short O uso de História em Quadrinhos como estratégia de ensino sobre as bactérias no Ensino Fundamental / The use of Comic Book as a teaching strategy about bacteria in Elementary School
title_full O uso de História em Quadrinhos como estratégia de ensino sobre as bactérias no Ensino Fundamental / The use of Comic Book as a teaching strategy about bacteria in Elementary School
title_fullStr O uso de História em Quadrinhos como estratégia de ensino sobre as bactérias no Ensino Fundamental / The use of Comic Book as a teaching strategy about bacteria in Elementary School
title_full_unstemmed O uso de História em Quadrinhos como estratégia de ensino sobre as bactérias no Ensino Fundamental / The use of Comic Book as a teaching strategy about bacteria in Elementary School
title_sort O uso de História em Quadrinhos como estratégia de ensino sobre as bactérias no Ensino Fundamental / The use of Comic Book as a teaching strategy about bacteria in Elementary School
author Santos, Waldeilson Santana dos
author_facet Santos, Waldeilson Santana dos
Cordeiro, Rogério Soares
Sousa, Elson Silva de
Cajaiba, Reinaldo Lucas
Pereira, Kleber Sales
Sousa, Vilson de Almeida
Martins, Jesuino da Silva Costa
author_role author
author2 Cordeiro, Rogério Soares
Sousa, Elson Silva de
Cajaiba, Reinaldo Lucas
Pereira, Kleber Sales
Sousa, Vilson de Almeida
Martins, Jesuino da Silva Costa
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Waldeilson Santana dos
Cordeiro, Rogério Soares
Sousa, Elson Silva de
Cajaiba, Reinaldo Lucas
Pereira, Kleber Sales
Sousa, Vilson de Almeida
Martins, Jesuino da Silva Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Ciências. Recurso Pedagógico. Reino Monera.
topic Ensino de Ciências. Recurso Pedagógico. Reino Monera.
description O professor deve encontrar novas maneiras para que seus alunos tenham melhor assimilação do conteúdo. No presente trabalho, a História em Quadrinhos (HQ) “Viagem ao Mundo Microbiano” é proposta como uma estratégia para o ensino sobre as bactérias. Para tanto, 38 estudantes do sétimo ano do Ensino Fundamental participaram como voluntários da leitura, discussão e compreensão do material impresso. Feita esta etapa, foi aplicado um questionário semiestruturado com oito questões; as respostas foram analisadas, e os dados interpretados como pesquisa qualitativa. Os resultados foram satisfatórios, uma vez que estudantes alegaram que o uso de desenhos, a presença de analogias, a composição de diálogos e todo o enredo, de modo geral, foram bem estruturados. Além disso, a totalidade dos entrevistados declarou entender melhor as características básicas das bactérias. Com isso, nota-se que a utilização de HQs facilita a relação ensino-aprendizagem. Entretanto, chama-se a atenção à sensibilidade docente e a necessidade de capacitar professores para que produzam materiais de autoria, que atendam e complementem a formação de seus estudantes, para além do livro didático.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9077
10.34117/bjdv6n4-296
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9077
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n4-296
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9077/7722
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 4 (2020); 20637-20653
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 4 (2020); 20637-20653
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 4 (2020); 20637-20653
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645448267694080