O uso de História em Quadrinhos como estratégia de ensino sobre as bactérias no Ensino Fundamental / The use of Comic Book as a teaching strategy about bacteria in Elementary School
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv6n4-296 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9077 |
Resumo: | O professor deve encontrar novas maneiras para que seus alunos tenham melhor assimilação do conteúdo. No presente trabalho, a História em Quadrinhos (HQ) “Viagem ao Mundo Microbiano” é proposta como uma estratégia para o ensino sobre as bactérias. Para tanto, 38 estudantes do sétimo ano do Ensino Fundamental participaram como voluntários da leitura, discussão e compreensão do material impresso. Feita esta etapa, foi aplicado um questionário semiestruturado com oito questões; as respostas foram analisadas, e os dados interpretados como pesquisa qualitativa. Os resultados foram satisfatórios, uma vez que estudantes alegaram que o uso de desenhos, a presença de analogias, a composição de diálogos e todo o enredo, de modo geral, foram bem estruturados. Além disso, a totalidade dos entrevistados declarou entender melhor as características básicas das bactérias. Com isso, nota-se que a utilização de HQs facilita a relação ensino-aprendizagem. Entretanto, chama-se a atenção à sensibilidade docente e a necessidade de capacitar professores para que produzam materiais de autoria, que atendam e complementem a formação de seus estudantes, para além do livro didático. |
id |
VERACRUZ-0_039310476a0d3ab07235b990679d11eb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/9077 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
O uso de História em Quadrinhos como estratégia de ensino sobre as bactérias no Ensino Fundamental / The use of Comic Book as a teaching strategy about bacteria in Elementary SchoolEnsino de Ciências. Recurso Pedagógico. Reino Monera.O professor deve encontrar novas maneiras para que seus alunos tenham melhor assimilação do conteúdo. No presente trabalho, a História em Quadrinhos (HQ) “Viagem ao Mundo Microbiano” é proposta como uma estratégia para o ensino sobre as bactérias. Para tanto, 38 estudantes do sétimo ano do Ensino Fundamental participaram como voluntários da leitura, discussão e compreensão do material impresso. Feita esta etapa, foi aplicado um questionário semiestruturado com oito questões; as respostas foram analisadas, e os dados interpretados como pesquisa qualitativa. Os resultados foram satisfatórios, uma vez que estudantes alegaram que o uso de desenhos, a presença de analogias, a composição de diálogos e todo o enredo, de modo geral, foram bem estruturados. Além disso, a totalidade dos entrevistados declarou entender melhor as características básicas das bactérias. Com isso, nota-se que a utilização de HQs facilita a relação ensino-aprendizagem. Entretanto, chama-se a atenção à sensibilidade docente e a necessidade de capacitar professores para que produzam materiais de autoria, que atendam e complementem a formação de seus estudantes, para além do livro didático.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-04-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/907710.34117/bjdv6n4-296Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 4 (2020); 20637-20653Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 4 (2020); 20637-20653Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 4 (2020); 20637-206532525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9077/7722Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Waldeilson Santana dosCordeiro, Rogério SoaresSousa, Elson Silva deCajaiba, Reinaldo LucasPereira, Kleber SalesSousa, Vilson de AlmeidaMartins, Jesuino da Silva Costa2020-05-27T16:17:38Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/9077Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:06:07.254828Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso de História em Quadrinhos como estratégia de ensino sobre as bactérias no Ensino Fundamental / The use of Comic Book as a teaching strategy about bacteria in Elementary School |
title |
O uso de História em Quadrinhos como estratégia de ensino sobre as bactérias no Ensino Fundamental / The use of Comic Book as a teaching strategy about bacteria in Elementary School |
spellingShingle |
O uso de História em Quadrinhos como estratégia de ensino sobre as bactérias no Ensino Fundamental / The use of Comic Book as a teaching strategy about bacteria in Elementary School O uso de História em Quadrinhos como estratégia de ensino sobre as bactérias no Ensino Fundamental / The use of Comic Book as a teaching strategy about bacteria in Elementary School Santos, Waldeilson Santana dos Ensino de Ciências. Recurso Pedagógico. Reino Monera. Santos, Waldeilson Santana dos Ensino de Ciências. Recurso Pedagógico. Reino Monera. |
title_short |
O uso de História em Quadrinhos como estratégia de ensino sobre as bactérias no Ensino Fundamental / The use of Comic Book as a teaching strategy about bacteria in Elementary School |
title_full |
O uso de História em Quadrinhos como estratégia de ensino sobre as bactérias no Ensino Fundamental / The use of Comic Book as a teaching strategy about bacteria in Elementary School |
title_fullStr |
O uso de História em Quadrinhos como estratégia de ensino sobre as bactérias no Ensino Fundamental / The use of Comic Book as a teaching strategy about bacteria in Elementary School O uso de História em Quadrinhos como estratégia de ensino sobre as bactérias no Ensino Fundamental / The use of Comic Book as a teaching strategy about bacteria in Elementary School |
title_full_unstemmed |
O uso de História em Quadrinhos como estratégia de ensino sobre as bactérias no Ensino Fundamental / The use of Comic Book as a teaching strategy about bacteria in Elementary School O uso de História em Quadrinhos como estratégia de ensino sobre as bactérias no Ensino Fundamental / The use of Comic Book as a teaching strategy about bacteria in Elementary School |
title_sort |
O uso de História em Quadrinhos como estratégia de ensino sobre as bactérias no Ensino Fundamental / The use of Comic Book as a teaching strategy about bacteria in Elementary School |
author |
Santos, Waldeilson Santana dos |
author_facet |
Santos, Waldeilson Santana dos Santos, Waldeilson Santana dos Cordeiro, Rogério Soares Sousa, Elson Silva de Cajaiba, Reinaldo Lucas Pereira, Kleber Sales Sousa, Vilson de Almeida Martins, Jesuino da Silva Costa Cordeiro, Rogério Soares Sousa, Elson Silva de Cajaiba, Reinaldo Lucas Pereira, Kleber Sales Sousa, Vilson de Almeida Martins, Jesuino da Silva Costa |
author_role |
author |
author2 |
Cordeiro, Rogério Soares Sousa, Elson Silva de Cajaiba, Reinaldo Lucas Pereira, Kleber Sales Sousa, Vilson de Almeida Martins, Jesuino da Silva Costa |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Waldeilson Santana dos Cordeiro, Rogério Soares Sousa, Elson Silva de Cajaiba, Reinaldo Lucas Pereira, Kleber Sales Sousa, Vilson de Almeida Martins, Jesuino da Silva Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Ciências. Recurso Pedagógico. Reino Monera. |
topic |
Ensino de Ciências. Recurso Pedagógico. Reino Monera. |
description |
O professor deve encontrar novas maneiras para que seus alunos tenham melhor assimilação do conteúdo. No presente trabalho, a História em Quadrinhos (HQ) “Viagem ao Mundo Microbiano” é proposta como uma estratégia para o ensino sobre as bactérias. Para tanto, 38 estudantes do sétimo ano do Ensino Fundamental participaram como voluntários da leitura, discussão e compreensão do material impresso. Feita esta etapa, foi aplicado um questionário semiestruturado com oito questões; as respostas foram analisadas, e os dados interpretados como pesquisa qualitativa. Os resultados foram satisfatórios, uma vez que estudantes alegaram que o uso de desenhos, a presença de analogias, a composição de diálogos e todo o enredo, de modo geral, foram bem estruturados. Além disso, a totalidade dos entrevistados declarou entender melhor as características básicas das bactérias. Com isso, nota-se que a utilização de HQs facilita a relação ensino-aprendizagem. Entretanto, chama-se a atenção à sensibilidade docente e a necessidade de capacitar professores para que produzam materiais de autoria, que atendam e complementem a formação de seus estudantes, para além do livro didático. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9077 10.34117/bjdv6n4-296 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9077 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n4-296 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9077/7722 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 4 (2020); 20637-20653 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 4 (2020); 20637-20653 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 4 (2020); 20637-20653 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822183720057044992 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv6n4-296 |