O uso de História em Quadrinhos como estratégia de ensino sobre as bactérias no Ensino Fundamental / The use of Comic Book as a teaching strategy about bacteria in Elementary School

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Waldeilson Santana dos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Cordeiro, Rogério Soares, Sousa, Elson Silva de, Cajaiba, Reinaldo Lucas, Pereira, Kleber Sales, Sousa, Vilson de Almeida, Martins, Jesuino da Silva Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv6n4-296
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9077
Resumo: O professor deve encontrar novas maneiras para que seus alunos tenham melhor assimilação do conteúdo. No presente trabalho, a História em Quadrinhos (HQ) “Viagem ao Mundo Microbiano” é proposta como uma estratégia para o ensino sobre as bactérias. Para tanto, 38 estudantes do sétimo ano do Ensino Fundamental participaram como voluntários da leitura, discussão e compreensão do material impresso. Feita esta etapa, foi aplicado um questionário semiestruturado com oito questões; as respostas foram analisadas, e os dados interpretados como pesquisa qualitativa. Os resultados foram satisfatórios, uma vez que estudantes alegaram que o uso de desenhos, a presença de analogias, a composição de diálogos e todo o enredo, de modo geral, foram bem estruturados. Além disso, a totalidade dos entrevistados declarou entender melhor as características básicas das bactérias. Com isso, nota-se que a utilização de HQs facilita a relação ensino-aprendizagem. Entretanto, chama-se a atenção à sensibilidade docente e a necessidade de capacitar professores para que produzam materiais de autoria, que atendam e complementem a formação de seus estudantes, para além do livro didático.
id VERACRUZ-0_039310476a0d3ab07235b990679d11eb
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/9077
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling O uso de História em Quadrinhos como estratégia de ensino sobre as bactérias no Ensino Fundamental / The use of Comic Book as a teaching strategy about bacteria in Elementary SchoolEnsino de Ciências. Recurso Pedagógico. Reino Monera.O professor deve encontrar novas maneiras para que seus alunos tenham melhor assimilação do conteúdo. No presente trabalho, a História em Quadrinhos (HQ) “Viagem ao Mundo Microbiano” é proposta como uma estratégia para o ensino sobre as bactérias. Para tanto, 38 estudantes do sétimo ano do Ensino Fundamental participaram como voluntários da leitura, discussão e compreensão do material impresso. Feita esta etapa, foi aplicado um questionário semiestruturado com oito questões; as respostas foram analisadas, e os dados interpretados como pesquisa qualitativa. Os resultados foram satisfatórios, uma vez que estudantes alegaram que o uso de desenhos, a presença de analogias, a composição de diálogos e todo o enredo, de modo geral, foram bem estruturados. Além disso, a totalidade dos entrevistados declarou entender melhor as características básicas das bactérias. Com isso, nota-se que a utilização de HQs facilita a relação ensino-aprendizagem. Entretanto, chama-se a atenção à sensibilidade docente e a necessidade de capacitar professores para que produzam materiais de autoria, que atendam e complementem a formação de seus estudantes, para além do livro didático.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-04-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/907710.34117/bjdv6n4-296Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 4 (2020); 20637-20653Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 4 (2020); 20637-20653Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 4 (2020); 20637-206532525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9077/7722Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Waldeilson Santana dosCordeiro, Rogério SoaresSousa, Elson Silva deCajaiba, Reinaldo LucasPereira, Kleber SalesSousa, Vilson de AlmeidaMartins, Jesuino da Silva Costa2020-05-27T16:17:38Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/9077Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:06:07.254828Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso de História em Quadrinhos como estratégia de ensino sobre as bactérias no Ensino Fundamental / The use of Comic Book as a teaching strategy about bacteria in Elementary School
title O uso de História em Quadrinhos como estratégia de ensino sobre as bactérias no Ensino Fundamental / The use of Comic Book as a teaching strategy about bacteria in Elementary School
spellingShingle O uso de História em Quadrinhos como estratégia de ensino sobre as bactérias no Ensino Fundamental / The use of Comic Book as a teaching strategy about bacteria in Elementary School
O uso de História em Quadrinhos como estratégia de ensino sobre as bactérias no Ensino Fundamental / The use of Comic Book as a teaching strategy about bacteria in Elementary School
Santos, Waldeilson Santana dos
Ensino de Ciências. Recurso Pedagógico. Reino Monera.
Santos, Waldeilson Santana dos
Ensino de Ciências. Recurso Pedagógico. Reino Monera.
title_short O uso de História em Quadrinhos como estratégia de ensino sobre as bactérias no Ensino Fundamental / The use of Comic Book as a teaching strategy about bacteria in Elementary School
title_full O uso de História em Quadrinhos como estratégia de ensino sobre as bactérias no Ensino Fundamental / The use of Comic Book as a teaching strategy about bacteria in Elementary School
title_fullStr O uso de História em Quadrinhos como estratégia de ensino sobre as bactérias no Ensino Fundamental / The use of Comic Book as a teaching strategy about bacteria in Elementary School
O uso de História em Quadrinhos como estratégia de ensino sobre as bactérias no Ensino Fundamental / The use of Comic Book as a teaching strategy about bacteria in Elementary School
title_full_unstemmed O uso de História em Quadrinhos como estratégia de ensino sobre as bactérias no Ensino Fundamental / The use of Comic Book as a teaching strategy about bacteria in Elementary School
O uso de História em Quadrinhos como estratégia de ensino sobre as bactérias no Ensino Fundamental / The use of Comic Book as a teaching strategy about bacteria in Elementary School
title_sort O uso de História em Quadrinhos como estratégia de ensino sobre as bactérias no Ensino Fundamental / The use of Comic Book as a teaching strategy about bacteria in Elementary School
author Santos, Waldeilson Santana dos
author_facet Santos, Waldeilson Santana dos
Santos, Waldeilson Santana dos
Cordeiro, Rogério Soares
Sousa, Elson Silva de
Cajaiba, Reinaldo Lucas
Pereira, Kleber Sales
Sousa, Vilson de Almeida
Martins, Jesuino da Silva Costa
Cordeiro, Rogério Soares
Sousa, Elson Silva de
Cajaiba, Reinaldo Lucas
Pereira, Kleber Sales
Sousa, Vilson de Almeida
Martins, Jesuino da Silva Costa
author_role author
author2 Cordeiro, Rogério Soares
Sousa, Elson Silva de
Cajaiba, Reinaldo Lucas
Pereira, Kleber Sales
Sousa, Vilson de Almeida
Martins, Jesuino da Silva Costa
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Waldeilson Santana dos
Cordeiro, Rogério Soares
Sousa, Elson Silva de
Cajaiba, Reinaldo Lucas
Pereira, Kleber Sales
Sousa, Vilson de Almeida
Martins, Jesuino da Silva Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Ciências. Recurso Pedagógico. Reino Monera.
topic Ensino de Ciências. Recurso Pedagógico. Reino Monera.
description O professor deve encontrar novas maneiras para que seus alunos tenham melhor assimilação do conteúdo. No presente trabalho, a História em Quadrinhos (HQ) “Viagem ao Mundo Microbiano” é proposta como uma estratégia para o ensino sobre as bactérias. Para tanto, 38 estudantes do sétimo ano do Ensino Fundamental participaram como voluntários da leitura, discussão e compreensão do material impresso. Feita esta etapa, foi aplicado um questionário semiestruturado com oito questões; as respostas foram analisadas, e os dados interpretados como pesquisa qualitativa. Os resultados foram satisfatórios, uma vez que estudantes alegaram que o uso de desenhos, a presença de analogias, a composição de diálogos e todo o enredo, de modo geral, foram bem estruturados. Além disso, a totalidade dos entrevistados declarou entender melhor as características básicas das bactérias. Com isso, nota-se que a utilização de HQs facilita a relação ensino-aprendizagem. Entretanto, chama-se a atenção à sensibilidade docente e a necessidade de capacitar professores para que produzam materiais de autoria, que atendam e complementem a formação de seus estudantes, para além do livro didático.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9077
10.34117/bjdv6n4-296
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9077
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n4-296
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9077/7722
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 4 (2020); 20637-20653
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 4 (2020); 20637-20653
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 4 (2020); 20637-20653
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822183720057044992
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv6n4-296