Pandemia da COVID-19 e acadêmicos da UNIFAP: efeitos acentuados na formação e saúde mental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/62003 |
Resumo: | O trabalho tem como objetivo compreender a visão dos universitários sobre a pandemia da COVID-19 em relação a saúde mental e graduação. Realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, com característica descritiva. Participaram do estudo 16 acadêmicos do Curso de Licenciatura em Educação Física, os quais responderam um questionário via Google Forms em que as questões versavam sobre sua formação e saúde mental. Os resultados indicaram que a saúde mental entre os acadêmicos teve uma classificação ruim entre a maior parte deles, assim como o ensino remoto emergencial. A pandemia de COVID-19 evidenciou um aumento nos sintomas de angústia e ansiedade entre estudantes em seus estados gerais de saúde, associado à modalidade de ensino remoto emergencial. Sugere-se que os gestores e a sociedade não apenas reforcem as campanhas de ajuda a comunidade acadêmica para enfrentar melhor as diversas situações estressantes, mas também realizarem ativamente a intervenção psicológica e o suporte aos universitários em resposta às emergências públicas. |
id |
VERACRUZ-0_04d9fc87aa4a4eda44c83493d9ef8d88 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/62003 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Pandemia da COVID-19 e acadêmicos da UNIFAP: efeitos acentuados na formação e saúde mentalsaúde mentalpandemiaeducaçãoO trabalho tem como objetivo compreender a visão dos universitários sobre a pandemia da COVID-19 em relação a saúde mental e graduação. Realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, com característica descritiva. Participaram do estudo 16 acadêmicos do Curso de Licenciatura em Educação Física, os quais responderam um questionário via Google Forms em que as questões versavam sobre sua formação e saúde mental. Os resultados indicaram que a saúde mental entre os acadêmicos teve uma classificação ruim entre a maior parte deles, assim como o ensino remoto emergencial. A pandemia de COVID-19 evidenciou um aumento nos sintomas de angústia e ansiedade entre estudantes em seus estados gerais de saúde, associado à modalidade de ensino remoto emergencial. Sugere-se que os gestores e a sociedade não apenas reforcem as campanhas de ajuda a comunidade acadêmica para enfrentar melhor as diversas situações estressantes, mas também realizarem ativamente a intervenção psicológica e o suporte aos universitários em resposta às emergências públicas.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-08-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6200310.34117/bjdv9n8-042Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 8 (2023); 23744-23757Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 8 (2023); 23744-23757Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 8 (2023); 23744-237572525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/62003/44647Sadala, Maria NeideCosta, Alisson VieiraDias, Marcela Fabiani SilvaMontenegro, Gustavo ManeschyBosque, Ronédia MonteiroGuimarães, João Carlos SilvaFaçanha, Caio Cesar dos ReisAlves, Ingrid Realeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-01T14:56:27Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/62003Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:27:18.998233Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pandemia da COVID-19 e acadêmicos da UNIFAP: efeitos acentuados na formação e saúde mental |
title |
Pandemia da COVID-19 e acadêmicos da UNIFAP: efeitos acentuados na formação e saúde mental |
spellingShingle |
Pandemia da COVID-19 e acadêmicos da UNIFAP: efeitos acentuados na formação e saúde mental Sadala, Maria Neide saúde mental pandemia educação |
title_short |
Pandemia da COVID-19 e acadêmicos da UNIFAP: efeitos acentuados na formação e saúde mental |
title_full |
Pandemia da COVID-19 e acadêmicos da UNIFAP: efeitos acentuados na formação e saúde mental |
title_fullStr |
Pandemia da COVID-19 e acadêmicos da UNIFAP: efeitos acentuados na formação e saúde mental |
title_full_unstemmed |
Pandemia da COVID-19 e acadêmicos da UNIFAP: efeitos acentuados na formação e saúde mental |
title_sort |
Pandemia da COVID-19 e acadêmicos da UNIFAP: efeitos acentuados na formação e saúde mental |
author |
Sadala, Maria Neide |
author_facet |
Sadala, Maria Neide Costa, Alisson Vieira Dias, Marcela Fabiani Silva Montenegro, Gustavo Maneschy Bosque, Ronédia Monteiro Guimarães, João Carlos Silva Façanha, Caio Cesar dos Reis Alves, Ingrid Reale |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Alisson Vieira Dias, Marcela Fabiani Silva Montenegro, Gustavo Maneschy Bosque, Ronédia Monteiro Guimarães, João Carlos Silva Façanha, Caio Cesar dos Reis Alves, Ingrid Reale |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sadala, Maria Neide Costa, Alisson Vieira Dias, Marcela Fabiani Silva Montenegro, Gustavo Maneschy Bosque, Ronédia Monteiro Guimarães, João Carlos Silva Façanha, Caio Cesar dos Reis Alves, Ingrid Reale |
dc.subject.por.fl_str_mv |
saúde mental pandemia educação |
topic |
saúde mental pandemia educação |
description |
O trabalho tem como objetivo compreender a visão dos universitários sobre a pandemia da COVID-19 em relação a saúde mental e graduação. Realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, com característica descritiva. Participaram do estudo 16 acadêmicos do Curso de Licenciatura em Educação Física, os quais responderam um questionário via Google Forms em que as questões versavam sobre sua formação e saúde mental. Os resultados indicaram que a saúde mental entre os acadêmicos teve uma classificação ruim entre a maior parte deles, assim como o ensino remoto emergencial. A pandemia de COVID-19 evidenciou um aumento nos sintomas de angústia e ansiedade entre estudantes em seus estados gerais de saúde, associado à modalidade de ensino remoto emergencial. Sugere-se que os gestores e a sociedade não apenas reforcem as campanhas de ajuda a comunidade acadêmica para enfrentar melhor as diversas situações estressantes, mas também realizarem ativamente a intervenção psicológica e o suporte aos universitários em resposta às emergências públicas. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-08-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/62003 10.34117/bjdv9n8-042 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/62003 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv9n8-042 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/62003/44647 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 8 (2023); 23744-23757 Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 8 (2023); 23744-23757 Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 8 (2023); 23744-23757 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645636792221696 |