Pandemia da COVID-19 e acadêmicos da UNIFAP: efeitos acentuados na formação e saúde mental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sadala, Maria Neide
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Costa, Alisson Vieira, Dias, Marcela Fabiani Silva, Montenegro, Gustavo Maneschy, Bosque, Ronédia Monteiro, Guimarães, João Carlos Silva, Façanha, Caio Cesar dos Reis, Alves, Ingrid Reale
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/62003
Resumo: O trabalho tem como objetivo compreender a visão dos universitários sobre a pandemia da COVID-19 em relação a saúde mental e graduação. Realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, com característica descritiva. Participaram do estudo 16 acadêmicos do Curso de Licenciatura em Educação Física, os quais responderam um questionário via Google Forms em que as questões versavam sobre sua formação e saúde mental. Os resultados indicaram que a saúde mental entre os acadêmicos teve uma classificação ruim entre a maior parte deles, assim como o ensino remoto emergencial. A pandemia de COVID-19 evidenciou um aumento nos sintomas de angústia e ansiedade entre estudantes em seus estados gerais de saúde, associado à modalidade de ensino remoto emergencial. Sugere-se que os gestores e a sociedade não apenas reforcem as campanhas de ajuda a comunidade acadêmica para enfrentar melhor as diversas situações estressantes, mas também realizarem ativamente a intervenção psicológica e o suporte aos universitários em resposta às emergências públicas.
id VERACRUZ-0_04d9fc87aa4a4eda44c83493d9ef8d88
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/62003
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Pandemia da COVID-19 e acadêmicos da UNIFAP: efeitos acentuados na formação e saúde mentalsaúde mentalpandemiaeducaçãoO trabalho tem como objetivo compreender a visão dos universitários sobre a pandemia da COVID-19 em relação a saúde mental e graduação. Realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, com característica descritiva. Participaram do estudo 16 acadêmicos do Curso de Licenciatura em Educação Física, os quais responderam um questionário via Google Forms em que as questões versavam sobre sua formação e saúde mental. Os resultados indicaram que a saúde mental entre os acadêmicos teve uma classificação ruim entre a maior parte deles, assim como o ensino remoto emergencial. A pandemia de COVID-19 evidenciou um aumento nos sintomas de angústia e ansiedade entre estudantes em seus estados gerais de saúde, associado à modalidade de ensino remoto emergencial. Sugere-se que os gestores e a sociedade não apenas reforcem as campanhas de ajuda a comunidade acadêmica para enfrentar melhor as diversas situações estressantes, mas também realizarem ativamente a intervenção psicológica e o suporte aos universitários em resposta às emergências públicas.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-08-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6200310.34117/bjdv9n8-042Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 8 (2023); 23744-23757Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 8 (2023); 23744-23757Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 8 (2023); 23744-237572525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/62003/44647Sadala, Maria NeideCosta, Alisson VieiraDias, Marcela Fabiani SilvaMontenegro, Gustavo ManeschyBosque, Ronédia MonteiroGuimarães, João Carlos SilvaFaçanha, Caio Cesar dos ReisAlves, Ingrid Realeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-01T14:56:27Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/62003Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:27:18.998233Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Pandemia da COVID-19 e acadêmicos da UNIFAP: efeitos acentuados na formação e saúde mental
title Pandemia da COVID-19 e acadêmicos da UNIFAP: efeitos acentuados na formação e saúde mental
spellingShingle Pandemia da COVID-19 e acadêmicos da UNIFAP: efeitos acentuados na formação e saúde mental
Sadala, Maria Neide
saúde mental
pandemia
educação
title_short Pandemia da COVID-19 e acadêmicos da UNIFAP: efeitos acentuados na formação e saúde mental
title_full Pandemia da COVID-19 e acadêmicos da UNIFAP: efeitos acentuados na formação e saúde mental
title_fullStr Pandemia da COVID-19 e acadêmicos da UNIFAP: efeitos acentuados na formação e saúde mental
title_full_unstemmed Pandemia da COVID-19 e acadêmicos da UNIFAP: efeitos acentuados na formação e saúde mental
title_sort Pandemia da COVID-19 e acadêmicos da UNIFAP: efeitos acentuados na formação e saúde mental
author Sadala, Maria Neide
author_facet Sadala, Maria Neide
Costa, Alisson Vieira
Dias, Marcela Fabiani Silva
Montenegro, Gustavo Maneschy
Bosque, Ronédia Monteiro
Guimarães, João Carlos Silva
Façanha, Caio Cesar dos Reis
Alves, Ingrid Reale
author_role author
author2 Costa, Alisson Vieira
Dias, Marcela Fabiani Silva
Montenegro, Gustavo Maneschy
Bosque, Ronédia Monteiro
Guimarães, João Carlos Silva
Façanha, Caio Cesar dos Reis
Alves, Ingrid Reale
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sadala, Maria Neide
Costa, Alisson Vieira
Dias, Marcela Fabiani Silva
Montenegro, Gustavo Maneschy
Bosque, Ronédia Monteiro
Guimarães, João Carlos Silva
Façanha, Caio Cesar dos Reis
Alves, Ingrid Reale
dc.subject.por.fl_str_mv saúde mental
pandemia
educação
topic saúde mental
pandemia
educação
description O trabalho tem como objetivo compreender a visão dos universitários sobre a pandemia da COVID-19 em relação a saúde mental e graduação. Realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, com característica descritiva. Participaram do estudo 16 acadêmicos do Curso de Licenciatura em Educação Física, os quais responderam um questionário via Google Forms em que as questões versavam sobre sua formação e saúde mental. Os resultados indicaram que a saúde mental entre os acadêmicos teve uma classificação ruim entre a maior parte deles, assim como o ensino remoto emergencial. A pandemia de COVID-19 evidenciou um aumento nos sintomas de angústia e ansiedade entre estudantes em seus estados gerais de saúde, associado à modalidade de ensino remoto emergencial. Sugere-se que os gestores e a sociedade não apenas reforcem as campanhas de ajuda a comunidade acadêmica para enfrentar melhor as diversas situações estressantes, mas também realizarem ativamente a intervenção psicológica e o suporte aos universitários em resposta às emergências públicas.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/62003
10.34117/bjdv9n8-042
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/62003
identifier_str_mv 10.34117/bjdv9n8-042
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/62003/44647
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 8 (2023); 23744-23757
Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 8 (2023); 23744-23757
Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 8 (2023); 23744-23757
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645636792221696