Fortalecimento do ensino-aprendizagem para meninas carentes em situação de vulnerabilidade / Strengthening teaching and learning for underprivileged girls in vulnerable situations
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26981 |
Resumo: | A alta deficiência no investimento em infraestrutura e capacitação de professores corrobora para as evidentes deficiências de aprendizagem em muitos estudantes da rede pública de ensino. Adicionalmente, muitos estudantes de instituições públicas não têm um familiar ou algum auxílio extra para sanar dúvidas sobre a defasagem do ensino-aprendizagem o que colabora para a desistência escolar. Este trabalho foi feito com estudantes e servidores da UTFPR (Apucarana), nas dependências de uma ONG acolhedora de meninas carentes em situação de vulnerabilidade com o intuito de auxiliar estudantes com baixo desempenho escolar reparando as defasagens de ensino e estimulando o aprendizado. O auxílio às meninas atendidas neste trabalho foi realizado semanalmente reparando as dificuldades em matemática, química e física. Neste estudo ficou evidente que as deficiências em matemática comprometiam o interesse das meninas acolhidas no compreender e aprender novidades em outras disciplinas (química e física) que necessitavam de conhecimento matemático. Contudo, o trabalho conseguiu fortalecer o ensino aprendizagem das alunas participantes melhorando o seu desempenho estudantil. |
id |
VERACRUZ-0_05524bec3a1caa8e1ab71dfcbc15c44a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/26981 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Fortalecimento do ensino-aprendizagem para meninas carentes em situação de vulnerabilidade / Strengthening teaching and learning for underprivileged girls in vulnerable situationsEnsino básicomeninas carentesensino-aprendizagemA alta deficiência no investimento em infraestrutura e capacitação de professores corrobora para as evidentes deficiências de aprendizagem em muitos estudantes da rede pública de ensino. Adicionalmente, muitos estudantes de instituições públicas não têm um familiar ou algum auxílio extra para sanar dúvidas sobre a defasagem do ensino-aprendizagem o que colabora para a desistência escolar. Este trabalho foi feito com estudantes e servidores da UTFPR (Apucarana), nas dependências de uma ONG acolhedora de meninas carentes em situação de vulnerabilidade com o intuito de auxiliar estudantes com baixo desempenho escolar reparando as defasagens de ensino e estimulando o aprendizado. O auxílio às meninas atendidas neste trabalho foi realizado semanalmente reparando as dificuldades em matemática, química e física. Neste estudo ficou evidente que as deficiências em matemática comprometiam o interesse das meninas acolhidas no compreender e aprender novidades em outras disciplinas (química e física) que necessitavam de conhecimento matemático. Contudo, o trabalho conseguiu fortalecer o ensino aprendizagem das alunas participantes melhorando o seu desempenho estudantil.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-03-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2698110.34117/bjdv7n3-636Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 3 (2021); 30074-30079Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 3 (2021); 30074-30079Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 3 (2021); 30074-300792525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26981/21341Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessGarção, Maria Isabella LimaStröher, Gylles RicardoStröher, Gisely Luzia2022-03-29T12:15:47Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/26981Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:14:33.719061Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fortalecimento do ensino-aprendizagem para meninas carentes em situação de vulnerabilidade / Strengthening teaching and learning for underprivileged girls in vulnerable situations |
title |
Fortalecimento do ensino-aprendizagem para meninas carentes em situação de vulnerabilidade / Strengthening teaching and learning for underprivileged girls in vulnerable situations |
spellingShingle |
Fortalecimento do ensino-aprendizagem para meninas carentes em situação de vulnerabilidade / Strengthening teaching and learning for underprivileged girls in vulnerable situations Garção, Maria Isabella Lima Ensino básico meninas carentes ensino-aprendizagem |
title_short |
Fortalecimento do ensino-aprendizagem para meninas carentes em situação de vulnerabilidade / Strengthening teaching and learning for underprivileged girls in vulnerable situations |
title_full |
Fortalecimento do ensino-aprendizagem para meninas carentes em situação de vulnerabilidade / Strengthening teaching and learning for underprivileged girls in vulnerable situations |
title_fullStr |
Fortalecimento do ensino-aprendizagem para meninas carentes em situação de vulnerabilidade / Strengthening teaching and learning for underprivileged girls in vulnerable situations |
title_full_unstemmed |
Fortalecimento do ensino-aprendizagem para meninas carentes em situação de vulnerabilidade / Strengthening teaching and learning for underprivileged girls in vulnerable situations |
title_sort |
Fortalecimento do ensino-aprendizagem para meninas carentes em situação de vulnerabilidade / Strengthening teaching and learning for underprivileged girls in vulnerable situations |
author |
Garção, Maria Isabella Lima |
author_facet |
Garção, Maria Isabella Lima Ströher, Gylles Ricardo Ströher, Gisely Luzia |
author_role |
author |
author2 |
Ströher, Gylles Ricardo Ströher, Gisely Luzia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Garção, Maria Isabella Lima Ströher, Gylles Ricardo Ströher, Gisely Luzia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino básico meninas carentes ensino-aprendizagem |
topic |
Ensino básico meninas carentes ensino-aprendizagem |
description |
A alta deficiência no investimento em infraestrutura e capacitação de professores corrobora para as evidentes deficiências de aprendizagem em muitos estudantes da rede pública de ensino. Adicionalmente, muitos estudantes de instituições públicas não têm um familiar ou algum auxílio extra para sanar dúvidas sobre a defasagem do ensino-aprendizagem o que colabora para a desistência escolar. Este trabalho foi feito com estudantes e servidores da UTFPR (Apucarana), nas dependências de uma ONG acolhedora de meninas carentes em situação de vulnerabilidade com o intuito de auxiliar estudantes com baixo desempenho escolar reparando as defasagens de ensino e estimulando o aprendizado. O auxílio às meninas atendidas neste trabalho foi realizado semanalmente reparando as dificuldades em matemática, química e física. Neste estudo ficou evidente que as deficiências em matemática comprometiam o interesse das meninas acolhidas no compreender e aprender novidades em outras disciplinas (química e física) que necessitavam de conhecimento matemático. Contudo, o trabalho conseguiu fortalecer o ensino aprendizagem das alunas participantes melhorando o seu desempenho estudantil. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-03-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26981 10.34117/bjdv7n3-636 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26981 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n3-636 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26981/21341 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 3 (2021); 30074-30079 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 3 (2021); 30074-30079 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 3 (2021); 30074-30079 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645519913746432 |