Fortalecimento do ensino-aprendizagem para meninas carentes em situação de vulnerabilidade / Strengthening teaching and learning for underprivileged girls in vulnerable situations

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garção, Maria Isabella Lima
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Ströher, Gylles Ricardo, Ströher, Gisely Luzia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26981
Resumo: A alta deficiência no investimento em infraestrutura e capacitação de professores corrobora para as evidentes deficiências de aprendizagem em muitos estudantes da rede pública de ensino. Adicionalmente, muitos estudantes de instituições públicas não têm um familiar ou algum auxílio extra para sanar dúvidas sobre a defasagem do ensino-aprendizagem o que colabora para a desistência escolar. Este trabalho foi feito com estudantes e servidores da UTFPR (Apucarana), nas dependências de uma ONG acolhedora de meninas carentes em situação de vulnerabilidade com o intuito de auxiliar estudantes com baixo desempenho escolar reparando as defasagens de ensino e estimulando o aprendizado. O auxílio às meninas atendidas neste trabalho foi realizado semanalmente reparando as dificuldades em matemática, química e física. Neste estudo ficou evidente que as deficiências em matemática comprometiam o interesse das meninas acolhidas no compreender e aprender novidades em outras disciplinas (química e física) que necessitavam de conhecimento matemático. Contudo, o trabalho conseguiu fortalecer o ensino aprendizagem das alunas participantes melhorando o seu desempenho estudantil.
id VERACRUZ-0_05524bec3a1caa8e1ab71dfcbc15c44a
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/26981
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Fortalecimento do ensino-aprendizagem para meninas carentes em situação de vulnerabilidade / Strengthening teaching and learning for underprivileged girls in vulnerable situationsEnsino básicomeninas carentesensino-aprendizagemA alta deficiência no investimento em infraestrutura e capacitação de professores corrobora para as evidentes deficiências de aprendizagem em muitos estudantes da rede pública de ensino. Adicionalmente, muitos estudantes de instituições públicas não têm um familiar ou algum auxílio extra para sanar dúvidas sobre a defasagem do ensino-aprendizagem o que colabora para a desistência escolar. Este trabalho foi feito com estudantes e servidores da UTFPR (Apucarana), nas dependências de uma ONG acolhedora de meninas carentes em situação de vulnerabilidade com o intuito de auxiliar estudantes com baixo desempenho escolar reparando as defasagens de ensino e estimulando o aprendizado. O auxílio às meninas atendidas neste trabalho foi realizado semanalmente reparando as dificuldades em matemática, química e física. Neste estudo ficou evidente que as deficiências em matemática comprometiam o interesse das meninas acolhidas no compreender e aprender novidades em outras disciplinas (química e física) que necessitavam de conhecimento matemático. Contudo, o trabalho conseguiu fortalecer o ensino aprendizagem das alunas participantes melhorando o seu desempenho estudantil.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-03-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2698110.34117/bjdv7n3-636Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 3 (2021); 30074-30079Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 3 (2021); 30074-30079Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 3 (2021); 30074-300792525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26981/21341Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessGarção, Maria Isabella LimaStröher, Gylles RicardoStröher, Gisely Luzia2022-03-29T12:15:47Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/26981Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:14:33.719061Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Fortalecimento do ensino-aprendizagem para meninas carentes em situação de vulnerabilidade / Strengthening teaching and learning for underprivileged girls in vulnerable situations
title Fortalecimento do ensino-aprendizagem para meninas carentes em situação de vulnerabilidade / Strengthening teaching and learning for underprivileged girls in vulnerable situations
spellingShingle Fortalecimento do ensino-aprendizagem para meninas carentes em situação de vulnerabilidade / Strengthening teaching and learning for underprivileged girls in vulnerable situations
Garção, Maria Isabella Lima
Ensino básico
meninas carentes
ensino-aprendizagem
title_short Fortalecimento do ensino-aprendizagem para meninas carentes em situação de vulnerabilidade / Strengthening teaching and learning for underprivileged girls in vulnerable situations
title_full Fortalecimento do ensino-aprendizagem para meninas carentes em situação de vulnerabilidade / Strengthening teaching and learning for underprivileged girls in vulnerable situations
title_fullStr Fortalecimento do ensino-aprendizagem para meninas carentes em situação de vulnerabilidade / Strengthening teaching and learning for underprivileged girls in vulnerable situations
title_full_unstemmed Fortalecimento do ensino-aprendizagem para meninas carentes em situação de vulnerabilidade / Strengthening teaching and learning for underprivileged girls in vulnerable situations
title_sort Fortalecimento do ensino-aprendizagem para meninas carentes em situação de vulnerabilidade / Strengthening teaching and learning for underprivileged girls in vulnerable situations
author Garção, Maria Isabella Lima
author_facet Garção, Maria Isabella Lima
Ströher, Gylles Ricardo
Ströher, Gisely Luzia
author_role author
author2 Ströher, Gylles Ricardo
Ströher, Gisely Luzia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Garção, Maria Isabella Lima
Ströher, Gylles Ricardo
Ströher, Gisely Luzia
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino básico
meninas carentes
ensino-aprendizagem
topic Ensino básico
meninas carentes
ensino-aprendizagem
description A alta deficiência no investimento em infraestrutura e capacitação de professores corrobora para as evidentes deficiências de aprendizagem em muitos estudantes da rede pública de ensino. Adicionalmente, muitos estudantes de instituições públicas não têm um familiar ou algum auxílio extra para sanar dúvidas sobre a defasagem do ensino-aprendizagem o que colabora para a desistência escolar. Este trabalho foi feito com estudantes e servidores da UTFPR (Apucarana), nas dependências de uma ONG acolhedora de meninas carentes em situação de vulnerabilidade com o intuito de auxiliar estudantes com baixo desempenho escolar reparando as defasagens de ensino e estimulando o aprendizado. O auxílio às meninas atendidas neste trabalho foi realizado semanalmente reparando as dificuldades em matemática, química e física. Neste estudo ficou evidente que as deficiências em matemática comprometiam o interesse das meninas acolhidas no compreender e aprender novidades em outras disciplinas (química e física) que necessitavam de conhecimento matemático. Contudo, o trabalho conseguiu fortalecer o ensino aprendizagem das alunas participantes melhorando o seu desempenho estudantil.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26981
10.34117/bjdv7n3-636
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26981
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n3-636
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26981/21341
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 3 (2021); 30074-30079
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 3 (2021); 30074-30079
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 3 (2021); 30074-30079
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645519913746432