A matemática pela lente dos jogos: um estudo sobre as potencialidades do subtração com o tangram para a aprendizagem de geometria e subtração/ Mathematics through the games lens: a study about the potentialities of subtraction with tangram for learning geometry and subtraction
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv7n2-353 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24893 |
Resumo: | A matemática, ao longo dos anos, foi rotulada como um produto de mentes inteligentes e difícil, e também, se tornou uma disciplina que muitos alunos têm aversão. As pesquisas em Educação Matemática, tem contribuído na busca de alternativas didáticas que possam amenizar e/ou superar essa ideia. Destacamos o potencial lúdico de atividades didáticas, em especial, os jogos. Nessa perspectiva, o projeto de extensão “Matemática é Show”, desenvolve, por meio dos jogos, uma Matemática divertida e dinâmica que oportuniza a todos aprenderem de forma diferenciada. Uma das atividades desenvolvida no projeto foi a construção e aplicação do jogo Subtração com o Tangram. Diante disso, objetivamos refletir sobre as potencialidades desse jogo no desenvolvimento da aprendizagem da operação subtração, além de conceitos básicos das figuras geométricas planas, o desenvolvimento do raciocínio lógico e de estratégias. Recomendamos que o referido jogo seja utilizado em dupla ou até com quatro pessoas. Durante sua aplicação, a maioria dos jogadores não encontraram dificuldades em efetuar a operação de subtração para pegar as peças do tangram correspondentes ao resultado da operação e montar a figura plana solicitada. Os participantes demonstraram satisfação em participar desse jogo, pois apesar da tarefa solicitada parecer simples, para alcançar êxito era necessário refletir e criar estratégia para construir a figura desejada. Advogamos que a experiência vivenciada foi singular pela oportunidade de trabalhar de forma lúdica explorando potencialidades do tangram como um recurso pedagógico diferente dos usuais. Além dessa experiência, tivemos também a oportunidade de apresentá-lo na V Feira de Matemática de Alagoinhas – BA, na qual recebemos a premiação de destaque. Acreditamos que atividades como essas oportunizam diversificar as metodologias de ensino, dinamizando e potencializando a aprendizagem da Matemática. |
id |
VERACRUZ-0_0599e5c78b55df40255171422354151e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/24893 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
A matemática pela lente dos jogos: um estudo sobre as potencialidades do subtração com o tangram para a aprendizagem de geometria e subtração/ Mathematics through the games lens: a study about the potentialities of subtraction with tangram for learning geometry and subtractionTangramSubtraçãoMatemáticJogosEnsino e Aprendizagem.A matemática, ao longo dos anos, foi rotulada como um produto de mentes inteligentes e difícil, e também, se tornou uma disciplina que muitos alunos têm aversão. As pesquisas em Educação Matemática, tem contribuído na busca de alternativas didáticas que possam amenizar e/ou superar essa ideia. Destacamos o potencial lúdico de atividades didáticas, em especial, os jogos. Nessa perspectiva, o projeto de extensão “Matemática é Show”, desenvolve, por meio dos jogos, uma Matemática divertida e dinâmica que oportuniza a todos aprenderem de forma diferenciada. Uma das atividades desenvolvida no projeto foi a construção e aplicação do jogo Subtração com o Tangram. Diante disso, objetivamos refletir sobre as potencialidades desse jogo no desenvolvimento da aprendizagem da operação subtração, além de conceitos básicos das figuras geométricas planas, o desenvolvimento do raciocínio lógico e de estratégias. Recomendamos que o referido jogo seja utilizado em dupla ou até com quatro pessoas. Durante sua aplicação, a maioria dos jogadores não encontraram dificuldades em efetuar a operação de subtração para pegar as peças do tangram correspondentes ao resultado da operação e montar a figura plana solicitada. Os participantes demonstraram satisfação em participar desse jogo, pois apesar da tarefa solicitada parecer simples, para alcançar êxito era necessário refletir e criar estratégia para construir a figura desejada. Advogamos que a experiência vivenciada foi singular pela oportunidade de trabalhar de forma lúdica explorando potencialidades do tangram como um recurso pedagógico diferente dos usuais. Além dessa experiência, tivemos também a oportunidade de apresentá-lo na V Feira de Matemática de Alagoinhas – BA, na qual recebemos a premiação de destaque. Acreditamos que atividades como essas oportunizam diversificar as metodologias de ensino, dinamizando e potencializando a aprendizagem da Matemática.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-02-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2489310.34117/bjdv7n2-353Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 2 (2021); 16869-16880Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 2 (2021); 16869-16880Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 2 (2021); 16869-168802525-876110.34117/bjdv.v7i2reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24893/19844Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Jamile dos SantosSouza, Daiana Lima Soriano de OliveiraSantos, Daniela Batista2022-06-24T19:06:14Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/24893Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:13:37.760119Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A matemática pela lente dos jogos: um estudo sobre as potencialidades do subtração com o tangram para a aprendizagem de geometria e subtração/ Mathematics through the games lens: a study about the potentialities of subtraction with tangram for learning geometry and subtraction |
title |
A matemática pela lente dos jogos: um estudo sobre as potencialidades do subtração com o tangram para a aprendizagem de geometria e subtração/ Mathematics through the games lens: a study about the potentialities of subtraction with tangram for learning geometry and subtraction |
spellingShingle |
A matemática pela lente dos jogos: um estudo sobre as potencialidades do subtração com o tangram para a aprendizagem de geometria e subtração/ Mathematics through the games lens: a study about the potentialities of subtraction with tangram for learning geometry and subtraction A matemática pela lente dos jogos: um estudo sobre as potencialidades do subtração com o tangram para a aprendizagem de geometria e subtração/ Mathematics through the games lens: a study about the potentialities of subtraction with tangram for learning geometry and subtraction Souza, Jamile dos Santos Tangram Subtração Matemátic Jogos Ensino e Aprendizagem. Souza, Jamile dos Santos Tangram Subtração Matemátic Jogos Ensino e Aprendizagem. |
title_short |
A matemática pela lente dos jogos: um estudo sobre as potencialidades do subtração com o tangram para a aprendizagem de geometria e subtração/ Mathematics through the games lens: a study about the potentialities of subtraction with tangram for learning geometry and subtraction |
title_full |
A matemática pela lente dos jogos: um estudo sobre as potencialidades do subtração com o tangram para a aprendizagem de geometria e subtração/ Mathematics through the games lens: a study about the potentialities of subtraction with tangram for learning geometry and subtraction |
title_fullStr |
A matemática pela lente dos jogos: um estudo sobre as potencialidades do subtração com o tangram para a aprendizagem de geometria e subtração/ Mathematics through the games lens: a study about the potentialities of subtraction with tangram for learning geometry and subtraction A matemática pela lente dos jogos: um estudo sobre as potencialidades do subtração com o tangram para a aprendizagem de geometria e subtração/ Mathematics through the games lens: a study about the potentialities of subtraction with tangram for learning geometry and subtraction |
title_full_unstemmed |
A matemática pela lente dos jogos: um estudo sobre as potencialidades do subtração com o tangram para a aprendizagem de geometria e subtração/ Mathematics through the games lens: a study about the potentialities of subtraction with tangram for learning geometry and subtraction A matemática pela lente dos jogos: um estudo sobre as potencialidades do subtração com o tangram para a aprendizagem de geometria e subtração/ Mathematics through the games lens: a study about the potentialities of subtraction with tangram for learning geometry and subtraction |
title_sort |
A matemática pela lente dos jogos: um estudo sobre as potencialidades do subtração com o tangram para a aprendizagem de geometria e subtração/ Mathematics through the games lens: a study about the potentialities of subtraction with tangram for learning geometry and subtraction |
author |
Souza, Jamile dos Santos |
author_facet |
Souza, Jamile dos Santos Souza, Jamile dos Santos Souza, Daiana Lima Soriano de Oliveira Santos, Daniela Batista Souza, Daiana Lima Soriano de Oliveira Santos, Daniela Batista |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Daiana Lima Soriano de Oliveira Santos, Daniela Batista |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Jamile dos Santos Souza, Daiana Lima Soriano de Oliveira Santos, Daniela Batista |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tangram Subtração Matemátic Jogos Ensino e Aprendizagem. |
topic |
Tangram Subtração Matemátic Jogos Ensino e Aprendizagem. |
description |
A matemática, ao longo dos anos, foi rotulada como um produto de mentes inteligentes e difícil, e também, se tornou uma disciplina que muitos alunos têm aversão. As pesquisas em Educação Matemática, tem contribuído na busca de alternativas didáticas que possam amenizar e/ou superar essa ideia. Destacamos o potencial lúdico de atividades didáticas, em especial, os jogos. Nessa perspectiva, o projeto de extensão “Matemática é Show”, desenvolve, por meio dos jogos, uma Matemática divertida e dinâmica que oportuniza a todos aprenderem de forma diferenciada. Uma das atividades desenvolvida no projeto foi a construção e aplicação do jogo Subtração com o Tangram. Diante disso, objetivamos refletir sobre as potencialidades desse jogo no desenvolvimento da aprendizagem da operação subtração, além de conceitos básicos das figuras geométricas planas, o desenvolvimento do raciocínio lógico e de estratégias. Recomendamos que o referido jogo seja utilizado em dupla ou até com quatro pessoas. Durante sua aplicação, a maioria dos jogadores não encontraram dificuldades em efetuar a operação de subtração para pegar as peças do tangram correspondentes ao resultado da operação e montar a figura plana solicitada. Os participantes demonstraram satisfação em participar desse jogo, pois apesar da tarefa solicitada parecer simples, para alcançar êxito era necessário refletir e criar estratégia para construir a figura desejada. Advogamos que a experiência vivenciada foi singular pela oportunidade de trabalhar de forma lúdica explorando potencialidades do tangram como um recurso pedagógico diferente dos usuais. Além dessa experiência, tivemos também a oportunidade de apresentá-lo na V Feira de Matemática de Alagoinhas – BA, na qual recebemos a premiação de destaque. Acreditamos que atividades como essas oportunizam diversificar as metodologias de ensino, dinamizando e potencializando a aprendizagem da Matemática. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-02-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24893 10.34117/bjdv7n2-353 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24893 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n2-353 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24893/19844 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 2 (2021); 16869-16880 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 2 (2021); 16869-16880 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 2 (2021); 16869-16880 2525-8761 10.34117/bjdv.v7i2 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822183736879349760 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv7n2-353 |