A matemática pela lente dos jogos: um estudo sobre as potencialidades do subtração com o tangram para a aprendizagem de geometria e subtração/ Mathematics through the games lens: a study about the potentialities of subtraction with tangram for learning geometry and subtraction

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Jamile dos Santos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Souza, Daiana Lima Soriano de Oliveira, Santos, Daniela Batista
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv7n2-353
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24893
Resumo: A matemática, ao longo dos anos, foi rotulada como um produto de mentes inteligentes e difícil, e também, se tornou uma disciplina que muitos alunos têm aversão. As pesquisas em Educação Matemática, tem contribuído na busca de alternativas didáticas que possam amenizar e/ou superar essa ideia. Destacamos o potencial lúdico de atividades didáticas, em especial, os jogos. Nessa perspectiva, o projeto de extensão “Matemática é Show”, desenvolve, por meio dos jogos, uma Matemática divertida e dinâmica que oportuniza a todos aprenderem de forma diferenciada. Uma das atividades desenvolvida no projeto foi a construção e aplicação do jogo Subtração com o Tangram. Diante disso, objetivamos refletir sobre as potencialidades desse jogo no desenvolvimento da aprendizagem da operação subtração, além de conceitos básicos das figuras geométricas planas, o desenvolvimento do raciocínio lógico e de estratégias. Recomendamos que o referido jogo seja utilizado em dupla ou até com quatro pessoas. Durante sua aplicação, a maioria dos jogadores não encontraram dificuldades em efetuar a operação de subtração para pegar as peças do tangram correspondentes ao resultado da operação e montar a figura plana solicitada. Os participantes demonstraram satisfação em participar desse jogo, pois apesar da tarefa solicitada parecer simples, para alcançar êxito era necessário refletir e criar estratégia para construir a figura desejada. Advogamos que a experiência vivenciada foi singular pela oportunidade de trabalhar de forma lúdica explorando potencialidades do tangram como um recurso pedagógico diferente dos usuais. Além dessa experiência, tivemos também a oportunidade de apresentá-lo na V Feira de Matemática de Alagoinhas – BA, na qual recebemos a premiação de destaque. Acreditamos que atividades como essas oportunizam diversificar as metodologias de ensino, dinamizando e potencializando a aprendizagem da Matemática.
id VERACRUZ-0_0599e5c78b55df40255171422354151e
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/24893
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling A matemática pela lente dos jogos: um estudo sobre as potencialidades do subtração com o tangram para a aprendizagem de geometria e subtração/ Mathematics through the games lens: a study about the potentialities of subtraction with tangram for learning geometry and subtractionTangramSubtraçãoMatemáticJogosEnsino e Aprendizagem.A matemática, ao longo dos anos, foi rotulada como um produto de mentes inteligentes e difícil, e também, se tornou uma disciplina que muitos alunos têm aversão. As pesquisas em Educação Matemática, tem contribuído na busca de alternativas didáticas que possam amenizar e/ou superar essa ideia. Destacamos o potencial lúdico de atividades didáticas, em especial, os jogos. Nessa perspectiva, o projeto de extensão “Matemática é Show”, desenvolve, por meio dos jogos, uma Matemática divertida e dinâmica que oportuniza a todos aprenderem de forma diferenciada. Uma das atividades desenvolvida no projeto foi a construção e aplicação do jogo Subtração com o Tangram. Diante disso, objetivamos refletir sobre as potencialidades desse jogo no desenvolvimento da aprendizagem da operação subtração, além de conceitos básicos das figuras geométricas planas, o desenvolvimento do raciocínio lógico e de estratégias. Recomendamos que o referido jogo seja utilizado em dupla ou até com quatro pessoas. Durante sua aplicação, a maioria dos jogadores não encontraram dificuldades em efetuar a operação de subtração para pegar as peças do tangram correspondentes ao resultado da operação e montar a figura plana solicitada. Os participantes demonstraram satisfação em participar desse jogo, pois apesar da tarefa solicitada parecer simples, para alcançar êxito era necessário refletir e criar estratégia para construir a figura desejada. Advogamos que a experiência vivenciada foi singular pela oportunidade de trabalhar de forma lúdica explorando potencialidades do tangram como um recurso pedagógico diferente dos usuais. Além dessa experiência, tivemos também a oportunidade de apresentá-lo na V Feira de Matemática de Alagoinhas – BA, na qual recebemos a premiação de destaque. Acreditamos que atividades como essas oportunizam diversificar as metodologias de ensino, dinamizando e potencializando a aprendizagem da Matemática.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-02-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2489310.34117/bjdv7n2-353Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 2 (2021); 16869-16880Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 2 (2021); 16869-16880Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 2 (2021); 16869-168802525-876110.34117/bjdv.v7i2reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24893/19844Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Jamile dos SantosSouza, Daiana Lima Soriano de OliveiraSantos, Daniela Batista2022-06-24T19:06:14Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/24893Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:13:37.760119Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv A matemática pela lente dos jogos: um estudo sobre as potencialidades do subtração com o tangram para a aprendizagem de geometria e subtração/ Mathematics through the games lens: a study about the potentialities of subtraction with tangram for learning geometry and subtraction
title A matemática pela lente dos jogos: um estudo sobre as potencialidades do subtração com o tangram para a aprendizagem de geometria e subtração/ Mathematics through the games lens: a study about the potentialities of subtraction with tangram for learning geometry and subtraction
spellingShingle A matemática pela lente dos jogos: um estudo sobre as potencialidades do subtração com o tangram para a aprendizagem de geometria e subtração/ Mathematics through the games lens: a study about the potentialities of subtraction with tangram for learning geometry and subtraction
A matemática pela lente dos jogos: um estudo sobre as potencialidades do subtração com o tangram para a aprendizagem de geometria e subtração/ Mathematics through the games lens: a study about the potentialities of subtraction with tangram for learning geometry and subtraction
Souza, Jamile dos Santos
Tangram
Subtração
Matemátic
Jogos
Ensino e Aprendizagem.
Souza, Jamile dos Santos
Tangram
Subtração
Matemátic
Jogos
Ensino e Aprendizagem.
title_short A matemática pela lente dos jogos: um estudo sobre as potencialidades do subtração com o tangram para a aprendizagem de geometria e subtração/ Mathematics through the games lens: a study about the potentialities of subtraction with tangram for learning geometry and subtraction
title_full A matemática pela lente dos jogos: um estudo sobre as potencialidades do subtração com o tangram para a aprendizagem de geometria e subtração/ Mathematics through the games lens: a study about the potentialities of subtraction with tangram for learning geometry and subtraction
title_fullStr A matemática pela lente dos jogos: um estudo sobre as potencialidades do subtração com o tangram para a aprendizagem de geometria e subtração/ Mathematics through the games lens: a study about the potentialities of subtraction with tangram for learning geometry and subtraction
A matemática pela lente dos jogos: um estudo sobre as potencialidades do subtração com o tangram para a aprendizagem de geometria e subtração/ Mathematics through the games lens: a study about the potentialities of subtraction with tangram for learning geometry and subtraction
title_full_unstemmed A matemática pela lente dos jogos: um estudo sobre as potencialidades do subtração com o tangram para a aprendizagem de geometria e subtração/ Mathematics through the games lens: a study about the potentialities of subtraction with tangram for learning geometry and subtraction
A matemática pela lente dos jogos: um estudo sobre as potencialidades do subtração com o tangram para a aprendizagem de geometria e subtração/ Mathematics through the games lens: a study about the potentialities of subtraction with tangram for learning geometry and subtraction
title_sort A matemática pela lente dos jogos: um estudo sobre as potencialidades do subtração com o tangram para a aprendizagem de geometria e subtração/ Mathematics through the games lens: a study about the potentialities of subtraction with tangram for learning geometry and subtraction
author Souza, Jamile dos Santos
author_facet Souza, Jamile dos Santos
Souza, Jamile dos Santos
Souza, Daiana Lima Soriano de Oliveira
Santos, Daniela Batista
Souza, Daiana Lima Soriano de Oliveira
Santos, Daniela Batista
author_role author
author2 Souza, Daiana Lima Soriano de Oliveira
Santos, Daniela Batista
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Jamile dos Santos
Souza, Daiana Lima Soriano de Oliveira
Santos, Daniela Batista
dc.subject.por.fl_str_mv Tangram
Subtração
Matemátic
Jogos
Ensino e Aprendizagem.
topic Tangram
Subtração
Matemátic
Jogos
Ensino e Aprendizagem.
description A matemática, ao longo dos anos, foi rotulada como um produto de mentes inteligentes e difícil, e também, se tornou uma disciplina que muitos alunos têm aversão. As pesquisas em Educação Matemática, tem contribuído na busca de alternativas didáticas que possam amenizar e/ou superar essa ideia. Destacamos o potencial lúdico de atividades didáticas, em especial, os jogos. Nessa perspectiva, o projeto de extensão “Matemática é Show”, desenvolve, por meio dos jogos, uma Matemática divertida e dinâmica que oportuniza a todos aprenderem de forma diferenciada. Uma das atividades desenvolvida no projeto foi a construção e aplicação do jogo Subtração com o Tangram. Diante disso, objetivamos refletir sobre as potencialidades desse jogo no desenvolvimento da aprendizagem da operação subtração, além de conceitos básicos das figuras geométricas planas, o desenvolvimento do raciocínio lógico e de estratégias. Recomendamos que o referido jogo seja utilizado em dupla ou até com quatro pessoas. Durante sua aplicação, a maioria dos jogadores não encontraram dificuldades em efetuar a operação de subtração para pegar as peças do tangram correspondentes ao resultado da operação e montar a figura plana solicitada. Os participantes demonstraram satisfação em participar desse jogo, pois apesar da tarefa solicitada parecer simples, para alcançar êxito era necessário refletir e criar estratégia para construir a figura desejada. Advogamos que a experiência vivenciada foi singular pela oportunidade de trabalhar de forma lúdica explorando potencialidades do tangram como um recurso pedagógico diferente dos usuais. Além dessa experiência, tivemos também a oportunidade de apresentá-lo na V Feira de Matemática de Alagoinhas – BA, na qual recebemos a premiação de destaque. Acreditamos que atividades como essas oportunizam diversificar as metodologias de ensino, dinamizando e potencializando a aprendizagem da Matemática.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24893
10.34117/bjdv7n2-353
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24893
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n2-353
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24893/19844
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 2 (2021); 16869-16880
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 2 (2021); 16869-16880
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 2 (2021); 16869-16880
2525-8761
10.34117/bjdv.v7i2
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822183736879349760
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv7n2-353