Modelos 3DR: possiblidade de ensino ajustado à realidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Welson Barbosa
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Castejon, Mariângela, Xavier, Márcia Nunes dos Reis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/60474
Resumo: Este artigo, que tem um relato de experiência como referência, busca sinalizar caminhos possíveis de uma educação campesina que tenha sentido a quem aprende, a partir das vivências de estudantes do Curso de Licenciatura em Educação do Campo – LedoC. Partimos dos fundamentos que sinalizam e confirmam falhas do ensino no campo das Ciências da Natureza. Diante dessas limitações, consideramos práticas tanto a produção quanto o uso de modelos 3DR, os quais são recursos que podem contribuir na melhora dessa realidade. Como prática, apostamos que a produção de modelos pode potencializar e auxiliar o ensino e a aprendizagem nas Ciências da Natureza, mais especificamente, no ensino de Biologia. Trata-se de práticas que permitem entendimentos de processos cotidianos, questão que pode fazer o diferencial no ensino e aprendizado. Assim, pressupomos que essa busca por caminhos ajustados às necessidades e aos contextos é questão auxiliadora no aprendizado.
id VERACRUZ-0_06934244752b8c64225912b2f277273b
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/60474
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Modelos 3DR: possiblidade de ensino ajustado à realidadeciências da naturezamodelos 3DReducação campesinaEste artigo, que tem um relato de experiência como referência, busca sinalizar caminhos possíveis de uma educação campesina que tenha sentido a quem aprende, a partir das vivências de estudantes do Curso de Licenciatura em Educação do Campo – LedoC. Partimos dos fundamentos que sinalizam e confirmam falhas do ensino no campo das Ciências da Natureza. Diante dessas limitações, consideramos práticas tanto a produção quanto o uso de modelos 3DR, os quais são recursos que podem contribuir na melhora dessa realidade. Como prática, apostamos que a produção de modelos pode potencializar e auxiliar o ensino e a aprendizagem nas Ciências da Natureza, mais especificamente, no ensino de Biologia. Trata-se de práticas que permitem entendimentos de processos cotidianos, questão que pode fazer o diferencial no ensino e aprendizado. Assim, pressupomos que essa busca por caminhos ajustados às necessidades e aos contextos é questão auxiliadora no aprendizado.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-06-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6047410.34117/bjdv9n6-039Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 6 (2023); 19287-19300Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 6 (2023); 19287-19300Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 6 (2023); 19287-193002525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/60474/43710Santos, Welson BarbosaCastejon, MariângelaXavier, Márcia Nunes dos Reisinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-06T17:23:42Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/60474Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:27:02.910483Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelos 3DR: possiblidade de ensino ajustado à realidade
title Modelos 3DR: possiblidade de ensino ajustado à realidade
spellingShingle Modelos 3DR: possiblidade de ensino ajustado à realidade
Santos, Welson Barbosa
ciências da natureza
modelos 3DR
educação campesina
title_short Modelos 3DR: possiblidade de ensino ajustado à realidade
title_full Modelos 3DR: possiblidade de ensino ajustado à realidade
title_fullStr Modelos 3DR: possiblidade de ensino ajustado à realidade
title_full_unstemmed Modelos 3DR: possiblidade de ensino ajustado à realidade
title_sort Modelos 3DR: possiblidade de ensino ajustado à realidade
author Santos, Welson Barbosa
author_facet Santos, Welson Barbosa
Castejon, Mariângela
Xavier, Márcia Nunes dos Reis
author_role author
author2 Castejon, Mariângela
Xavier, Márcia Nunes dos Reis
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Welson Barbosa
Castejon, Mariângela
Xavier, Márcia Nunes dos Reis
dc.subject.por.fl_str_mv ciências da natureza
modelos 3DR
educação campesina
topic ciências da natureza
modelos 3DR
educação campesina
description Este artigo, que tem um relato de experiência como referência, busca sinalizar caminhos possíveis de uma educação campesina que tenha sentido a quem aprende, a partir das vivências de estudantes do Curso de Licenciatura em Educação do Campo – LedoC. Partimos dos fundamentos que sinalizam e confirmam falhas do ensino no campo das Ciências da Natureza. Diante dessas limitações, consideramos práticas tanto a produção quanto o uso de modelos 3DR, os quais são recursos que podem contribuir na melhora dessa realidade. Como prática, apostamos que a produção de modelos pode potencializar e auxiliar o ensino e a aprendizagem nas Ciências da Natureza, mais especificamente, no ensino de Biologia. Trata-se de práticas que permitem entendimentos de processos cotidianos, questão que pode fazer o diferencial no ensino e aprendizado. Assim, pressupomos que essa busca por caminhos ajustados às necessidades e aos contextos é questão auxiliadora no aprendizado.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/60474
10.34117/bjdv9n6-039
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/60474
identifier_str_mv 10.34117/bjdv9n6-039
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/60474/43710
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 6 (2023); 19287-19300
Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 6 (2023); 19287-19300
Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 6 (2023); 19287-19300
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645634464382976