Modelos 3DR: possiblidade de ensino ajustado à realidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/60474 |
Resumo: | Este artigo, que tem um relato de experiência como referência, busca sinalizar caminhos possíveis de uma educação campesina que tenha sentido a quem aprende, a partir das vivências de estudantes do Curso de Licenciatura em Educação do Campo – LedoC. Partimos dos fundamentos que sinalizam e confirmam falhas do ensino no campo das Ciências da Natureza. Diante dessas limitações, consideramos práticas tanto a produção quanto o uso de modelos 3DR, os quais são recursos que podem contribuir na melhora dessa realidade. Como prática, apostamos que a produção de modelos pode potencializar e auxiliar o ensino e a aprendizagem nas Ciências da Natureza, mais especificamente, no ensino de Biologia. Trata-se de práticas que permitem entendimentos de processos cotidianos, questão que pode fazer o diferencial no ensino e aprendizado. Assim, pressupomos que essa busca por caminhos ajustados às necessidades e aos contextos é questão auxiliadora no aprendizado. |
id |
VERACRUZ-0_06934244752b8c64225912b2f277273b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/60474 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Modelos 3DR: possiblidade de ensino ajustado à realidadeciências da naturezamodelos 3DReducação campesinaEste artigo, que tem um relato de experiência como referência, busca sinalizar caminhos possíveis de uma educação campesina que tenha sentido a quem aprende, a partir das vivências de estudantes do Curso de Licenciatura em Educação do Campo – LedoC. Partimos dos fundamentos que sinalizam e confirmam falhas do ensino no campo das Ciências da Natureza. Diante dessas limitações, consideramos práticas tanto a produção quanto o uso de modelos 3DR, os quais são recursos que podem contribuir na melhora dessa realidade. Como prática, apostamos que a produção de modelos pode potencializar e auxiliar o ensino e a aprendizagem nas Ciências da Natureza, mais especificamente, no ensino de Biologia. Trata-se de práticas que permitem entendimentos de processos cotidianos, questão que pode fazer o diferencial no ensino e aprendizado. Assim, pressupomos que essa busca por caminhos ajustados às necessidades e aos contextos é questão auxiliadora no aprendizado.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-06-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6047410.34117/bjdv9n6-039Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 6 (2023); 19287-19300Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 6 (2023); 19287-19300Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 6 (2023); 19287-193002525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/60474/43710Santos, Welson BarbosaCastejon, MariângelaXavier, Márcia Nunes dos Reisinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-06T17:23:42Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/60474Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:27:02.910483Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Modelos 3DR: possiblidade de ensino ajustado à realidade |
title |
Modelos 3DR: possiblidade de ensino ajustado à realidade |
spellingShingle |
Modelos 3DR: possiblidade de ensino ajustado à realidade Santos, Welson Barbosa ciências da natureza modelos 3DR educação campesina |
title_short |
Modelos 3DR: possiblidade de ensino ajustado à realidade |
title_full |
Modelos 3DR: possiblidade de ensino ajustado à realidade |
title_fullStr |
Modelos 3DR: possiblidade de ensino ajustado à realidade |
title_full_unstemmed |
Modelos 3DR: possiblidade de ensino ajustado à realidade |
title_sort |
Modelos 3DR: possiblidade de ensino ajustado à realidade |
author |
Santos, Welson Barbosa |
author_facet |
Santos, Welson Barbosa Castejon, Mariângela Xavier, Márcia Nunes dos Reis |
author_role |
author |
author2 |
Castejon, Mariângela Xavier, Márcia Nunes dos Reis |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Welson Barbosa Castejon, Mariângela Xavier, Márcia Nunes dos Reis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ciências da natureza modelos 3DR educação campesina |
topic |
ciências da natureza modelos 3DR educação campesina |
description |
Este artigo, que tem um relato de experiência como referência, busca sinalizar caminhos possíveis de uma educação campesina que tenha sentido a quem aprende, a partir das vivências de estudantes do Curso de Licenciatura em Educação do Campo – LedoC. Partimos dos fundamentos que sinalizam e confirmam falhas do ensino no campo das Ciências da Natureza. Diante dessas limitações, consideramos práticas tanto a produção quanto o uso de modelos 3DR, os quais são recursos que podem contribuir na melhora dessa realidade. Como prática, apostamos que a produção de modelos pode potencializar e auxiliar o ensino e a aprendizagem nas Ciências da Natureza, mais especificamente, no ensino de Biologia. Trata-se de práticas que permitem entendimentos de processos cotidianos, questão que pode fazer o diferencial no ensino e aprendizado. Assim, pressupomos que essa busca por caminhos ajustados às necessidades e aos contextos é questão auxiliadora no aprendizado. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/60474 10.34117/bjdv9n6-039 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/60474 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv9n6-039 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/60474/43710 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 6 (2023); 19287-19300 Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 6 (2023); 19287-19300 Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 6 (2023); 19287-19300 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645634464382976 |