Plantas Medicinais e Saberes Populares na Educação Ambiental em uma Escola municipal de Parintins-AM / Medicinal Plants and Popular Knowledge in Environmental Education in a Municipal School of Parintins-AM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Silvia Pantoja de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Souza, Rafaella Bruno Antunes de, Martins, Gleice Franco, Eakafaz, Carla Cristiane de Souza, Cunha, Ana Cristina Mota da Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26435
Resumo: A utilização das plantas medicinais na escola é um tema transversal e interdisciplinar que rompe com a realidade linear dos conteúdos escolares determinados, buscando assim considerar os saberes empíricos que os alunos trazem do seu convívio familiar. Nesse sentido, esta produção tem por objetivo refletir sobre a utilização das plantas medicinais como estratégia para resgatar os saberes populares a partir da educação ambiental em uma escola Municipal de Parintins/AM. Trazemos uma pesquisa de abordagem qualitativa com a coleta de dados através da observação participante. O local da pesquisa é uma escola da rede Municipal da Cidade de Parintins/AM e os sujeitos são 54 alunos das séries de 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental I. Nos resultados apontamos as observações que dão ênfase na participação dos sujeitos, na construção de um conhecimento significativo e dinâmico que envolve as questões cotidianas. O fato de cultivarem na escola e pesquisarem a utilização das plantas medicinais desencadeou uma compreensão mais ampla sobre a cultura e o meio ambiente, onde a escola está posta, pois a alternativa terapêutica com as ervas medicinais, ainda é muito presente na comunidade local e a sua exploração implicou na curiosidade dos estudantes, ocasionando um diálogo entre o saber popular e o conhecimento científico. Portanto, buscar resgatar os sabres populares a partir de uma temática ligada ao cotidiano dos estudantes, implica em uma prática docente que considera as questões socioculturais da localidade em uma perspectiva reflexiva, coletiva e crítica.
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