A lei 11.645/08 e o livro didático “História, Sociedade e Cidadania” / Law 11.645/08 and the didactic book "History, Society and Citizenship"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castanheira, Cássio Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41187
Resumo: Este trabalho propõe identificar e significar a temática da história e cultura africana, afro-brasileira e indígena conforme a lei 11.645/08 no livro didático de História do sexto ano das últimas séries do ensino fundamental, tendo como referência a fundamentação teórica e metodológica da Análise de Discurso. O livro que é corpus desta analise pertence a coleção didática “Historia, Sociedade e Cidadania” cujo autor é o professor Doutor Alfredo Boulos Junior e a editora é a F.T.D. Este livro foi referendado no Programa Nacional do Livro Didático – PNLD e escolhido como suporte pedagógico pelos professores das Escolas Estaduais de Bom Sucesso, MG. Verificamos que este livro tem como proposta um discurso sobre o universal a partir de uma construção eurocêntrica no qual se dedicou apenas vinte e três por cento das páginas para temática africana, afro-brasileira e indígena. Percebemos que esta tentativa de narrar a trajetória dos povos africanos e indígenas em tão poucas páginas foi uma tarefa que se cumpriu com muitas generalizações e imprecisões, negros e índios foram transformados em sujeitos figurantes que passaram quase despercebidos pela cena histórica. O autor optou por uma narrativa tradicional com orientação positivista utilizando uma linha de tempo linear que divide a história em etapas. Acreditamos que não é possível compreender estes povos neste discurso e com esta perspectiva temporal. Conforme Eni Orlandi, (2003), o discurso é um processo continuo que não se esgota em uma situação particular, várias falas foram ditas antes e outras são ditas depois, o que temos são “partes” estados do processo discursivo. A história da África e das nações indígenas foi silenciada de várias maneiras que acabou nos levando a buscar os sentidos deste silencio. 
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